book_icon

Dahua adota IA para impulsionar a segurança no local de trabalho em ambientes industriais

Em busca de aumentar a segurança nas indústrias, solução permite monitoramento em tempo real e detecta situações de risco

Dahua adota IA para impulsionar a segurança no local de trabalho em ambientes industriais

A Dahua Technology, especialista em soluções de AIoT inteligentes e segurança eletrônica, por meio da IA estabeleceu um sistema robusto que monitora constantemente os equipamentos da fábrica e segurança dos colaboradores para garantir um local de produção mais eficiente e ordenado.

Os trabalhadores da indústria energética tradicional, como mineração de carvão, produção de ferro, aço, entre outros, estão diariamente expostos a riscos no trabalho, visto que os equipamentos e maquinarias são suscetíveis a mau funcionamento se não forem monitorados adequadamente. Por isso, diante dos ricos na indústria é importante que as empresas se certifiquem de que seus funcionários estejam seguros em suas instalações e que todos os equipamentos sejam bem mantidos. Principais funções do sistema:

O sistema detecta o uso adequado de equipamentos de segurança, como por exemplo, capacete, máscara e uniforme de trabalho nas áreas de produção  

Detecção Inteligente de uniformes e engrenagens de segurança no trabalho
O sistema detecta o uso adequado de equipamentos de segurança, como por exemplo, capacete, máscara e uniforme de trabalho nas áreas de produção. A solução atua diretamente na prevenção de riscos e quando as regras são violadas um alarme será acionado e uma notificação será enviada a equipe de segurança.

 Siderúrgica: A solução detecta o uso de máscara e roupa contra incêndio em áreas críticas com temperaturas elevadas, além de fornecer detecção de segurança de ferramentas especiais e detectores de gás em espaços fechados.

Usina elétrica: A solução oferece um gerenciamento inteligente de ciclo fechado que abrange monitoramento em tempo real, detecção de violação, captura e relatório. O sistema ainda reforça o alerta precoce de riscos de segurança para garantir a proteção de cada indivíduo.

 Oficina de cabos óticos: O sistema envia em tempo real alerta prévio para o uso inadequado do uniforme de trabalho, operação perigosa de bobinas de cabos e distância de operação insegura, com intuito de proteger e evitar acidentes dos operadores da linha de produção.

Monitoramento de equipamentos de produção
Na indústria pesada tradicional, a segurança do equipamento é imprescindível para garantir uma produção eficiente e segura na fábrica. Por meio da Transformação Digital, equipamentos e soluções inteligentes podem monitorar simultaneamente a segurança dos equipamentos de produção para garantir uma operação segura e ordenada.

 Mina de Carvão: A solução permite a supervisão visual de todo o processo no sistema logístico principal. Ao mesmo tempo, ela pode analisar com inteligência o status da operação da correia e o status do fluxo de carvão na usina. É enviado um aviso antecipado em caso de qualquer mau funcionamento da correia, como desvio, parada repentina, sobrecarga de carvão, itens anormais etc., o que ajuda o pessoal de segurança a localizar rapidamente o risco e agir a tempo.

 Subestação de energia: Várias câmeras HD, robôs de patrulha, sonar e outros dispositivos inteligentes são usados para coletar dados de áudio e vídeo no site. O reconhecimento inteligente e o alerta prévio do status do equipamento são gerados através de tecnologias de monitoramento de temperatura visual, auditivo e de imagem térmica baseadas em IA. A integração e a ligação de sistemas primários e secundários realiza patrulhas tridimensionais não tripuladas, bem como a operação remota de equipamentos e instalações. Ela fornece a base para a tomada de decisões, permite a operação e manutenção conveniente do equipamento, acelera a resposta a emergências e garante a segurança de cada equipamento.

Gestão da planta e ambiente de produção Segurança
A solução utiliza tecnologias digitais para coletar informações sobre cenários de produção, pessoal, veículos e objetos, a fim de obter controle em tempo real do monitoramento de todos os ambientes, possibilitando alerta prévio inteligente, controle automático do sistema, entre outros.

Armazém: Um dispositivo inteligente detecta a temperatura ambiente em tempo real, e envia um alarme quando é detectada fumaça ou temperatura anormal. O sistema exibe o local do alarme na plataforma para auxiliar os socorristas, o que ajuda a prevenir incêndios em um estágio inicial.

 Empresa química: A solução oferece uma visão panorâmica de realidade aumentada (AR) que é a integração de elementos virtuais com um ambiente real, através da tecnologia de edição de vídeos (video splicing technology). Além disso, oferece controle global completo das zonas de equipamentos em pontos altos, “mapa eletrônico” online dinâmico e evita que pessoas e veículos entrem em áreas restritas, por intermédio da tecnologia inteligente Tripwire. Com o uso das etiquetas AR e tecnologia IoT, os vídeos e etiquetas de Dados IoT da cena podem ser sobrepostos e exibidos na tela, conseguindo uma visualização detalhada da imagem, aprimoramento da eficiência do gerenciamento e maior proteção para segurança no ambiente de trabalho das fábricas de produtos químicos.

Portanto, a segurança sempre será tema central em todos os campos da produção e em busca de proporcionar operações mais seguras, com a ajuda da Inteligência Artificial, a Dahua tem experiência em vários cenários das indústrias de energia, manufatura e outras, a fim de criar um sistema mais eficiente e inteligente de operação, manutenção de equipamentos, gerenciamento da operação dos colaboradores e um local de trabalho de produção mais sustentável para todos.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.