Empresas de todos os tipos estão considerando ou usando redes definidas por software (SD) para melhorar suas operações e competitividade, de acordo com um novo relatório do Information Services Group (ISG), empresa global de pesquisa e consultoria em tecnologia, publicado nesta sexta-feira (21/10).
O relatório 2022 ISG Provider Lens Network – Software Defined Solutions and Services Archetype conclui que organizações em todo o mundo veem valor na rede SD para aumentar a flexibilidade, simplificar o gerenciamento de rede e apoiar o trabalho remoto e a continuidade dos negócios. A rede SD está crescendo de mãos dadas com o aumento do uso da Nuvem e da Transformação Digital dos negócios, à medida que as empresas buscam atender melhor os clientes e se adaptar às novas condições de negócios.
“A transição para a rede SD envolve não apenas novas tecnologias, mas também novos processos e práticas de gerenciamento”, disse Dieter Thompson, presidente do ISG Global Network Services. “Os principais provedores de serviços podem ajudar as empresas a avançar oferecendo diferentes combinações de serviços para os principais tipos de clientes do mercado”, comentou.
Mudanças recentes nos requisitos de negócios e a evolução geral da TI estão aumentando a adoção de várias tecnologias e serviços nessa área, incluindo rede de área ampla SD (SD-WAN), SASE (Secure Access Service Edge), serviços de transformação e dispositivos de Borda e redes, diz o relatório. Vários tipos de empresas estão focados em melhorar a integração, orquestração e gerenciamento de suas redes por meio de controle e automação baseados em Nuvem.
A rede SD suporta migrações de Nuvem e Multinuvem, reduzindo a complexidade e o risco, diz o ISG. A melhor flexibilidade de rede também permite o provisionamento rápido (geralmente automático) de novos serviços aos clientes, configuração rápida de pontos de acesso e implementação de inovações usando IA, aprendizado de máquina, Computação de Borda e outras tecnologias. À medida que a segurança da rede se torna mais crítica em meio a ameaças crescentes, a rede SD está abrindo caminho para a implantação de soluções SASE de ponta a ponta em redes integradas inteiras.
Dependendo do quanto eles avançaram na rede SD e do quanto estão abertos a mudanças, as empresas podem estar buscando gerenciamento de rede unificado, segurança de ponta a ponta, economia de custos e transformação rápida ou mais gradual.
O relatório do ISG examina quatro tipos diferentes de clientes, ou arquétipos, que procuram tecnologias e serviços de rede SD. O relatório avalia os recursos de 34 provedores de rede SD para fornecer serviços aos quatro arquétipos:
Abraçadores de disrupção: esses clientes são empresas de pequeno e médio porte com implantações de SD-WAN e aplicativos baseados em várias nuvens. Eles estão satisfeitos com as melhores soluções em áreas específicas, mas desejam uma orquestração forte e monitoramento e gerenciamento de painel único. Esses clientes podem adotar rapidamente soluções disruptivas e buscam fornecedores com soluções inovadoras.
Adeptos avançados de Edge e SASE: são empresas de médio a grande porte que já consomem serviços gerenciados e podem terceirizar completamente seus serviços. Eles têm roteiros de transformação e estão sob pressão para acelerá-los e precisam de uma rede transacional totalmente segura. Essas organizações estão considerando o SASE para pilotos de curto prazo ou implantações completas e estão procurando fornecedores com habilidades de consultoria e assessoria.
Adeptos agressivos: essas empresas de médio a grande porte evoluíram de uma infraestrutura em silos e estão migrando de serviços de operadora centrados em MPLS para soluções de rede SD. Eles normalmente têm um forte portfólio de aplicativos modernos e um roteiro para transformação. Esses clientes estão procurando uma solução que reduza os custos ao mesmo tempo em que atinge as metas de negócios. Eles querem fornecedores que possam avaliar seu ambiente e oferecer consultoria sobre transformação e integração de Borda.
Transformadores moderados: essas grandes empresas estão no processo de transformar as redes em uma função que permite a diferenciação e o desempenho dos negócios, ao mesmo tempo em que reduz os custos. A maioria já usa redes SD ou está prestes a adotá-las. Eles buscam soluções que possam operar por conta própria ou em um modelo cogerenciado com um provedor e provavelmente lançarão projetos-piloto um departamento por vez para justificar o custo.
Serviço
www.isg-one.com
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo