book_icon

Lenovo apresenta inovações para o mundo digital

Colaboração, trabalho híbrido, inovações, sustentabilidade e Metaverso são alguns dos temas abordados no Tech World 22, evento anual da fabricante

Lenovo apresenta inovações para o mundo digital

Durante o Tech World 22, evento global da Lenovo, a companhia apresentou como já atua e o que planeja para a evolução da colaboração entre usuários, espaços e dispositivos. Seu propósito, entre outros é abrir infinitas possibilidades em aplicativos entre o mundo real e o digital e estabelecer a meta de emissões de poluentes em zero. O acontecimento coincide com a celebração do Think30: três décadas de “estilo e inovação” de engenharia do ThinkPad e ThinkSystem. Com base nesse legado, a empresa apresentou o mais amplo aprimoramento de portfólio corporativo em sua história, projetado para acelerar a modernização global de TI com as novas soluções Lenovo Infrastructure V3.

Com o astronômico volume de Dados gerado, a fabricante mostrou como suas inovações, alimentadas por Inteligência Artificial associada à Computação de Borda, viabilizam um processamento mais rápido na origem. “A tecnologia está transformando nosso espaço de trabalho e de vida em uma mistura de mundos virtuais e físicos, graças ao poder da nova infraestrutura de TI, que é predominante, esperada e disponível sob demanda”, afirma Yuanqing Yang, presidente e CEO da Lenovo.

A “Nova TI” fornecerá soluções que impulsionam uma maior digitalização global em todas as indústrias

O poder da inovação, de acordo com o executivo, não se limita a digitalizar e a tornar as indústrias mais inteligentes, mas também ajuda a resolver muitos dos desafios atuais da humanidade. “A Lenovo está dobrando o investimento em pesquisa e desenvolvimento para aplicar a tecnologia mais inteligente e impulsionar um mundo em rápida evolução.”

No tocante a inovações tecnológicas, foram apresentados estudos de viabilidade de telas roláveis para smartphones e laptops, que podem oferecer produtividade, entretenimento e conectividade em uma tela maior, ajustável e dinâmica. Em conjunto com a Motorola, introduziu testes de viabilidade roll-on, inaugurando uma nova era em potencial, onde esse formato exclusivo permite mais conteúdo e tem potencial para aprimorar trabalho e vida híbridas.

Projetados para expandir multitarefa, navegação e uso móvel, esses dispositivos roláveis são compactos, mas não prejudicam o tamanho da tela, permitindo um ajuste dinâmico do conteúdo da tela à medida que ela rola para dentro do equipamento. Assim, as empresas esperam solucionar e melhorar determinadas questões do trabalho híbrido. Já o aplicativo Freestyle permite controle e colaboração universal entre um tablet e um PC. Com ele, os usuários podem emparelhar e transformar seu equipamento móvel em uma segunda tela, expandindo o espaço da área de trabalho ou uma tela sensível ao toque sem fio para o laptop.

Processamento e gerenciamento
A fabricante apresentou a série de servidores ThinkEdge, incluindo SE350 e SE450, para explicar como funcionam em condições extremas, com GPUs de alto desempenho para suportar IA de alta intensidade.

A Lenovo também lançou a XClarity, plataforma unificada de gerenciamento de software em Nuvem aberta que simplifica o processo de orquestração, implementação, automação, medição e suporte de TI da Borda à Nuvem. A empresa também apresentou a Edge Cloud, plataforma que permite vários aplicativos em verticais do setor, bem como sua solução Hybrid Cloud, que abrange todo o ciclo de vida desde a criação, migração, uso e gerenciamento da Nuvem híbrida.

Conceito futuro
Na ocasião, a Lenovo apresentou a Cyber Spaces, uma solução holográfica física e interativa para comunicação por Telepresença imersiva e trabalho em equipe, que reproduz uma experiência face a face.

Outra solução apresentada é a Remote Work Enablement, que fornece hardware, software e serviços de primeira linha diretamente ao usuário final e permite que os funcionários remotos sejam configurados rapidamente.

Otimizações remotas
 O Production Decision Engine utiliza IA e Big Data para tratar entraves da digitalização. O seu “Fornecedor 360” identifica, analisa e atenua os riscos da cadeia de suprimentos para ajudar a planejar as diversas possibilidades que surgem.

Smart Services é outra solução tratada durante o Tech World 22. Sua função é antecipar as necessidades de reparo e otimizar a rede de peças, engenheiros de manutenção e suporte logístico. Em seu evento global, a Lenovo também demonstrou como sua solução Virtual Classroom oferece professores virtuais aos alunos, com questionários e recomendações personalizados. A solução de colaboração de vídeo, conecta remotamente os funcionários da linha de frente com especialistas para realizar trabalhos de reparo por meio de marcações em tempo real.

A Lenovo e a VMware anunciaram, também, um Memorando de Entendimento (MOU) para a instalação de laboratórios conjuntos de inovação em Cloud e Edge. A proposta é desenvolver soluções de co-engenharia, IA e múltiplas Nuvens que ajudarão a acelerar a transformação dos negócios em Manufatura e Varejo.

Emissões zero em 2050
No Tech World 22, seu principal evento, a Lenovo afirma que está alinhando suas metas de redução de emissões, com a iniciativa Science Based Targets em curto e longo prazos e, assim, contribuir para com os objetivos do Acordo de Paris. Ainda em setembro, a companhia anunciou que até 2030, se compromete a reduzir as emissões diretas dos escopos um e dois (emissões relacionadas a operações, incluindo energia comprada para eletricidade, calor, vapor e refrigeração) em 50% e reduzir em 25% a intensidade das emissões do escopo três em toda a sua cadeia de valor, que inclui o uso de produtos vendidos para notebooks, desktops e servidores; bens e serviços adquiridos e, transporte a montante. A empresa também está identificando o que será necessário para atingir emissões líquidas zero até 2050.

A Lenovo também apresentou os resultados de seu estudo global de pesquisa multissetorial com 500 diretores de tecnologia – CTOs. O estudo revelou as opiniões dos CTOs sobre como a TI tradicional continuará a evoluir para uma arquitetura de “Nova TI” na qual os dispositivos do cliente, Computação de Borda, Computação em Nuvem, rede e IA trabalham juntos para abordar pontos problemáticos comuns e fornecer soluções que impulsionam uma maior digitalização global em todas as indústrias.

Metaverso
No evento, o CTO da Lenovo, Yong Rui, explicou como a fabricante desenvolverá soluções no Metaverso para impulsionar a transformação inteligente. Ele destacou como a tecnologia e as inovações da companhia em dispositivos, servidores, software e soluções conectarão os mundos virtual e físico.

Durante a abertura do Tech World 22, os executivos do Grupo Lenovo, Luca Rossi, Kirk Skaugen, Ken Wong e Claudia Contreras, além de presidentes de empresas parceiras estiveram ao lado do presidente e CEO da Lenovo, Yuanqing Yang, para os anúncios.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.