book_icon

Lenovo comemora 30 anos da Linha Think com parceiros e clientes

Na abertura do evento, João Bortone, presidente e gerente-geral da Lenovo ISG na América Latina, agradeceu as pessoas que construíram a empresa

Lenovo comemora 30 anos da Linha Think com parceiros e clientes

A Lenovo reuniu na quinta-feira (13/10), em São Paulo, seus parceiros de negócios e clientes para comemorar os 30 anos da Linha Think – ThinkPad, de notebooks, e ThinkSystem, de servidores. Na abertura do evento, João Bortone, presidente e gerente-geral da Lenovo ISG na América Latina, que assumiu o cargo recentemente, agradeceu as pessoas que construíram a empresa. “Falando dos 30 anos das linha ThinkPad e ThinkSystem, no fundo, não foram os produtos que fizeram a Lenovo, mas todas as pessoas que trabalharam e trabalham na empresa. Hoje, esses produtos são sinônimo de qualidade, são os que menos apresentam falhas, segundo testes independentes”, afirmou o executivo. “Hoje, no Brasil, temos duas fábricas, uma onde são produzidos nossos servidores e PCs, e outra que é da Motorola, que faz parte do Grupo Lenovo. Temos uma terceira fábrica no México e um dos melhores sistema de supply chain do mundo para trazer os produtos mais rápido e com melhor qualidade”, observou.

Já Leandro Lofrano (foto), diretor de Produtos da Lenovo, contou um pouco da história da companhia e como ela vem evoluindo ao longo dos anos. “A Lenovo está em mais de 180 mercados no mundo, possui mais de 75 mil funcionários, dos quais cerca de 15 mil dedicados a área de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). O objetivo é levar para os consumidores o que há de melhor em inovação e o que irá impactar suas vidas. Este ano, os investimentos em P&D devem chegar a US$ 2 bilhões e queremos aumentar os investimentos nos próximos três anos. Por isso somos o maior fabricante de PCs do mundo desde 2013”, afirmou.

Segundo o executivo, a Lenovo nasceu em 1984, na China, com apenas 11 funcionários. A empresa se expandiu e 20 anos depois decidiu se internacionalizar e adquiriu a divisão de PCs da IBM em 2005. Adquiriu a Motorola em 2014, passando a oferecer um portfólio completo, com soluções do bolso até a Nuvem.

Para Lofrano, três produtos recentes exemplificam o posicionamento da Lenovo no mercado – sustentabilidade, conectividade e inovação. “O ThinkPad Serie Z, modelos Z13 e Z16, foi desenvolvido com a AMD, com os processadores Ryzem Serie 6000 de alta performance. Mas o grande foco está na sustentabilidade: a máquina conta com 75% de alumínio reciclado, revestido com couro sintético (vegano) e acabamento em bronze. A sua embalagem é feita em material biodegradável, com fibra de bambu e cana de açúcar”, contou.

Do ponto de vista de conectividade, a Lenovo trabalhou com a Qualcomm para criar o Thinkpad X13s. “O grande diferencial deste produto é trazer a experiência do smartphone para a confiabilidade do ThinkPad. Os usuários sofreram muito ao longo do tempo com a bateria dos computadores e o fato de não estar sempre conectado. Esta máquina está sempre ligada e conectada em rede 5G ou Wi-Fi. A autonomia da bateria chega a 27 horas em funcionamento, com a tela ligada”, afirmou.

Por fim, o produto mais inovador da Lenovo até hoje, feito em parceria com a Intel, é o ThinkPad X1 Fold, o primeiro notebook dobrável do mundo. “A primeira versão foi lançada em janeiro de 2020 na CES. Hoje temos uma evolução daquele produto, inclusive para o mercado brasileiro, com evolução na tecnologia e na dobradiça da tela”, contou Lofrano. “O diferencial deste produto é o modo de uso livre para os usuários. A tela tem 16,3 polegadas, dobrada fica em 12 polegadas. O equipamento pode ser usado como um livro dobrado, como um tablet quando totalmente aberto, e com um teclado Bluetooth se tem a experiência de um notebook. Ele também não deixa a performance de lado, usa processadores até Intel Core i7, 32 GB de memória, 1 TB de armazenamento SSD e um Windows específico para trabalhar com a tela dobrada, um desenvolvimento conjunto com a Microsoft”, finalizou.

Evolução no Data Center

Por fim, Joaquim Merino, líder de HPC para América Latina da Lenovo ISG, falou sobre as novidades da linha ThinkSystem. “Temos hoje o portfólio mais importante da história da Lenovo. Nosso novo portfólio Lenovo Infrastructure Solutions V3 abrange servidores e armazenamento ThinkSystem, ThingAgile e ThinkEdge, otimizados para cargas de trabalho críticas, da Borda à Nuvem e do Analytics à IA. Também estão disponíveis via TruScale Infrastructure as a Service, tudo isso integrado”, salientou.

Com suporte da próxima geração de processadores AMD EPYC, Intel Xeon escaláveis ​​e baseados em ARM, bem como GPUs AMD Instinct e Nvidia e software Nvidia AI Enterprise, os clientes da Lenovo podem executar computação de alto desempenho, IA e cargas de trabalho de negócios de missão crítica em ambientes de computação Multinuvem híbridos.

Para simplificar o gerenciamento da Borda à Nuvem e fornecer maior agilidade, a Lenovo também desenvolveu o XClarity One, uma plataforma de gerenciamento de software em Nuvem aberta pioneira do setor, que combina TruScale Infrastructure-as-a-Service (IaaS), Management-as-a-Service e Análises de suporte mais inteligentes em um portal de cliente unificado.

Segundo a Lenovo, as infraestruturas de TI modernas devem ser reforçadas contra ameaças de segurança cada vez mais sofisticadas e oferecer suporte aos mais altos níveis de continuidade de negócios. O Lenovo Infrastructure Solutions V3 inclui recursos avançados de ThinkShield Security, disponíveis com os recursos de segurança de infraestrutura para maior resiliência de TI. O Modular Root of Trust da Lenovo ajuda a proteger, detectar e se recuperar de ataques cibernéticos e comprometimentos digitais com detecção de adulteração e monitoramento reforçados incorporados ao design do chip, enquanto o Lenovo System Guardgarante maior segurança entre fabricação, entrega e implementação com monitoramento avançado de hardware. A mitigação de adulteração da cadeia de suprimentos da Lenovo também é compatível com os padrões de segurança mais rigorosos do setor.

Por fim, a quinta geração da tecnologia Lenovo Neptune Direct Water-Cooling estende a eficiência do Data Center para uma gama mais ampla de servidores, reciclando ciclos de água quente para resfriar sistemas e permitindo que os clientes reduzam o consumo de energia em até 40%.

Novos anúncios

No dia 18 de outubro, a Lenovo realizará seu evento anual de inovação global, Tech World, e deverá apresentar novidades. O evento virtual irá explorar o que vem a seguir em nosso mundo, desde a evolução da colaboração física e virtual entre usuários, espaços e dispositivos, até como a criação de dados está alimentando a demanda por computação em todos os lugares.

A Tech World contará com uma palestra do presidente e CEO da Lenovo, Yuanqing Yang, que apresentará seus insights sobre as possibilidades que a tecnologia mais inteligente oferece ao nosso mundo em mudança. Os participantes também ouvirão líderes de tecnologia e CEOs globais, que mostrarão a inovação e a parceria da Lenovo em ação.

Serviço
www.lenovo.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.