book_icon

Remessas globais de PCs teve queda recorde no terceiro trimestre, diz Canalys

As remessas totais de desktops e notebooks caíram 18% para 69,4 milhões de unidades, com desaquecimento nos segmentos de consumo e educação

Remessas globais de PCs teve queda recorde no terceiro trimestre, diz Canalys

O mercado global de PCs enfrentou uma queda recorde na demanda no terceiro trimestre de 2022. As remessas totais de desktops e notebooks caíram 18% para 69,4 milhões de unidades, com desaquecimento nos segmentos de consumo e educação, com consumidores e empresas mais cautelosos. Fatores macroeconômicos e setoriais adversos, incluindo alta inflação, taxas de juros crescentes e estoques de canais inchados, prejudicaram o impulso do mercado de PCs e provavelmente persistirão até 2023. As remessas de notebooks sofreram mais, registrando um declínio ano a ano de 19% com 54,7 milhões de unidades vendidas. As remessas de desktops mostraram-se mais robustas devido à menor dependência dos gastos do consumidor, caindo 11% ano a ano para um total de 14,7 milhões de unidades.

Dispositivos mais antigos na base instalada precisarão ser substituídos e espera-se que o mercado veja a recuperação até o segundo semestre de 2023

“Após uma desaceleração na primeira metade do ano, o mercado de PCs registrou um declínio ano a ano recorde”, disse Ishan Dutt, analista sênior da Canalys. “Embora o volume de remessas do terceiro trimestre permaneça comparável aos números pré-pandemia, a rápida deterioração da demanda em todos os segmentos é um sinal preocupante não apenas para os fornecedores, mas também para as partes interessadas em toda a cadeia de suprimentos”, completa.

Segundo o analista, a Intel e a AMD estão enfrentando ventos contrários devido à fraqueza em seus negócios de PCs, e fabricantes menores de componentes de CIs e memórias estão cortando a produção e reduzindo as previsões de lucros. Embora as atividades promocionais dos varejistas tenham ajudado a liquidar alguns estoques antes das festas de fim de ano, o entusiasmo geral por PCs entre os consumidores diminuiu devido ao aumento dos custos de outros bens e serviços.

“De forma alarmante, fornecedores, parceiros de canal e outros players do setor começaram a indicar no terceiro trimestre que as compras comerciais, que permaneceram fortes diante da piora das condições econômicas, ficaram ameaçadas à medida que os orçamentos de TI estavam sendo redefinidos ou reduzidos”, acrescentou Dutt. “As empresas estão exibindo maior cautela ao estender os ciclos de atualização de dispositivos à medida que enfrentam a incerteza atual. Um sinal positivo para o mercado de PCs foi o emprego relativamente robusto e os números de contratação nos principais mercados. No entanto, as indicações de que isso pode reverter diminuirão ainda mais a demanda comercial à medida que a necessidade de novos PCs diminui. O investimento empresarial também enfrenta restrições, pois o custo dos empréstimos deve continuar subindo com aumentos das taxas de juros planejados ao longo dos próximos trimestres. Apesar do ambiente adverso atual, a importância dos PCs para suportar novos estilos de trabalho e metas de Transformação Digital continua alta. Dispositivos mais antigos na base instalada precisarão ser substituídos e espera-se que o mercado veja a recuperação até o segundo semestre de 2023”, previu.

Ranking dos fabricantes

A Lenovo manteve a primeira colocação no mercado global de PCs, mas sofreu uma queda de 16% ano a ano para 16,9 milhões de unidades. Pelo segundo trimestre consecutivo, a HP sofreu o maior declínio entre os cinco principais fornecedores, pois registrou 12,7 milhões de unidades, uma queda de 28% em relação ao ano anterior. Tanto a Lenovo quanto a HP enviaram seus totais mais baixos desde o início da pandemia no primeiro trimestre de 2020.

A Dell, terceira colocada, também registrou um declínio significativo de 21% nas remessas, registrando pouco menos de 12 milhões de unidades. A Apple teve um trimestre melhor do que seus concorrentes, pois atendeu a pedidos do segundo trimestre atrasados ​​devido a interrupções no fornecimento na China e lançou novos Macbooks M2. Ela selou o quarto lugar com 8,0 milhões de unidades, um modesto aumento de 2% em relação ao ano anterior. A Asus completou os cinco primeiros colocados no ranking, com 5,5 milhões de unidades vendidas, uma queda anual de 8%.

Serviço
www.canalys.com

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.