book_icon

Uso de RPA é tendência em desenvolvimento de softwares nas organizações

Testes automatizados podem ajudar as empresas a enfrentarem os desafios da automação, considerando sua complexidade e requisitos de governança e documentação

Uso de RPA é tendência em desenvolvimento de softwares nas organizações

Com a crescente demanda para alcançar iniciativas de Transformação Digital, muitas organizações vêm implementando a automação de processos robóticos (RPA) e testes de aplicativos para maximizar seus resultados em negócios.

Um recente White Paper da IDC, patrocinado pela UiPath, empresa global de automação robótica, acompanha este movimento e explica como o RPA e testes de aplicativos podem trabalhar juntos, em uma combinação muito promissora. “Testes automatizados podem ajudar as empresas a enfrentarem os desafios da automação, considerando sua complexidade e requisitos de governança e documentação. O setor de testes oferece experiência e contexto que o RPA definitivamente pode aproveitar”, resume Edgar Garcia, VP da UiPath para a América Latina.

Os desenvolvedores podem usar o RPA para gerar dados de teste com informações como a ocorrência de falhas em aplicativos que precisam de suporte

O documento do IDC também lista três prioridades para o desenvolvimento de softwares no mundo corporativo global de hoje, pós-pandemia:

Entregas aceleradas

As pressões sobre o tempo necessário ao desenvolvimento de softwares cresceram imensamente. Segundo o White Paper do IDC, 91% das organizações lançaram em 2021 recursos de software com um lead time (a quantidade de tempo despendida entre a solicitação do projeto e sua entrega) de um mês ou até menos, o que significa um aumento substancial de 26% em comparação com o ano anterior.

Inteligência Artificial

Segundo o estudo, 72,5% das empresas aumentaram a adoção de testes avançados e estratégias para o desenvolvimento de software incorporando tecnologias como Inteligência Artificial (IA) e testes automatizados em vez de manuais, cenário para o qual o RPA definitivamente pode contribuir, e muito.

Alinhamento total com as estratégias de negócio + RPA

Quase metade das organizações relatou ter “recursos de software industrializados e integrados com algum alinhamento de negócio”, sinalizando que mudanças de processos dependerão sobretudo do suporte de tecnologias capazes de conversar com o maior número possível de estratégias do plano diretor.

Tendências

Em 2021, cerca de 40% das organizações afirmaram viver uma fase de “reinvenção”, por conta da pandemia e suas diversas consequências, o que gerou oportunidades de crescimento da automação de tarefas repetitivas via o RPA. Em sinergia com este cenário, a estratégia “manter o rumo” não à toa caiu de 29% em 2020 para 15% em 2021.

Assim, ao considerar estas tendências e a relação entre testes de aplicativos e o RPA, o documento do IDC observa que, a partir do uso de testes automatizados, é possível às empresas testar soluções em maior escala e de forma mais rápida e eficiente. Por exemplo: os desenvolvedores podem usar o RPA para gerar dados de teste com informações como a ocorrência de falhas em aplicativos que precisam de suporte. Também há oportunidades à combinação de testes e RPA para automatizar aplicativos tradicionais e softwares de legado, e para a redução de custos de manutenção dos sistemas.

Para Garcia, os testes de aplicativos podem ainda apoiar a criação de uma estrutura capaz de melhorar a qualidade da automação via RPA. “Com base nessas tendências, entendemos que o RPA e os testes desempenham um papel significativo ao permitir que as organizações cumpram efetivamente os cronogramas e deem mais sustentabilidade às suas estratégias de negócios”, completa o executivo.

Serviço
www.uipath.com

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.