book_icon

Gartner: Aruba é líder em SD-WAN pelo quinto ano consecutivo

Rede automatizada de longa distância definida por software da companhia também é a única solução do mercado certificada pelo ICSA Labs

Gartner: Aruba é líder em SD-WAN pelo quinto ano consecutivo

A HPE (Aruba) foi reconhecida como líder em SD-WAN no Quadrante Mágico do Gartner 2022. Este é o quinto ano consecutivo em que a empresa é posicionada nesta avaliação, feito que apenas duas marcas em todo o mundo conseguiram. O relatório completo, em inglês, pode ser acessado no link (https://www.arubanetworks.com/analyst-reports/sd-wan-gartner-magic-quadrant-2022/).

O Gartner avaliou os fornecedores com base em dois critérios principais: integralidade da visão e capacidade de execução. O relatório inclui um resumo de cada fornecedor, bem como uma avaliação dos pontos fortes e pontos de atenção. Também aponta algumas tendências importantes no mercado, incluindo “redes mais autônomas nas quais as tecnologias de Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina podem ser usadas para tomar decisões sem intervenção humana ou com intervenção limitada”.

A instituição prevê que até 2026, 30% das novas aquisições de SD-WAN serão em alguma forma de NaaS

A Aruba conta com centenas de patentes de Inteligência Artificial ao redor do mundo, sendo o único fornecedor de rede que, há 20 anos, modela Dados de Telemetria de mais de um milhão de dispositivos com fio, sem fio e SD-WAN para identificar problemas e fornecer recomendações para os administradores de rede. O relatório do Gartner também observou o crescente interesse em modelos de consumo flexíveis, como NaaS – rede como serviço. A instituição prevê que até 2026, 30% das novas aquisições de SD-WAN serão em alguma forma de NaaS.

“Estamos orgulhosos de oferecer aos clientes uma solução SD-WAN segura que estende uma arquitetura SD-WAN e Secure Access Service Edge – Sase, a todos os usuários de campi e filial”, afirma David Hughes, diretor de Produto e Tecnologia da Aruba. “Acreditamos que ser nomeado líder cinco anos consecutivos confirma que estamos na melhor posição para viabilizar WAN, segurança e transformação de filiais para empresas de todos os tamanhos que buscam capacitar sua força de trabalho híbrida, permitir conectividade da borda à Nuvem segura e otimizar as operações de TI”.

O posicionamento no Gartner foi obtido mesmo antes que a Aruba se tornasse a primeira empresa do mundo a receber a certificação de SD-WAN segura do ICSA Labs, que realizou testes de segurança e funcionalidade.

O Brasil já conta com algumas implementações SD-WAN da empresa, como a realizada no Banco Modal, que teve uma economia de 60% na utilização da banda em alguns aplicativos e usará a rede automatizada como canal de comunicação com a bolsa de valores. A nova rede também aumenta a qualidade da oferta de produtos e serviços bancários, como acesso ao aplicativo, sistemas web e canais de atendimento, otimizando o atendimento ao cliente.

Serviços gerenciados e rede como serviço
O interesse por SD-WAN também se destaca no Brasil na modalidade de serviços gerenciados dentro do programa MSP – Managed Service Provider da Aruba, entregue na forma de NaaS. Um total de 40% das empresas com intenção de adquirir soluções SD-WAN em 2021 tinham interesse em assinar serviços gerenciados para isso, de acordo com o relatório Latin America SD-WAN Survey, produzido pela IDC.

No caso dos participantes do estudo que atuam no comércio na América Latina, 100% deles estavam interessados em serviços gerenciados, o número de maior destaque do estudo, contra 65,9% do setor de serviços; 40%, serviços públicos; 35%, finanças; 34,8%, indústria; e 20%, governo. E de acordo com o relatório “Latin America SD-WAN Market Sizing and Forecast 1H2021”, até 2025 a receita dos fornecedores de produtos SD-WAN (hardware e software) no Brasil deve chegar a US$ 119 milhões, com a Aruba se mantendo como um importante player desse mercado.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.