book_icon

Provedoras de Pequeno Porte movimentam mercado de internet no País

Celebrada no dia 5 de outubro, data traz visibilidade ao setor de pequenos negócios; no ramo da banda larga fixa, PPPs já dominam quase metade do mercado nacional

Provedoras de Pequeno Porte movimentam mercado de internet no País

(Imagem: Freepik)

Comemorado anualmente no País em 5 de outubro, o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa (MPE) foi instituído com intuito de celebrar e valorizar esse setor que, segundo o estudo “Atlas dos Pequenos Negócios”, desenvolvido pelo Sebrae, é responsável pela geração de uma renda mensal de R$ 35 bilhões para os empreendedores. O que corresponde a um montante anual de, aproximadamente, R$ 420 bilhões.

Ainda de acordo com o levantamento do Sebrae, divulgado no último mês de julho, o Brasil conta com cerca de 6,6 milhões de MPE ativas, incluindo Microempreendedores Individuais (MEI), Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP). Reunindo todo esse universo de pequenos negócios, estima-se que existam 15,3 milhões de empreendedores no país, dentre os quais 11,5 milhões têm a sua atividade empresarial como única fonte de renda.

As PPPs atendem de forma mais regionalizada e têm autorização para se utilizarem de estruturas já existentes, dispensando a necessidade de instalação de novas antenas para o fornecimento de conexão à internet  

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), coletados pelo Ministério da Economia e também analisados pelo Sebrae, revelam ainda que, no primeiro semestre de 2022, as MPE foram responsáveis pela geração de 961,9 mil postos de trabalho: o equivalente a 72,1% do total de vagas de emprego formais criadas no país durante o período.

Em meio a esse contexto de franca expansão do potencial econômico dos pequenos negócios, o setor de telecomunicações tem assistido ao avanço significativo da participação das chamadas Provedoras de Pequeno Porte (PPPs) no mercado de distribuição de Internet no Brasil. De acordo com Dados compilados pela consultoria Teleco, juntas as PPPs já detêm 47,5% de todo o mercado de internet fixa no País. A porcentagem é o dobro do que essas empresas possuíam há cerca de quatro anos e supera a participação das três maiores operadoras do País somadas.

Ao contrário dos ISPs (Internet Service Providers, ou Provedores de Serviços de Internet), que detêm as maiores estruturas de rede, além de capital suficiente para investir em novas tecnologias de implementação e distribuição de internet, as PPPs atendem de forma mais regionalizada e têm autorização para se utilizarem de estruturas já existentes, dispensando a necessidade de instalação de novas antenas para o fornecimento de conexão à internet.

Segundo com a conceituação definida pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em 2018, podem ser classificadas como PPPs empresas com até 5% de participação no mercado nacional. Segundo explica Alexandre Nogueira, gerente de Vendas da Mercusys, uma das principais fabricantes mundiais de dispositivos de rede: “As PPPs são, em sua maioria, companhias de caráter regional, que se fazem presentes em áreas mais afastadas dos principais centros urbanos, onde as operadoras de grande porte têm menor interesse comercial. Não à toa, esses provedores têm sido apontados como protagonistas no processo de aceleração digital do país. Afinal, são eles os principais responsáveis pela inclusão de diversas zonas rurais, comunidades e municípios do interior do Brasil na rede de banda larga fixa”.

Tendo em mente esse cenário, em que as PPPs têm assumido um crescente protagonismo no mercado brasileiro de conectividade, a Mercusys fornece uma série de soluções inovadoras, pensadas sob medida para provedores que desejam permanecer ágeis em sua operação, mas sem abrir do custo-benefício.

“Com os recursos para provedores incorporados aos dispositivos de rede da Mercusys, procuramos ampliar a oferta de equipamentos capazes de abranger a configuração inicial para operação de longo prazo. Com isso, as pequenas provedoras conseguem tanto atender seus clientes com eficiência, como também melhorar significativamente seus lucros”, afirma Alexandre Nogueira.

Conheça abaixo os principais benefícios oferecidos pelas ferramentas do Agile Config, desenvolvidas com o objetivo de personalizar as configurações-padrão de dispositivos de rede, um por vez ou em massa. Disponíveis em diversos modelos da linha de roteadores da Mercusys, as configurações flexíveis incluem: adição de logotipo, tipo de conexão WAN, SSID, senha, fuso horário, idioma, entre outros recursos.

Agile Config
Segundo explica o Gerente de Vendas da Mercusys: “o Agile Config é uma ferramenta permite que empresas provedoras de internet customizem em lote as configurações individuais de seus clientes, como senha e SSID, para cada dispositivo, atendendo às necessidades de eficiência e flexibilidade. Com o Agile Config é possível efetuar a configuração personalizada do provedor como padrão para todos os dispositivos. Assim, a configuração permanecerá quando os clientes restaurarem seus respectivos dispositivos com o botão ‘reset’, reduzindo custos operacionais e taxas de manutenção”.

As configurações escritas pelo Agile Config atualizarão a configuração de fábrica do dispositivo. Assim, quando o cliente pressiona o botão ‘reset’, o dispositivo mantém a configuração do provedor, mesmo após a reinicialização. Além disso, é possível alterar qualquer configuração em um painel de gerenciamento e torná-lo um modelo de implantação. Com isso, o provedor poderá até mesmo alterar o logotipo e o favicon nesse painel, a fim de obter uma personalização detalhada.

Outro destaque do Agile Config é sua fácil configuração, que se resume a quatro passos: preparar um computador e um switch; baixar e instalar o software Agile Config; gerar arquivos de configuração, com configurações personalizadas do provedor; e, por fim, importar os arquivos de configuração, para que, em seguida, o dispositivo seja atualizado em massa, automaticamente.

Fundada em 2001, a Mercusys, marca do grupo TP-Link, é uma das fabricantes mundiais de dispositivos de rede como roteadores, repetidores, adaptadores e switches SOHO. Cooperando com renomados profissionais técnicos a nível global, a empresa desenvolve produtos inovadores com excelente custo benefício.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.