book_icon

ABES remove mais de 115 mil conteúdos ilegais na Internet em 2021

Balanço anual de monitoramento da associação aponta queda no número de anúncios removidos, resultado de programa de proteção à propriedade intelectual

ABES remove mais de 115 mil conteúdos ilegais na Internet em 2021

A ABES – Associação Brasileira das Empresas de Software removeu da web, no ano de 2021, 115.485 anúncios, links e sites com conteúdos que davam acesso a arquivos que violam o Direito Autoral e a Propriedade Intelectual dos associados da entidade. A ação acontece desde 2005 e é realizada por meio do trabalho de Monitoramento da Internet da associação. Com isso, a ABES já conseguiu derrubar mais de 890 mil conteúdos ilegais desde o início do monitoramento. O número de links removidos saltou de 56.928 em 2020 para 112.429 em 2021, e de 110 sites no ano retrasado para 117 sites no ano passado.

“A diminuição do número de anúncios removidos se deve ao maior controle estabelecido pelos sites que disponibilizam esse tipo de conteúdo, em parceria com as Entidades de Classe que representam os detentores dos direitos autorais, como é o caso da ABES. Em contrapartida, identificamos a migração deste conteúdo ilegal para outras plataformas de distribuição em que há um menor controle, onde estamos focando nossos esforços para minimizar ao máximo essa prática”, explica Carolina Marzano, assessora de comitês da ABES.

Entre janeiro e julho de 2022, a ABES contabilizou 38.816 links removidos por violarem os direitos de propriedade intelectual. Foram retirados do ar 719 anúncios que promoviam produtos piratas. Além disso, a entidade foi responsável por derrubar 53 websites que ofereciam downloads ilegais de software. “A ABES faz um monitoramento contínuo da internet e notifica diretamente os próprios portais de e-commerce e os provedores de acesso. Esta ação tem o objetivo de proteger os consumidores, que podem estar expostos a vírus, malwares e sequestro de Dados. Também protege o consumidor que pode estar infringindo as leis brasileiras de propriedade intelectual sem saber”, declara Paulo Milliet Roque, presidente da ABES.

Empresas Associadas à ABES podem contar com esse serviço de monitoramento gratuitamente encaminhando eventuais conteúdos ilegais para o Setor de Monitoramento de Internet. A entidade também promove a integridade ética entre seus associados por meio do programa Uma Empresa Ética, que incentiva e oferece gratuitamente às associadas os meios para implantar os três pilares essenciais de uma política de integridade e conformidade ao arcabouço legal: a elaboração e implementação de um código de ética; treinamento de Compliance aos colaboradores e a adoção de um canal de denúncias independente.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.