book_icon

UiPath anuncia automação de API para transformar a área da saúde

O objetivo de simplificar significativamente a forma como as organizações de saúde trocam informações entre seus sistemas internos

UiPath anuncia automação de API  para transformar a área da saúde

A UiPath, empresa de software de automação empresarial, anunciou durante sua conferência global de usuários Forward 5 esta semana que acrescentou a automação de Interface de Programação de Aplicação (API) para Recursos de Interoperabilidade de Assistência Médica Rápida (FHIR – Fast Healthcare Interoperability Resources) com o objetivo de simplificar significativamente a forma como as organizações de saúde trocam informações entre sistemas. A API é útil principalmente para acessar e usar os terminais (endpoints) regulamentados para FHIR.

Com essa nova funcionalidade, as organizações podem usar o Serviço de Integração UiPath com terminais FHIR visando orquestrar automações prontas nos sistemas EHR que atendam aos critérios de certificação para FHIR do Office of the National Coordinator for Health Information Technology Cures Act – como Epic e Oracle Cerner – e um conjunto mais amplo de sistemas de TI em saúde que tenham implantado voluntariamente terminais FHIR. A automação API do FHIR da UiPath é útil principalmente para automatizar o compartilhamento de informações com base em FHIR que estão no escopo de contratos, como quando organizações provedoras buscam automatizar tarefas clínicas ou compartilhar dados entre planos de saúde, organizações de assistência médica (Accountable Care Organizations – ACOs), e outras redes de clínicas integradas.

O Gartner estima que até 2023 metade dos prestadores de serviços de saúde dos EUA dedicará recursos para implantar a automação robótica de processos

O setor de saúde continua sua transição para o FHIR, impulsionado pela Lei de Curas (Cures Act) e pelos requisitos regulamentares dos Centros para Serviços Medicare e Medicaid (CMS), já que é o padrão de compartilhamento de dados líder, aberto e baseado na Internet, que promove o acesso de aplicativos com tecnologia “ligar e usar” aos sistemas legados. No entanto, ainda há uma grande lacuna educacional para as organizações de saúde em relação a como acessar e usar os terminais FHIR para reduzir as adversidades da integração com base nas inúmeras soluções pontuais no mercado. A variabilidade dos diversos sistemas de informação utilizados no setor e as opções de personalização causam fragmentação, gradualmente aumentando o custo e a complexidade das iniciativas de modernização.

Além disso, os CIOs e outros líderes empresariais enfrentam o desafio da complexidade de mover sistemas para a nuvem de forma segura, dentro da conformidade e reduzir os custos excessivos. Usando a automação de APIs do FHIR da UiPath, as organizações podem requalificar sua força de trabalho para maximizar o retorno do investimento em FHIR, reduzir a dependência de APIs de middleware e eliminar a necessidade de extensões personalizadas para concluir o intercâmbio de dados para processos como medição de qualidade, relatórios regulamentares e intercâmbio entre pagador e provedor.

“Estamos prestes a realizar a “atualização” de TI mais impactante para a saúde desde a primeira Lei HITECH, pois ampliamos ferramentas modernas de interoperabilidade baseadas na Internet”, disse Aneesh Chopra, ex-chefe de Tecnologia dos EUA e presidente da CareJourney. “As ferramentas de automação API de FHIR devem reduzir drasticamente a barreira de habilidades para que todas as organizações se beneficiem do compartilhamento de dados regulamentado e baseado em padrões, acelerando os benefícios da interoperabilidade para medidas de qualidade de última geração, triagem de necessidades sociais, autorização prévia, transparência de preços e relatórios de saúde pública”, comentou.

De acordo com o Gartner, estima-se que 40% a 50% das tarefas do provedor de saúde podem ser automatizadas. Além disso, o Gartner estima que até 2023 metade dos prestadores de serviços de saúde dos EUA dedicará recursos para implantar a automação robótica de processos (Robotic Process Automation, RPA) para permitir a jornada de automação.

As atividades FHIR são apropriadas para o uso em diversos contextos – comunicações em nuvem, compartilhamento de dados com base em EHR, comunicação de servidores em grandes provedores de saúde institucionais e outros processos. O Serviço de Integração UiPath permite que os desenvolvedores descubram uma abordagem ampliada para a conectividade da automação robótica de processos (RPA), possibilitando o RPA com integrações que automatizam mais rapidamente e em escala. O Serviço de Integração UiPath fornece acesso central tanto à integração UI quanto à API no mesmo ambiente. A automação API de FHIR pode ser usada para facilitar a troca de dados entre sistemas diversos, tais como dois sistemas EMR/EHR diferentes ou entre um PACS/VNA e um EMR/EHR.

A funcionalidade também facilita a transferência de dados para uma plataforma em nuvem a ser usada como repositório gerenciado para expor os dados a aplicativos voltados a pacientes e provedores. As organizações que usam esta funcionalidade se beneficiam da facilidade de uma plataforma em nuvem para assimilar e exportar dados para armazéns de dados, onde os dados podem ser analisados ou usados para treinamento do modelo de Machine Learning (ML), entre outros casos de uso.

Serviço
www.uipath.com

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.