book_icon

CGI.br apresenta relatório sobre o uso de plataformas tecnológicas na Educação

O lançamento do primeiro estudo de uma série será no dia 29 de setembro, às 16h, com a participação de especialistas da Unesco, Instituto Educadigital e do Comitê Gestor

CGI.br apresenta relatório sobre o uso de plataformas tecnológicas na Educação

A pandemia trouxe a adoção de plataformas estrangeiras para o ensino remoto do aís, mas quais são os desafios desse cenário, principalmente na era da Economia de Dados? Norteado por essa questão, o Comitê Gestor da Internet no Brasil promoverá um encontro online na próxima quinta-feira (29), às 16h, para marcar o lançamento do primeiro estudo de uma série de publicações sobre o tema, idealizado pelo Grupo de Trabalho Plataformas para a Educação Remota, do CGI.br, intitulado Educação Remota, Educação em um cenário de plataformização e de economia de dados: problemas e conceitos.

Na ocasião, Rafael Evangelista, conselheiro do CGI.br e coordenador do GT, comandará uma apresentação sobre os efeitos do uso e adoção de plataformas digitais no ensino e pesquisa durante a pandemia: como essas plataformas têm se utilizado de Dados pessoais dos alunos e professores, e quais os riscos para a privacidade desse público, e para a autonomia científica do País.

Em 17 de novembro, será realizado o lançamento de outros dois estudos desta série sobre o avanço das plataformas digitais na rede de ensino público

Também participam do evento as especialistas Marielza Oliveira, diretora de Parcerias e Monitoramento do Programa Operacional de Comunicações e Informações da Unesco; e Nelson Pretto, professor da Universidade Federal da Bahia – UFBA, e representante da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC; e Priscila Gonsales, educadora, pesquisadora e diretora do Instituto Educadigital.

Este será o primeiro encontro de uma agenda sobre o tema, proposta pelo Grupo de Trabalho do CGI.br. Ainda neste ano, em 17 de novembro, será realizado o lançamento de outros dois estudos desta série sobre o avanço das plataformas digitais na rede de ensino público.

O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no País, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet.

Serviço
Lançamento do estudo Educação em um cenário de plataformização e economia de Dados: problemas e conceitos
Data: 29 de setembro (quinta-feira)
Horário16h às 18h
Participação do público: canal do NIC.br no YouTube

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.