book_icon

Tecnologia agiliza o cumprimento de exigências do eSocial

A Indexmed desenvolveu um marketplace com uma oferta de serviços que visa a descomplicar e viabilizar processos de algumas exigências legais

Tecnologia agiliza o cumprimento de exigências do eSocial

A regulamentação existente sobre a Saúde e Segurança do Trabalho – SST, é muito extensa e contempla diversos programas como o Programa de Controle Médico de Segurança Ocupacional – Pcmso, por exemplo. Esse é um complicador para as empresas conseguirem se adequar ao eSocial da SST, com início do período para envio das obrigações dos eventos do grupo 4, formado por órgãos públicos, organizações internacionais e outras instituições extraterritoriais, no dia 1º de janeiro de 2023. As Pequenas e Médias Empresas – PME, também estão obrigadas a enviar as informações, como consta na Portaria Conjunta MTP/RFB/ME nº 2, de 19 de abril de 2022.

Atualmente, todo esse processo de levantamento das documentações e envio ao eSocial é feito por um sistema do governo federal. Mas, principalmente as PMEs, encontram dificuldades na implementação do sistema do eSocial e gestão das informações e documentos exigidos.

As tecnologias de IA e de análise de Dados da Indexmed permitem oferecer aos clientes uma solução eficaz para envio da documentação ao eSocial e uma SST preventiva e de redução de custos

Para auxiliar essas organizações, a Indexmed, startup especializada em soluções de tecnologia para apoiar as empresas a ficarem em compliance com as exigências de Segurança e Saúde do Trabalho, desenvolveu um ecossistema para apoiar as áreas de Recursos Humanos a organizar e encaminhar suas obrigações ao eSocial da forma correta e sem perder o prazo.

“Devido ao desconhecimento ou a falta de familiaridade com o uso de novas tecnologias, muitas empresas geram um custo adicional ao terceirizar esse serviço. É um investimento que poderia ser direcionado a outras áreas da empresa se elas tivessem à disposição uma plataforma tecnológica eficaz e de fácil utilização para apoiá-las nesse processo”, explica Renan Soloaga, CEO da Indexmed.

Segundo dados do Sebrae, existem no Brasil 6,4 milhões de estabelecimentos comerciais, sendo 99% desse número composto por PMEs. Elas respondem por 52% dos empregos com carteira assinada no setor privado, cerca de 16,1 milhões.

A omissão de informações ao eSocial pode gerar multas para as empresas com valores entre R$ 170 e mais de R$ 4 mil.

Tecnologia para apoiar as empresas
As tecnologias de Inteligência Artificial e de análise de Dados presentes na plataforma da Indexmed permitem oferecer aos clientes uma solução eficaz para envio da documentação ao eSocial e uma SST preventiva e de redução de custos.

A startup desenvolveu um marketplace com uma oferta de serviços que visa a para descomplicar e viabilizar processos com o eSocial. A plataforma da Indexmed permite às empresas cumprirem as exigências mínimas da legislação: Programa de Gerenciamento de Riscos Ocupacionais, – PGR, Programa de Controle Médico de Segurança Ocupacional, e o Laudo Técnico das Condições de Ambiente de Trabalho – Ltcat. Nela, as empresas podem realizar a geração e envio de documentos, controle de exames, controle de plano de ação, entre outras funcionalidades para apoiar as empresas a atingirem o compliance atendendo as normas estabelecidas pelo governo.

“Nosso ecossistema permite que os profissionais de Recursos Humanos tenham uma visão estratégica dos prazos e processos a serem cumpridos. Uma vez inseridos os dados no sistema, todas as informações e processos poderão ser realizados em uma única plataforma, agilizando o fluxo e melhorando a gestão pelo RH”, comenta Soloaga.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento