book_icon

Wi-Fi 6 pode complementar rede de conectividade com o 5G

Como principal desafio do setor, Frosi citou a cibersegurança, devido ao aumento da quantidade de Dados que passam a circular quando se tem uma internet mais veloz

Wi-Fi 6 pode complementar rede de conectividade com o 5G

O líder de Enterprise da Connectoway, Paulo Frosi, abordou as particularidades do uso do Wi-Fi 6 nas conexões por banda larga, durante o painel “As opções para as conexões dos municípios da região Nordeste”, durante o Inovatic Nordeste 2022. O evento começou nessa quarta (21), no Recife, e segue até sexta-feira (23), debatendo os principais temas relacionados à tecnologia.

Frosi lembrou do crescente uso de conexão nas casas e nas empresas, com cada vez mais dispositivos conectados e a necessidade de uma largura de banda maior. Nesse cenário, avalia o executivo, o Wi-Fi 6 apresenta uma solução para essas demandas. Quando comparado ao 5G, o Wi-FI 6 tem latência e banda parecidas. Para Frosi, a união das duas tecnologias de conectividade pode criar um cenário forte de geração de negócios. “O Wi-FI 6 traz um arcabouço tecnológico que muda a percepção do usuário sobre a conectividade com relação aos dispositivos. De uma maneira geral, pode-se falar de um cenário de complementaridade muito forte”, afirmou o executivo.

O Wi-FI 6 trouxe uma característica muito importante para a conectividade: o consumo está aumentando cada vez mais nas casas, devido a um número maior de dispositivos conectados  

O Wi-FI 6 trouxe uma característica muito importante para a conectividade: o consumo está aumentando cada vez mais nas casas, devido a um número maior de dispositivos conectados.

Os ISPs podem se beneficiar também da oferta de conexão por Wi-FI 6, principalmente em espaços públicos, em acordo com prefeituras, por meio de Parcerias Público Privadas. “O ISP consegue entregar, com dispositivos relativamente baratos e com o benefício que eles trazem, além da estrutura de fibra já instalada, em locais como praças conectadas, uma latência e uma disponibilidade de banda para dispositivos bastante relevantes. Nisso tudo, se enxerga um acesso mais fácil ao cidadão, sobretudo àqueles que não têm conectividade, como também gera uma possibilidade de negócios muito grande para aquele provedor que já está com uma rede implantada e precisa monetizar”, acrescentou o executivo.

Como exemplo de entrega de Wi-FI 6 em eventos públicos, Frosi citou a conexão oferecida no Fortal, carnaval fora de época em Fortaleza (CE), que aconteceu em julho. O executivo afirmou que foram instalados 20 equipamentos de roteadores que deram suporte a 5 mil conexões simultâneas na festa.

Como principal desafio do setor, Frosi citou a cibersegurança, devido ao aumento da quantidade de Dados que passam a circular quando se tem uma internet mais veloz. “É um grande desafio a gente conseguir proteger essa massa de dados, essa quantidade de informações, tanto para os cidadãos, para que não tenham seus dados abertos, quanto pela cibersegurança, pelos ataques cada vez mais elaborados”, concluiu.

A Connectoway participa, ainda, no Inovatic Nordeste, de um Keynote Speaker na sexta (23), quando o líder da Connectoway Solar, Luzer Oliveira, irá falar sobre “Energia vs Telecom, além de apresentar a nova vertical da empresa, que ingressa no mercado de energia solar, incluindo produtos de primeira linha, infraestrutura de engenharia e de negócios para orientar os integradores.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.