book_icon

Futuro das Operações: Investimento em automação de rotinas administrativas é prioridade

Pesquisa global da Pegasystems ouviu gestores de dez países que apontaram ainda o investimento insuficiente na tecnologia como causa de sufocamento das operações

Futuro das Operações: Investimento em automação de rotinas administrativas é prioridade

O investimento em automação de fluxo de trabalho para otimizar processos com implementação de Inteligência Artificial – IA, é a solução mais apontada para a transformação do futuro das operações, segundo pesquisa da Pegasystems, empresa de software que elimina a complexidade nos negócios, em parceria com a iResearch.

O estudo ouviu gestores de operações de dez países dos continentes sul-americano, norte-americano, europeu e asiático, com perguntas sobre como serão as operações daqui a cinco anos. Para 71% dos respondentes, a automatização dos processos administrativos, com decisões baseadas na IA, é o caminho para impactar o mercado e reduzir ineficiências.

Os próximos cinco anos deverão trazer um período de mudanças significativas, com a expectativa de que os líderes de operações precisarão se tornar mais experientes em tecnologia

No entanto, de acordo com o levantamento, 50% dos entrevistados sentem que as operações atualmente não recebem o nível de investimento necessário para serem realmente eficazes, o que sufoca as operações. 73% dos gestores consultados disseram que a capacidade de manter-se atualizado com as tecnologias mais recentes será fundamental ao longo dos próximos cinco anos, com investimento em tecnologia visto como fundamental para criar resiliência e previsibilidade para as funções de operações, além de potencialmente mitigar erros.

“Os próximos três a cinco anos serão um período de mudanças significativas para todos que trabalham em equipes de operações, com todas as pessoas da equipe solicitadas a adaptar a maneira como trabalham de uma forma ou de outra”, afirma Eva Krauss, vice-presidente de estratégia e transformação, Pegasystems.

“A boa notícia é que a tecnologia está disponível para minimizar o impacto disruptivo que isso pode ter na função de operações e permitir que ela prospere. Equipes de operações eficientes fornecem a espinha dorsal de qualquer organização de alto desempenho, e nunca houve um momento mais importante para investir em tecnologia que possa colocar essas equipes no caminho do sucesso”, finaliza a executiva.

O estudo aponta que os próximos cinco anos deverão trazer um período de mudanças significativas, com a expectativa de que os líderes de operações precisarão se tornar mais experientes em tecnologia. Quando perguntados sobre quais competências serão mais importantes para eles nos próximos três a cinco anos, os entrevistados identificaram as habilidades digitais e computacionais como as mais essenciais, com 34% citando-as como principais, à frente das estratégias de negócios (31%) e colaboração no processo, com 26%.

Ainda pensando nas competências necessárias para o futuro, 48% dos entrevistados disseram que precisarão contratar mais especialistas para lidar com o trabalho de operações que não pode ser automatizado ou digitalizado, enquanto 36% diz que reduzirá o número de profissionais sem formação necessária em funções de operações.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.