O investimento em automação de fluxo de trabalho para otimizar processos com implementação de Inteligência Artificial – IA, é a solução mais apontada para a transformação do futuro das operações, segundo pesquisa da Pegasystems, empresa de software que elimina a complexidade nos negócios, em parceria com a iResearch.
O estudo ouviu gestores de operações de dez países dos continentes sul-americano, norte-americano, europeu e asiático, com perguntas sobre como serão as operações daqui a cinco anos. Para 71% dos respondentes, a automatização dos processos administrativos, com decisões baseadas na IA, é o caminho para impactar o mercado e reduzir ineficiências.
No entanto, de acordo com o levantamento, 50% dos entrevistados sentem que as operações atualmente não recebem o nível de investimento necessário para serem realmente eficazes, o que sufoca as operações. 73% dos gestores consultados disseram que a capacidade de manter-se atualizado com as tecnologias mais recentes será fundamental ao longo dos próximos cinco anos, com investimento em tecnologia visto como fundamental para criar resiliência e previsibilidade para as funções de operações, além de potencialmente mitigar erros.
“Os próximos três a cinco anos serão um período de mudanças significativas para todos que trabalham em equipes de operações, com todas as pessoas da equipe solicitadas a adaptar a maneira como trabalham de uma forma ou de outra”, afirma Eva Krauss, vice-presidente de estratégia e transformação, Pegasystems.
“A boa notícia é que a tecnologia está disponível para minimizar o impacto disruptivo que isso pode ter na função de operações e permitir que ela prospere. Equipes de operações eficientes fornecem a espinha dorsal de qualquer organização de alto desempenho, e nunca houve um momento mais importante para investir em tecnologia que possa colocar essas equipes no caminho do sucesso”, finaliza a executiva.
O estudo aponta que os próximos cinco anos deverão trazer um período de mudanças significativas, com a expectativa de que os líderes de operações precisarão se tornar mais experientes em tecnologia. Quando perguntados sobre quais competências serão mais importantes para eles nos próximos três a cinco anos, os entrevistados identificaram as habilidades digitais e computacionais como as mais essenciais, com 34% citando-as como principais, à frente das estratégias de negócios (31%) e colaboração no processo, com 26%.
Ainda pensando nas competências necessárias para o futuro, 48% dos entrevistados disseram que precisarão contratar mais especialistas para lidar com o trabalho de operações que não pode ser automatizado ou digitalizado, enquanto 36% diz que reduzirá o número de profissionais sem formação necessária em funções de operações.
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