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Os supermercados se destacam no uso de aplicativos como canal de vendas

Estudo da Totvs mostra que eles estão entre os varejistas que mais utilizam este recurso, sejam os apps próprios (29%) ou de terceiros (23%), como de delivery

Os supermercados se destacam no uso de aplicativos como canal de vendas

Os super/hipermercados e atacarejos estão entre os varejistas que mais utilizam aplicativos como canal de venda, sejam apps próprios (29%) ou de terceiros (23%), como de delivery. Os dados são do Índice de Produtividade Tecnológica (IPT) de Varejo – pesquisa da Totvs, provedora de softwares empresariais, em parceria com a H2R Pesquisas Avançadas –, que avalia a adoção de tecnologias e sua performance em estabelecimentos do setor.

“Em decorrência da pandemia e restrições de circulação, os hábitos de consumo dos brasileiros mudaram e o uso de apps como canal de compras foi privilegiado, e isso também chegou ao setor supermercadista. E mesmo com a reabertura, observamos que muitos consumidores de fato se habituaram ao uso de aplicativos para realizar suas compras, muito pela praticidade de fazer os pedidos pelo celular e receber seus produtos em casa”, explica Sérgio Missão, diretor de Varejo Supermercados da Totvs.

Os supermercados de proximidade, lojas menores, parte de grandes redes e localizadas a curta distância dos consumidores, obtiveram alto desempenho geral no IPT de Varejo

O setor teve uma boa performance no índice, registrando 0,45 pontos (em uma escala de 0 a 1), enquanto a média do setor foi de 0,43. O estudo ainda ressalta o investimento do setor supermercadista em ferramentas para gestão de clientes: 31% dos entrevistados afirmaram adotar CRM (Customer Relationship Management), solução para gerenciar e digitalizar o relacionamento com os clientes. Paralelamente, o mesmo percentual de empresas (31%) apontou fazer uso de Programas de Fidelidade, indicando que as duas estratégias estão alinhadas e se complementam, principalmente para as estratégias de promoção, ações comuns realizadas pelo setor.

Quando analisadas as tecnologias para gestão de vendas, comparado ao setor de Varejo como um todo, os super/hipermercados se destacam em relação ao uso TEF (Transferência Eletrônica de Fundos) e carteiras digitais, ambos com 40%. “Meios de pagamento e recebimento são importantes para todo o varejo, sem dúvidas. E no caso das redes de super/hipermercados é extremamente necessário que a frente de caixa esteja com os melhores sistemas para facilitar e melhorar a experiência do consumidor e, paralelamente, aprimorar a própria gestão do fluxo de caixa”, destaca Missão.

Um ponto de destaque é que, mesmo com a boa adoção de canais de venda digital, as lojas físicas ainda têm um papel importante na composição do faturamento do setor supermercadista, 72%, seguido dos representantes/vendas por telefone (16%) e dos canais digitais (12%), alinhado ao perfil geral do varejo.

Supermercados de proximidade

Os supermercados de proximidade, lojas menores, parte de grandes redes e localizadas a curta distância dos consumidores, obtiveram alto desempenho geral no IPT de Varejo, registrando 0,53 pontos. Uma das razões é o perfil do negócio, pois 65% deles fazem parte de uma rede, fator que contribui para o investimento e bom aproveitamento de tecnologias na operação.

O subsegmento também está entre os que melhor aproveitam a tecnologia a seu favor, uma vez que são os que mais utilizam aplicativos próprios, com 31%, sobretudo com o objetivo de digitalizar os anúncios e promoções, o que anteriormente era feito de maneira mais comum em formado de tabloides impressos.

Os supermercados de proximidade também se diferenciam quanto ao uso de ferramentas para a gestão de clientes, 54% dos entrevistados afirmaram adotar uma solução CRM, o maior percentual identificado no levantamento. “O público dos supermercados de proximidade se diferencia dos consumidores de super/hipermercados e atacarejos, pois este tipo de negócio está mais próximo do consumidor e pode ser facilmente visitado em pequenas compras do dia a dia. Nesse sentido, fazer uma gestão dos clientes, por meio de cadastros, programas de fidelidade e alertas para promoções, faz com que haja uma fidelização maior do público, apoiando o fluxo de caixa”, afirma o executivo.

Serviço
www.totvs.com

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