book_icon

Dataside monitora e auxilia empresas com Dados e Inteligência Artificial

Com grandes clientes no portfólio e um valuation de R$ 80 milhões, a empresa, com sede no interior de São Paulo, apoia empresas que querem mudar para melhor como tomam decisões

Dataside monitora e auxilia empresas com Dados e Inteligência Artificial

Que a tecnologia está dominando o mercado e ganhando cada vez mais destaque mundial, não é mais novidade. As estratégias focadas em Inteligência Artificial, Big Data e RPA (Robotic Process Automation), por exemplo, deixaram de ser apenas tendências futuras e já são aplicadas em diversos tipos de empresas, áreas e segmentos.

A premissa é verdadeira e para a Dataside, empresa especialista em Soluções de Dados e Inteligência Artificial, parceira Gold Partner da Microsoft em mais de 10 especialidades, os Dados realmente podem ser considerados o “novo petróleo”. Prova disso é o crescimento exponencial da corporação nos últimos anos.

A empresa é responsável por entregar insights certeiros para uma tomada de decisão mais ágil em grandes, médias e até mesmo em pequenas empresas 

Localizada em São José dos Campos, no Vale do Paraíba, interior de São Paulo, a Dataside foca em mudar, para melhor, a forma com que as empresas tomam decisões, através da jornada de dados. O objetivo principal é tratar, monitorar e aplicar, de forma inovadora e personalizada, a inteligência de Dados em seus clientes, para que as decisões estratégicas ocorram de forma mais assertiva. A empresa é responsável por entregar insights certeiros para uma tomada de decisão mais ágil em grandes, médias e até mesmo em pequenas empresas, registrando um alto crescimento.

“Um dos nossos diferenciais é a forma como trabalhamos profissionais de diversas áreas, atendendo o cliente de ponta a ponta, com uma metodologia própria e exclusiva, que nos permite transformar projetos em resultados de valor de forma muito mais rápida”, explica Caio Amante, CEO da Dataside.

O salto no valor de mercado da empresa é prova de que têm dado muito certo, ainda mais em um mercado tão competitivo como o de tecnologia. Sem nenhum tipo de investimento externo, a empresa saiu de um valuation de R$ 12 milhões em agosto de 2020, para mais de R$ 80 milhões de reais em 2021. No início da pandemia, eram apenas 19 colaboradores. Hoje, são mais de 260 profissionais, de várias regiões do Brasil, que fazem parte do time de “dataholics”, apelido utilizado pela empresa para se referir aos funcionários.

Dentre os principais clientes da companhia estão: UNILEVER, Johnson & Johnson, Grupo Santander, Lojas Renner, Ifood, Grupo Protege, Coral, Vivo, RaiaDrogasil. Para 2022, a empresa almeja crescer ainda mais, apostando não só em seus produtos e serviços, mas também na conquista de novos clientes, na gestão humanizada e participativa de pessoas e em programas de educação e capacitação em tecnologia.

Acelera Jovem
Dentre as iniciativas da corporação, o Acelera Jovem é um destaque. O projeto foi criado com o objetivo de formar profissionais, de qualquer idade, que estejam em início de carreira ou mesmo migrando da atividade atual, para atuar e conhecer diversas áreas de uma empresa de tecnologia, seguindo valores e uma base de princípios simples e compatível com o mercado de trabalho. Desde sua criação, em 2019, o programa já capacitou mais de 97 pessoas. Hoje 17% dos nossos colaboradores vieram através do Acelera Jovem.

“Focamos em contratar pelo caráter e buscamos treinar as habilidades técnicas internamente”, destaca Letícia Carvalho, líder das áreas de Comunicação e Pessoas da Dataside, que complementa: “As competências ideais para um Acelera Jovem foram criadas com base no Profiler, uma tecnologia baseada na metodologia DISC e outras sete teorias comportamentais”, reforça Letícia. “Trata-se de uma ferramenta aprovada pela UFMG, USP e FINEP, com precisão de 97% na identificação de perfis e entrega uma avaliação comportamental com mais de 50 informações em 5 minutos”, finaliza.

O “acelerado” que participa do programa, recebe uma bolsa auxílio de R$ 1.000 para fazer parte da iniciativa, além de ter o apoio de um orientador, mentor e todo o time de dataholics, nome conferido ao time de colaboradores da empresa. A iniciativa tem duração de seis meses, porém segundo a corporação, após esse período, os profissionais que mais se destacarem podem sim ser contratados e efetivados na empresa. A ideia é que eles se desenvolvam ainda mais e sigam na Dataside, como profissionais plenos e adquirindo ainda mais experiências, conquistando maiores evoluções dentro do time.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.