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Fico aponta tendências em fraude: Scamdemic e Bots estão entre as top 5

A Transformação Digital e a aceleração desse processo, em especial devido à pandemia da Covid-19, trouxe muitos avanços, contudo, também deixou um sinal de alerta, uma vez que as tentativas em aplicativos se multiplicaram por todo o mundo

Fico aponta tendências em fraude: Scamdemic e Bots estão entre as top 5

Poucas pessoas têm conhecimento sobre tudo o que envolve um processo de pagamento. Aos olhos de grande parte da população, o ato de realizar uma transação digital ou presencial é quase que automático. Mas, o bastidor dessa relação envolve muitas etapas para que tudo transcorra de forma segura, ágil e com uma boa experiência ao cliente. No último Fico World, realizado na Flórida, especialistas de diversas partes do mundo discutiram iniciativas antifraude e, principalmente, apontaram o que podemos esperar do uso da tecnologia para combater as tentativas de fraude.

Listamos as cinco tendências mais apontadas pelos profissionais:
Identidades sintéticas e fraude de aplicativos
A Transformação Digital e a aceleração desse processo, em especial devido à pandemia da Covid-19, trouxe muitos avanços, contudo, também deixou um sinal de alerta, uma vez que as tentativas em aplicativos se multiplicaram por todo o mundo.

A criação de identidades sintéticas com o uso indevido de Dados verdadeiros tem sido uma preocupação para os especialistas em antifraude, uma vez que alterações sutis na criação de contas permite que o criminoso atue 

A criação de identidades sintéticas com o uso indevido de Dados verdadeiros tem sido uma preocupação para os especialistas em antifraude, uma vez que alterações sutis na criação de contas permite que o criminoso atue.

Fabrício Ikeda, diretor global de Fraude e Compliance da Fico, ressalta que a escalabilidade desse tipo de crime é alta e para combatê-lo é preciso de ferramentas que, em tempo real, possam captar essas atividades suspeitas. “Nossa solução orquestra a identidade e autenticação de usuários, mitiga toda fraude de pagamento, melhora os índices de aprovação, previne crimes financeiros em instituições e a comunicação com clientes para confirmar ou descartar fraudes”, diz.

A ascensão dos Bots
Para operar os ataques fraudulentos, os criminosos utilizam a automação, que permite enviar centenas, senão milhares de mensagens solicitando Dados e informações e também promover fraudes em cartões. Os bots atuam na tentativa de obter dados que podem ser usados para pagamentos ou para a criação das identidades sintéticas. Durante o Fico World, a ELO apresentou o case de sucesso da empresa com o uso da solução Fico Fraud Manager, que reduziu em 30% as fraudes em toda a rede de pagamento.

Comunicação próxima, efetiva e inovadora com o cliente
Tão importante quanto detectar uma atividade suspeita de fraude é o desdobramento de como a situação será conduzida, isso porque uma boa parte das suspeitas não são efetivamente fraudes e sim clientes efetuando, de fato, suas compras. Remover o atrito entre as interações legítimas e reconhecer as transações contestadas é fundamental para uma experiência positiva do cliente.

Por isso, investir em uma comunicação multicanal, ágil e que garanta segurança e veracidade dos fatos e dados foi o caminho escolhido pelo Itaú Unibanco, que durante o Fico World apresentou os resultados positivos que a solução Customer Communication Services (CCS) trouxe para a instituição, além da importância da interação com os clientes pelo WhatsApp como um canal integrado de comunicação.

Além da pandemia, há o Scamdemic
O trocadilho do termo não é por acaso. No período de pandemia os números de fraudes em todo o mundo deram um enorme salto, como infelizmente vimos acontecer com os casos de covid-19. As muitas maneiras pelas quais os clientes estavam sendo enganados deu origem ao termo “scamdemic”.

Ainda que haja tentativas de golpes no uso de serviços como táxi ou de consumo de fast food, com valores inseridos a mais para clientes não muito atentos às transações, os golpes em ambiente digital são os que prevalecem.

E, embora exista um discurso sobre pessoas que não são nativas digitais estarem mais vulneráveis aos golpes de pagamento em tempo real, a geração mais jovem também é vítima desse tipo de ação. Isso acontece principalmente em situações que envolvem investimentos em criptomoedas e, até mesmo, golpes envolvendo supostos “namoros”. O uso do Machine Learning para detectar padrões e combater esse tipo de crime é uma das soluções indicadas às empresas.

Convergência: além da fraude e do Compliance
Já faz alguns anos que a discussão a respeito da convergência entre os departamentos de fraude e Compliance está em evidência e, agora, não é diferente. Muitas empresas avaliam se é apropriado aproximar essas funções, avaliando quando os objetivos e conhecimentos específicos de cada área devem se sobressair. Segundo uma pesquisa da Fico apresentada no Fico World, informações e compartilhamento de Dados são áreas-chave para a colaboração atual e futura entre executivos de fraude e lavagem de dinheiro.

Sinergia e convergência são necessárias entre as áreas e o uso de plataformas, como a da Fico, que disponibiliza um conjunto de recursos para gerenciar e avaliar o melhor caminho e solução.

A convergência de informações em diferentes níveis e a importância de continuar colocando o cliente no centro das decisões, permite uma visão ampla e complexa sobre as atividades e ações da empresa para uma tomada de decisão mais efetiva e consciente.

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