book_icon

Nokia e Furukawa se unem para acelerar o mercado de Optical LAN na AL

Optical LAN é uma tecnologia de rede de fibra que atende às necessidades em evolução de aplicações corporativas de alta capacidade e requer menos equipamentos, cabeamento, espaço e significativamente menos energia do que as redes tradicionais baseadas em switch      

Nokia e Furukawa se unem para acelerar o mercado de Optical LAN na AL

Optical LANs estão entre os negócios em crescimento baseados em tecnologias avançadas de fibra óptica, ao fornecerem largura de banda ultralarga para suportar múltiplas aplicações críticas para diversos casos de uso. A Nokia já implementou soluções de Optical LAN para mais de 450 clientes corporativos em todo o mundo, incluindo redes de hotéis, indústrias, aeroportos, escolas, redes hospitalares, dentre outros.

Optical LANs, também conhecidos como POLs, são usadas em edifícios e parques comerciais para fornecer conectividade de rede local, oferecendo vantagens significativas sobre soluções tradicionais baseadas em cobre. POLs proporcionam menor consumo de energia, maior segurança, implementações mais escaláveis e menor custo total de propriedade (TCO).

Devido ao potencial ilimitado de largura de banda da fibra, optical LAN é a solução definitiva de longo prazo, disponível atualmente em velocidades de 10 Gbps, mas facilmente escalável para 25 Gbps  

A Furukawa atua no mercado para cabos de cobre e fibra óptica na América Latina. Com o acordo, a Furukawa incorporará os equipamentos de rede óptica da Nokia em sua solução Laserway de Passive Optical LAN, comercializada por seu ecossistema de parceiros para o mercado corporativo.

Helio Durigan, vice-presidente executivo da Furukawa, disse: “A parceria entre a Furukawa e a Nokia traz aos nossos clientes uma solução inovadora e de última geração, que permite grandes benefícios de sustentabilidade, com redução do consumo de energia e, ao mesmo tempo, proporciona uma plataforma tecnológica confiável e segura, que potencializa a governança corporativa”.

Marcelo Entreconti, líder de Enterprise para América Latina na Nokia, disse: “Devido ao potencial ilimitado de largura de banda da fibra, optical LAN é a solução definitiva de longo prazo, disponível atualmente em velocidades de 10 Gbps, mas facilmente escalável para 25 Gbps. A Nokia implementou redes de missão crítica para mais de 2.200 clientes corporativos líderes nos segmentos de transporte, energia, varejo, indústria, webscale e para o setor público, em todo o mundo. Estamos orgulhosos em firmar essa parceria com a Furukawa, que tem uma longa história de trabalho com mercado corporativo no Brasil em integração e validação de tecnologia.”

Optical LAN
Optical LAN é uma tecnologia de rede de fibra que atende às necessidades em evolução de aplicações corporativas de alta capacidade e requer menos equipamentos, cabeamento, espaço e significativamente menos energia do que as redes tradicionais baseadas em switch. Trata-se de uma tecnologia à prova de futuro, particularmente vantajosa para edifícios de vários andares, redes de campi, para aplicações que usam muitos dados e para locais com arquitetura desafiadora, como edifícios históricos, com cabeamento óptico pré-conectorizado e cabos ópticos finos que requerem infraestrutura mínima para viabilizar a instalação.

Além de usar menos energia do que as redes tradicionais, redes Optical LAN usam menos plástico e entregam uma vida útil mais duradoura.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.