A versão 2.0 da plataforma MatchIT – que faz o match entre vendedores e compradores de serviços de TI por meio de Inteligência Artificial – foi lançada nesta sexta-feira (19/8) e traz como novidade a qualificação dos sellers a partir de cinco selos que auferem a maturidade de cada vendedor de serviços de TI – Verified, Certified, Gold, Platinum e Black.
“Esses selos vêm reforçar a nossa curadoria na plataforma”, afirma Rose Ramos, CEO e co-fundadora da MatchIT. “A nossa ideia é reduzirmos o atrito natural que existe entre buyers e sellers no processo de homologação de fornecedores. E isso já é feito em até três minutos, automaticamente”, acrescenta a empresária.
Na prática, os selos indicam se os sellers da plataforma têm como comprovar diversos itens. Entre eles, se estão com a situação financeira e fiscal em ordem, se não trazem processos judiciais, se estão em dia com as diversas certidões governamentais, se os clientes que alegam ter em carteira são, de fato, reais; se adotam preceitos de segurança da informação, privacidade e da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGDP). Por fim, a partir do selo Gold são auferidas, inclusive, questões que falam diretamente dos objetivos de ESG (sigla do inglês para ambiental, social e governança), como diversidade entre seus funcionários, clima e cultura da empresa e se o seu impacto social. São levados em conta, ainda, depoimentos positivos de outros buyers da plataforma a respeito daquele fornecedor de serviços.
Simples e fácil
“Queremos simplificar para os buyers, a seleção dos melhores fornecedores de TI. E, para os sellers, facilitar a sua pré-homologação, para que o seu processo de captação de novos clientes e contratos seja transparente e objetivo”, diz Rose. Na base desta inovação está a inteligência de dados da MatchIT, sua capacidade de curadoria e uma parceria com a startup Gedanken, que automatiza o processo de cadastro e análise de risco de crédito e de reputação de empresas.
Rose explica que para submeterem suas empresas aos selos de qualidade, os sellers precisam ter o plano Seller Premium ou contratar a qualificação à parte, com taxas que variam de R$ 100 a R$ 800, conforme o selo em vista. Eles têm vigência de um ano e a auditoria de riscos financeiros e jurídico é feita a cada seis meses. Segundo a co-fundadora da MatchIT, 6 fornecedores de serviço já obtiveram, em um plano piloto, seus respectivos selos.
A plataforma MatchIT conta hoje com 750 usuários, sendo que perto de um terço desse total são buyers e dois terços sellers. Sua meta é chegar a 2,5 mil usuários (mantendo essa mesma proporção) dentro de um ano.
Reconectar com Tecnologia
O lançamento dos selos de qualidade ocorreu, hoje, durante o evento “Reconectar com Tecnologia”, na Live University, organizado pela MatchIT. Estiveram presentes como palestrantes Celso Hiroo Ienaga, sócio da Cambridge Family Enterprise Group e sócio gestor na Dextron Consulting; Marcelo S. Reis, professor doutor no Instituto de Computação da UNICAMP e membro do Laboratório de Inteligência Artificial Recod.ai., Ruy Magalhães, fundador da Café com Comprador; Ivan Nevado, diretor de TI da Rede D’Or e CTO da MatchIT; Edney “Interney” Souza, professor, palestrante e empreendedor; Rose Ramos, co-fundadora da MatchIT e Danielle Branco, gerente de Compras de TI na Via Varejo SA.
Serviço
www.matchit.com.br
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