A Americanas S.A. e o Google Cloud, o braço de tecnologias de Nuvem do Google, anunciaram nesta sexta-feira (19/8) uma parceria estratégica de longo prazo, com foco em coinovação, para impulsionar o compromisso da Americanas S.A. como multiplataforma de inovação tecnológica presente nas várias jornadas de consumo de seus mais de 53 milhões de clientes. Esta é a primeira parceria do tipo com um varejista no Brasil. Por meio de tecnologias de ponta, a parceria tem como objetivo gerar novas oportunidades de negócios, trazer ganhos de eficiência com um novo nível de excelência operacional, além de reimaginar a experiência do cliente com hiper personalização.
“Somos uma multiplataforma de inovação tecnológica e atuamos de forma ágil, com análise de dados que sustentam nosso planejamento e antecipação de cenários para gerar a melhor experiência de consumo para todos os nossos clientes. Esta parceria estratégica com um player com tanta experiência em seu campo de atuação vai nos trazer ainda mais oportunidades, não só de eficiência, mas também de inovação em novos modelos de negócios. É transformador, reinventa a indústria. E está completamente alinhada ao nosso propósito de somar o que o mundo tem de bom para melhorar a vida das pessoas”, explica Márcio Cruz, CEO de Plataforma Digital da Americanas S.A.
A parceria, articulada pelo braço de transformação de infraestrutura digital e tecnologia de Nuvem do Google, também habilita uma dinâmica de trabalho conjunto entre a Americanas S.A. e algumas áreas do Google para potencializar a criação e lançamento de novas soluções focadas no varejo, e-commerce, logística e fintech. Estarão envolvidos times multidisciplinares e a iniciativa passará também por capacitação e formação de profissionais de tecnologia.
“Empresas de todos os segmentos já começaram ou vão entrar em uma jornada de disrupção para se tornarem empresas de tecnologia. E o Google Cloud tem sido um importante aliado, atuando como parceiro de negócio e disponibilizando inovadoras tecnologias desenvolvidas por anos no Google para ajudá-las a alavancar a Transformação Digital, trazer inovação para todas as etapas de suas cadeias de valor e criar melhores experiências para os clientes”, explica Eduardo López, presidente do Google Cloud para a América Latina. “Estamos muito felizes em atuar junto à Americanas para gerar coinovação para indústria e, assim, acelerarmos a transformação do varejo brasileiro”, complementa.
O acordo entre Google Cloud e Americanas prevê três principais frentes:
Hiper personalização da experiência do cliente: com a implementação de uma jornada de transformação das suas lojas físicas em pontos digitais de experiência e consumo, baseada em dados, insights e inteligência contextual, a Americanas S.A. trará uma experiência mais fluida em todas as etapas da jornada. Além disso, a habilitação da estratégia de dados focada em hiper personalização autônoma, somada às soluções do Google Cloud para o varejo, permitirá que os consumidores encontrem produtos com maior facilidade, tenham melhores recomendações e uma experiência de compra e atendimento mais customizada, eficiente, prática e inteligente em qualquer plataforma ou canal de consumo.
Tecnologia para inovar: com uma base tecnológica moderna, e o uso intensivo de soluções de Inteligência Artificial e Machine Learning do Google Cloud, a Americanas S.A. habilitará uma análise de dados mais inteligente, e em tempo real, trazendo mais otimização e inovação para diversas áreas de negócio. Além disso, a escolha do Google Cloud também está alinhada com a estratégia ESG da Americanas: o uso intensivo da Nuvem mais limpa da indústria permitirá controlar a pegada de carbono na expansão sustentável das operações da companhia.
Excelência operacional: para otimizar custos diretos da operação e oferecer diferenciais mais fortes e um melhor serviço para o consumidor, a Americanas S.A. irá investir em soluções do Google Cloud que permitem prever a demanda e controlar o estoque para tomar decisões em tempo real, trazendo maior visibilidade sobre a cadeia de suprimentos. A varejista também vai agilizar ao máximo o processo de entrega com uma solução que otimiza a última milha, atuando diretamente no planejamento dos operadores de logística e resolvendo solicitações de planejamento de rota quase em tempo real.
Um projeto da parceria, anunciado em maio, é o Plus Codes, que, ao todo, pretende inserir 30 mil moradias de Paraisópolis – considerada a segunda maior comunidade da cidade de São Paulo – na rede de entregas do ecossistema da Americanas, com acesso aos seus vendedores, lojas, mercados e todos os possíveis novos serviços. Com iniciativas como essa, as empresas pretendem dar o tom da reinvenção do varejo, que amplia mercados atendidos, abarca novas tecnologias, expande possibilidades de experiência e gera crescimento de negócios com impacto social e sustentável.
Serviço
www.americanas.com.br
cloud.google.com
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo