book_icon

Qualcomm apoia estudantes de graduação em tecnologia via Lumina, fundo de doação da Unicamp

Serão doados US$ 750 mil em três anos com foco em bolsas de engenharia e ciência da computação no Brasil –

Qualcomm apoia estudantes de graduação em tecnologia via Lumina, fundo de doação da Unicamp

A Qualcomm Technologies, anunciou uma doação condicional de US$ 750.000 por três anos para a Fundação de Desenvolvimento da UNICAMP (FUNCAMP) em São Paulo, Brasil. O Fundo Patrimonial Lumina da UNICAMP (LUMINA) –Fundo de Doação da Universidade de Campinas (UNICAMP), uma fundação de conversão dedicada a tornar acessíveis oportunidades educacionais, apoiará bolsas de estudo por três anos destinadas a estudantes de graduação de baixa renda e do público feminino, que cursam engenharia e ciência da computação. A doação financiará bolsas de estudo e fornecerá acesso a plataformas de borda inteligente conectadas, em 5G, IA, computação, XR e IoT da Qualcomm Technologies. A Unicamp é uma instituição pública de pesquisa conhecida por liderar os esforços de pesquisa no Brasil e é a melhor classificada em Engenharia Elétrica na América Latina. Essa doação reflete um compromisso estratégico contínuo entre a Qualcomm Technologies e a FUNCAMP e oferece o uso das plataformas da Qualcomm Technologies nas salas de aula e laboratórios.

A doação financiará bolsas de estudo e fornecerá acesso a plataformas de borda inteligente conectadas, em 5G, IA, computação, XR e IoT da Qualcomm Technologies  

“A Unicamp vê o valor em nutrir a paixão dos alunos por engenharia e ciência da computação e estamos orgulhosos de apoiar a universidade enquanto ela prepara um grupo diversificado de futuros engenheiros”, disse John Smee, senior vice president, Engineering da Qualcomm Technologies. “Estamos comprometidos em despertar a paixão dos jovens por ciência, tecnologia, engenharia e matemática, e esperamos que a doação ajude a inspirar a próxima geração de estudantes a desenvolver novos aplicativos em nossas plataformas de ponta, para enriquecer a vida das pessoas.”

“Estamos muito orgulhosos dessa iniciativa e parceria com a Qualcomm Technologies”, disse Antonio José de Almeida Meirelles, reitor e professor da Unicamp. “Esta será a aplicação mais importante dos recursos destinados ao fundo Lumina. Neste caso, estamos realizando uma ação em parceria com uma empresa que atua em inovação e tecnologia. Além de preparar graduandos de alto nível para o mercado de trabalho e contribuir para o desenvolvimento tecnológico e a geração de riqueza, estamos trabalhando efetivamente para aumentar a inclusão de jovens estudantes e em situação de vulnerabilidade econômica em uma das melhores universidades da América Latina e em países em desenvolvimento, ou seja, atuando amplamente na agenda de inclusão por meio da educação”.

A Qualcomm é uma empresa mundial em inovação em tecnologia sem fio e a força motriz por trás do desenvolvimento, lançamento e expansão do 5G. Quando conectamos o telefone à internet, nasceu a revolução móvel. Hoje, nossas tecnologias fundamentais habilitam o ecossistema móvel e são encontradas em todos os smartphones 3G, 4G e 5G. Levamos os benefícios da mobilidade para novos setores, incluindo automotivo, internet das coisas e computação, e estamos liderando o caminho para um mundo onde tudo e todos podem se comunicar e interagir perfeitamente.

Fundada em 1966, a Universidade de Campinas (Unicamp) é uma universidade pública de primeira linha com foco em ensino e pesquisa de ponta. Localizado no estado de São Paulo, seus seis campi são polos de excelência acadêmica ligados à indústria e à sociedade.

Reconhecida internacionalmente como uma das principais universidades da América Latina, a Unicamp abriga 24 escolas comprometidas com atividades de ensino, pesquisa e extensão, abrangendo a maioria das áreas do conhecimento. Possui 20.546 alunos de graduação, 17.278 alunos de pós-graduação e 1.749 docentes.

Conectada a algumas das melhores universidades do mundo, a Unicamp possui mais de 500 acordos acadêmicos permanentes com universidades de mais de 50 países e recebe cerca de 2.000 estudantes internacionais.

A universidade é responsável por cerca de 12% da produção de Pós-Graduação e 8% do total de pesquisas realizadas no Brasil. A Unicamp é líder em produção acadêmica média entre as universidades brasileiras.

Serviço
www.unicamp.br

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.