Uma nova previsão da International Data Corporation (IDC) mostra que as receitas mundiais no mercado de aplicativos de colaboração cresceram 28,4% ano a ano em 2021, para US$ 29,1 bilhões. Esse crescimento foi impulsionado por uma série de fatores, incluindo empresas expandindo a colaboração para mais pessoas, compra e integração de várias soluções para melhor atender às necessidades corporativas e aumentos de preços e/ou atualizações de recursos. E o crescimento se estendeu a todos os mercados e submercados de colaboração identificados pela IDC, incluindo aplicativos de colaboração em equipe, conferências, eventos virtuais, comunidades corporativas e aplicativos de e-mail.
Os ventos a favor do mercado são óbvios: os aplicativos colaborativos permitem que as pessoas trabalhem de qualquer lugar, criem uma comunidade de trabalho mais produtiva e inclusiva e são essenciais para transformar digitalmente um negócio. E o crescimento de trabalhadores da linha de frente mais conectados – e todos os outros tipos de trabalhadores – continuará durante o período de previsão.
“A expectativa e a adoção desses aplicativos dentro e fora do local de trabalho são agora um dado adquirido”, disse Wayne Kurtzman , vice-presidente de Pesquisa, Social, Comunidades e Colaboração da IDC. “Nos próximos anos, as plataformas de colaboração se tornarão mais atraentes, visuais, funcionais e baseadas na comunidade. Esses recursos, auxiliados pela inteligência, evoluirão rapidamente e oferecerão suporte ao trabalho de qualquer lugar. Um novo conjunto de métricas também será desenvolvido para vincular as atividades ao cliente resultados. A IDC estima que o mercado de aplicativos colaborativos crescerá para US$ 63,8 bilhões até 2026”, revelou.
Os destaques da previsão da IDC incluem o seguinte:
• O aumento de parceiros e clientes que desejam colaborar com qualquer empresa é significativo e continua a crescer. No entanto, muitas empresas ainda demoram a aceitar a oferta de colaboração.
• As comunidades empresariais serão um mercado a ser observado. As empresas que não fornecem uma comunidade bem moderada terão usuários, mesmo para empresas business-to-business (B2B), formando rapidamente comunidades onde a empresa não pode aproveitá-las.
• Eventos virtuais, ou talvez mais chamados de eventos digitais, representam uma grande oportunidade para envolver o público que pode não poder viajar para eventos importantes. Apoiado nas comunidades, isso cria engajamentos contínuos no ritmo do indivíduo.
• Uma empresa totalmente conectada, ampliada com colaboração e inteligência, já está começando a criar uma nova era de métricas. Os KPIs mais recentes incluirão os principais indicadores comportamentais (KBIs) que analisam os efeitos do gerenciamento situacional, criatividade, colaboração e solução de problemas e estarão vinculados aos resultados reais do cliente. As integrações são fundamentais para essa evolução.
O relatório da IDC Worldwide Collaborative Applications Forecast, 2022–2026: Adoption Creates the Collaboration Stack analisa o futuro em evolução do mercado de aplicativos colaborativos e como nos conectamos, nos reunimos, colaboramos, formamos comunidade e medimos o impacto de trabalhar em conjunto. O relatório fornece uma previsão de cinco anos para a receita de aplicativos de colaboração em todo o mundo em dólares atuais e constantes, bem como a receita por região geográfica e tipo de implementação (Nuvem e não-Nuvem).
Serviço
www.idc.com
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo