book_icon

Inovação é a única alternativa para quem quer fazer carreira em Tecnologia da Informação

A realidade digital chegou a todas as empresas dos mais diversos segmentos. Entre mudanças e novos hábitos que precisaram ser assimilados no dia a dia corporativo, a tecnologia se fez onipresente com novas soluções e ferramentas. Assim, entre tantas situações com que os gestores tiveram de lidar nos últimos anos, a falta de profissionais especializados para suprir as demandas digitais é uma das mais latentes. As tecnologias cresceram muito em qualidade, o que exige profissionais qualificados e com alto grau de especialização para atender à nova realidade dos negócios. Assim, os interessados em ocupar esses cargos precisam estar alinhados ao que há de mais moderno e inovador na tecnologia.

A questão é que o próprio mercado de TI está mudando. Hoje, as empresas procuram profissionais que não tenham medo do novo e estejam dispostos a conhecer uma tecnologia que vai agregar ainda mais valor a sua trajetória. Assim, as vagas disponíveis não têm mais um fator, perfil ou característica determinante. As melhores organizações sabem que precisam oferecer um ambiente acolhedor, inclusivo e desafiador. Nem sempre foi assim, evidentemente. Historicamente, o perfil de quem trabalhava com tecnologia era predominantemente masculino. Felizmente, isso está mudando, com maior participação feminina na área e pessoas que migram de outras carreiras, como design e publicidade, para boas colocações em tecnologia.

O cenário diverso traz diferentes pontos de vista para dentro das empresas e departamentos de tecnologia – o que desencadeia uma série de mudanças na forma como as pessoas lidam com o próprio trabalho. Agora, a palavra de ordem é estar alinhado às tendências e inovações que surgem continuamente. As organizações precisam de pessoas que buscam o desafio, os aprendizados, o clima e o “propósito” que podem encontrar. É um chamariz e tanto ao lado de pacote de benefícios e de remuneração atrativos. Ao mesmo tempo, é fundamental priorizar a entrega de valor aos clientes e buscar, de forma contínua, o desenvolvimento de todos os profissionais para que eles possam continuar inovando e acompanhando a evolução tecnológica.

Evidentemente não é fácil promover esse ambiente e encontrar bons profissionais que cumpram todos os requisitos. Como já lembrado, há mais vagas disponíveis do que pessoas qualificadas para preenchê-las – ou seja, pode levar algum tempo até essa balança equilibrar. Enquanto isso, algumas medidas ajudam a atrair os melhores talentos e, ao mesmo tempo, estimular a inovação. O clima no ambiente de trabalho, por exemplo, deve ser saudável, leve, integrador, acolhedor e inclusivo. O propósito da empresa deve ser claro. A pessoa deve reconhecer a empresa como um local de desenvolvimento e de aprendizados contínuos, com criação de oportunidades e promoção dos departamentos com autonomia e responsabilidade – além, é claro, de benefícios e remuneração compatíveis com a qualidade e o mercado de trabalho.

O ditado popular ensina que “cavalo selado só passa uma vez”, evidenciando a necessidade de estarmos atentos às oportunidades que surgem em nossas vidas. Mas, no caso do mercado de tecnologia, em vez de esperar o cavalo selado aparecer, espera-se que a própria pessoa vá atrás daquilo que ele deseja e procura. Quando há esse encontro entre um perfil inquieto e com vontade de aprender e uma organização que oferece o ambiente propício para desafiar e estimular o crescimento profissional, a inovação surge de forma natural. Ganha o colaborador, que vai poder se destacar e atingir os objetivos; ganha a empresa, que terá um talento pronto para voar em seu quadro de funcionários.

Por Lázaro Pinheiro, CO-CEO da TrueChange.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.