book_icon

Huawei desenvolve projetos de pesquisa em saúde com inovações em tecnologias para wearables

Com um forte pilar de inovação, a marca lança estudos sobre glicose no sangue, função pulmonar e bem-estar em altas altitudes

Huawei desenvolve projetos de pesquisa em saúde com inovações em tecnologias para wearables

Em junho de 2022, Rico Zhang, presidente da Linha de Produtos Inteligentes e de Saúde da Huawei Consumer Business Group, anunciou os três novos projetos de pesquisa que a companhia está promovendo. Zhang também falou em detalhes sobre a estratégia da marca no campo fitness e bem-estar, que inclui os novos estudos sobre funções pulmonares, glicemia, que representa a concentração de açúcar no sangue, e bem-estar nas altitudes. Os constantes avanços do Huawei TruSeen demonstram a força técnica e preocupação da empresa em liderar continuamente o desenvolvimento de tecnologias para estimular estilos de vida mais saudáveis para seus usuários.

5 gerações de tecnologia, 7 anos de desenvolvimento: a expertise da Huawei em monitoramento do bem-estar
Com ampla experiência na pesquisa de funções fitness e de monitoramento do bem-estar1 em seus wearables, a Huawei conta com o sistema Huawei TruSeen, projetado para acompanhar e medir esses indicadores, que foi colocado em prática há 7 anos. Ao integrar as tecnologias inovadoras da marca com seus renomados laboratórios científicos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e os institutos de pesquisa globais da Huawei, a empresa foi capaz de melhorar a precisão do monitoramento de bem-estar e oferecer uma experiência mais diversificada e enriquecedora aos usuários.

A melhoria nos algoritmos também pode ser atribuída aos avanços contínuos nas capacidades de hardware e análise do Huawei TruSeen.

Em 2016, o Huawei TruSeen 1.0 já era capaz de medir a frequência cardíaca durante repouso. Em 2017, a versão 2.0 passou a monitorar seis tipos de frequência cardíaca ambulatorial, bem como testes de Huawei Trusleep e estresse, trazendo aos usuários uma abordagem mais tangível para promover hábitos saudáveis. No ano seguinte, a Huawei foi pioneira na vida útil da bateria ultralonga de relógios inteligentes, e o Huawei TruSeen 3.0 foi capaz de rastrear os batimentos por minuto (BPM) em tempo real, 24 horas por dia. Em 2019, a geração 3.5 fez avanços trazendo a medição da saturação do oxigênio no sangue (SpO2), frequência cardíaca durante a natação e lembretes de hipóxia em áreas de alta altitude. Em 2020, o Huawei TruSeen 4.0 começou a contar com recursos de detecção precisa de Eletrocardiograma (ECG) e a medição contínua do SpO2. Ano passado, o Huawei TruSeen 5.0+, versão mais recente da tecnologia, apresentou avanços significativos na precisão do monitoramento da frequência cardíaca ambulatorial, adicionou rastreamento de SpO2 em altas altitudes e monitoramento da pressão arterial — é importante ressaltar que nem todos os recursos mencionados estão disponíveis em todos os dispositivos e regiões, e que não são considerados produtos médicos, sendo necessária sempre a consulta a um profissional.

A melhoria nos algoritmos também pode ser atribuída aos avanços contínuos nas capacidades de hardware e análise do Huawei TruSeen. O módulo de frequência cardíaca foi atualizado de um caminho óptico de anéis de 4 Canais para um de 8 Canais, e o layout dos sensores integrados foi redesenhado para ser mais coeso. Além disso, a qualidade de fabricação melhorou e o dispositivo tornou-se significativamente menos suscetível a interferências por conta de sua construção.

A equipe de Pesquisa & Desenvolvimento de fitness e bem-estar da Huawei está comprometida em investir em pesquisas fundamentais para melhorar ainda mais a precisão do monitoramento de dados. Além de pesquisar hardware e software, a Huawei realizou estudos detalhados sobre as três variáveis que têm o efeito mais significativo na precisão do monitoramento da frequência cardíaca: cenários de treino diversificados, diferenças entre grupos populacionais e mudança de fatores ambientais.

Como resultado do foco da Huawei no desenvolvimento de melhores tecnologias, os vestíveis da marca têm apresentado importantes avanços tecnológicos no campo de bem-estar. O Huawei Watch GT 2 Pro ECG, o Huawei Watch D e o aplicativo ECG da marca — que não estão disponíveis no Brasil – foram registrados na Administração Nacional de Produtos Médicos da China como dispositivos médicos classe II, podendo realizar a triagem precoce para problemas cardiovasculares, como fibrilação atrial, batidas prematuras e anormalidades na pressão arterial.

Superando desafios: HUAWEI WATCH D
Em 2021, o Huawei Watch D foi registrado na Administração Nacional de Produtos Médicos da China, e passou pela verificação clínica por várias instituições profissionais, que afirmaram que suas medidas são precisas e confiáveis.

O Huawei Watch D tem uma inovadora micro bomba de ar que é do tamanho de uma moeda e pode ser pressurizada a 300 mmHg, para que o dispositivo consiga medir a pressão arterial de até 230 mmHg – intervalo de medição similar a esfigmomanômetros regulares. O airbag de dupla camada incha quando está inflado, a fim de aproximá-lo do braço para detectar mais precisamente mudanças de onda de pulso.

Fazer o medidor de pressão arterial do pulso compacto e confortável sem comprometer sua precisão foi um grande desafio para os engenheiros da Huawei. Felizmente, o Huawei Watch D tem apoio de uma poderosa equipe focada em pesquisa de algoritmos, composta por especialistas em áreas como hemodinâmica, modelagem de fisiologia cardiovascular, Machine Learning de Inteligência Artificial e Big Data. Aproveitando sua experiência em biomedicina e as capacidades de engenharia da Huawei, as equipes foram capazes de transformar conceitos médicos complexos em funções de bem-estar¹ convenientes para o público em geral.

Como resultado dos esforços dos engenheiros ao longo de 7 anos, com mais de 80 patentes relacionadas registradas e mais de 400.000 dados de pressão arterial coletados, eles conseguiram adicionar a tecnologia tradicional de medição de pressão arterial oscilográfica nos wearables da marca.

A equipe de P&D não parou por aí: foram pioneiros na primeira tecnologia híbrida de medição da pressão arterial, tornando possível o monitoramento em qualquer lugar e a qualquer momento. Ao integrar a microbomba e PPG, ambos métodos de monitoramento da pressão arterial, o Huawei Watch D é capaz de oferecer uma única medição mais precisa desse indicador de bem-estar. Além disso, a tecnologia PPG também suporta rastreamento contínuo e da pressão arterial sem precisar de manguitos.

Três novos projetos de pesquisa em saúde: liderando o caminho para o futuro do bem-estar digital
Por meio de inovação e investimentos contínuos, a Huawei construiu vantagens líderes do setor em hardware, software e serviços ecossistêmicos. Ao longo de anos de acúmulo de tecnologia e feedback da experiência do usuário, a marca trouxe um enorme valor para os consumidores no monitoramento do coração, pressão arterial, vasos sanguíneos e saúde respiratória. Em 2022, a Huawei lançou três projetos inovadores de pesquisa em saúde: o monitoramento de glicose no sangue, função pulmonar e saúde em altas altitudes.

A Huawei continua a explorar tecnologias invasivas, minimamente invasivas e não invasivas no campo de pesquisa de açúcar no sangue, para proporcionar triagem e o acompanhamento dos riscos de hiperglicemia de forma mais conveniente e confortável.

Simultaneamente, a companhia continua pesquisando doenças respiratórias crônicas, e lançou estudos sobre dois grandes desafios à saúde respiratória: função pulmonar e rastreamento de doenças pulmonares obstrutivas crônicas.

Além disso, à medida que as viagens para altas altitudes se tornaram mais populares, a Huawei tem trabalhado para melhorar os recursos relacionados em seus vestíveis, e tem feito grandes avanços na medição de SpO2 nessas condições.

Os três projetos de pesquisa em saúde da Huawei representam avanços e inovações baseadas em tecnologias de ponta para wearables da marca, visando ajudar os usuários a identificar possíveis riscos à saúde e oferecer acesso a um monitoramento mais preciso e abrangente, para que possam acompanhar seu bem-estar de forma mais proativa.

Sistema de monitoramento de exercícios Huawei TruSport: múltiplas possibilidades de treino
Huawei TruSport é um sistema de exercícios especializado. Em 2021, a Huawei lançou o Running Ability Index (RAI), ferramenta que mede a resistência e a eficiência do estilo de corrida do usuário. Em geral, um corredor com maior RAI tem melhor desempenho nas competições.

Quando um usuário corre ao ar livre em uma determinada intensidade e certa duração, o Huawei Watch GT Runner, por exemplo, obtém dados detalhados e precisos, como o ritmo, frequência cardíaca e a distância de corrida, e então usa essas informações para avaliar de forma inteligente a capacidade de corrida, pressão e carga de treinamento em diferentes fases e o tempo de recuperação, entre outros elementos – além disso, a marca trabalhará com parceiros do setor em mais pesquisas sobre campos esportivos segmentados, a fim de melhorar a capacidade e abrangência de seu sistema.

Tecnologia segura: proteção da privacidade do usuário
Privacidade e segurança do usuário são prioridades para a Huawei. A empresa acredita que estes são direitos fundamentais dos consumidores e que cada um deve ter controle total de seus dados. Comprometida em desenvolver e utilizar sistemas seguros para proteger a privacidade dos consumidores, seus vestíveis inteligentes possuem rigorosos princípios de proteção, e a marca só trabalha com parceiros igualmente preocupados e preparados. Para a Huawei, é imprescindível cumprir com esses preceitos durante a coleta, autorização, transmissão e armazenamento de dados, para que os consumidores possam ter certeza de que sua privacidade está protegida e os dados estão em boas mãos.

Com reconhecimento profissional e capacidade técnica cada vez em mais destaque, os wearables da marca como o Huawei Watch GT 3 Pro, Huawei Watch D e o Huawei Watch GT Runner estão ganhando a confiança dos consumidores e especialistas. A inovação contínua da Huawei está liderando a era do bem-estar digital, ajudando a alcançar todo o potencial de percepção inteligente do corpo humano e a trazer saúde digital para cada pessoa, família e indústria.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.