Presente na maioria dos processos do dia a dia, a logística é essencial para que o ser humano tenha produtos e serviços disponíveis para exercer sua vida pessoal e profissional. No entanto, quando a logística não é executada de maneira eficiente e ágil, os problemas de infraestrutura e insatisfação aparecem. Entregas não realizadas no horário previsto, emissão de CO2, distância percorrida e tempo de roteirização estão entre as principais dores das empresas que atuam no setor de logística, de acordo com Dados da RoutEasy, startup que oferece soluções 360 no segmento.
Para cobrir esse gap do mercado, a empresa investe na utilização de tecnologia e software próprio para atribuir excelência aos seus mais de 300 clientes. Para isso, ter informações e dados em tempo real sobre todos os processos de entrega é essencial tanto para as marcas quanto para os seus consumidores. “Ter visibilidade completa da operação como, por exemplo, onde está a entrega, qual a situação do pedido e daqui quantos dias ou horas ela estará no destino estreita a relação de confiança entre os e-commerces e seus clientes”, pontua Caio Reina, CEO e fundador da startup. “Além disso, a RoutEasy contribui para a área de Business Inteligence das empresas com uma interface simples para que os usuários criem seus relatórios e dashboard para dar suporte e argumento às tomadas de decisão”, diz.
A RoutEasy atua no mercado por meio de 3 módulos: gestão, otimização e orquestração para o first e o last mile, contando com tecnologia e Inteligência Artificial presentes no planejamento, controle operacional e gerenciamento de rotas de entregas, coletas e serviços de campo.
A Inteligência Artificial entra para otimizar e integrar processos, atribuindo maior produtividade e menor custo de entrega, além da garantia da qualidade do serviço que chega ao consumidor final. Além disso, a IA também é aliada do sistema na análise de informações da carga, como características das mercadorias, destinos e disponibilidade de veículos.
Com essas informações, a startup já teve casos de redução de até 40% dos custos operacionais. Em outros, em praticamente 10% a emissão de CO2 e as distâncias percorridas. Ou seja, a análise de Dados é fundamental para otimizar os processos e oferecer uma experiência cada vez melhor para o setor. Além dos serviços de otimização e gestão, a startup também oferece o serviço de orquestração de logística de forma a possibilitar same day delivery, o Maestro. Produto lançado em abril de 2022, o Grupo Pão de Açúcar é um early adopter da solução e já apresenta sucesso na utilização do mesmo em mais de 200 lojas.
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo