A BlackBerry Limited e a Corvus Insurance divulgaram nesta quarta-feira (10/8) o estudo BlackBerry Cyber Insurance Coverage, mostrando que as empresas estão cada vez mais preocupadas em como atenderão aos pedidos de resgates de ransomware. Apenas 19% dos entrevistados têm limites de cobertura de ransomware acima de US$ 600 mil, enquanto mais da metade (59%) espera que o governo cubra os prejuízos quando ataques futuros estiverem vinculados a outros estados-nação.
As pequenas e médias empresas (SMBs) – que se tornaram alvo favorito dos criminoso – estão especialmente preocupadas. Das empresas com menos de 1,5 mil funcionários, apenas 14% têm um limite de cobertura superior a US$ 600 mil. Um relatório recente da Forrester estimou que uma violação de dados típica custaria em média à organização US$ 2,4 milhões para investigar e recuperar. Talvez sem surpresa, 50% dos entrevistados de SMB esperavam que o governo aumentasse a ajuda financeira em todos os incidentes de ransomware.
“Não só há mais ameaças de ransomware do que nunca, mas os criminosos são mais implacáveis. Eles vão fazer ameaças e esperar pacientemente para extrair o máximo da extorsão”, disse Shishir Singh, vice-presidente executivo e CTO de Segurança Cibernética da BlackBerry. “Para organizações sem seguro, isso potencialmente as coloca em risco extremo. O submundo cibernético está cada vez mais compartilhando aprendizados e parcerias para tornar as ameaças o mais eficientes possível. É vital que as empresas fortaleçam sua postura de segurança contra essas ameaças, complementando o seguro com uma prevenção em primeiro lugar para reduzir o risco geral”, completou.
Muitas empresas relataram coberturas de segurança cibernética mal adaptadas à sua situação atual. Mais de um terço (37%) dos entrevistados não estão cobertos atualmente por nenhuma demanda de pagamento de ransomware, enquanto 43% não estão cobertos por custos auxiliares, como custos judiciais ou tempo de inatividade de funcionários.
Ao mesmo tempo, o seguro cibernético tornou-se mais difícil de obter, devido ao aumento dos requisitos de software impostos pelos corretores de seguros. Mais de um terço (34%) dos entrevistados tiveram a cobertura negada por não atenderem aos requisitos específicos de software de detecção e resposta de endpoint (EDR). No entanto, esses requisitos aumentados podem ter um impacto real na redução dos pagamentos de resgate.
“Embora possa parecer contra-intuitivo, continuar a aderir aos requisitos de software é uma das melhores maneiras de combater a indústria de ransomware”, disse Vincent Weafer, CTO da Corvus. “Somente em nosso portfólio, observamos uma redução de 50% na proporção de pedidos de resgate que acabam sendo pagos. Uma melhor adoção de software é um elemento crítico para posicionar melhor as organizações para enfrentar os invasores”, finalizou.
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