book_icon

Quase 80% das empresas financeiras usam IA para melhorar serviços e reduzir fraudes

A pesquisa State of AI in Financial Services, da Nvidia, detalha o crescimento da adoção de IA nos mercados de capitais, bancos de varejo e empresas de investimento

Quase 80% das empresas financeiras usam IA para melhorar serviços e reduzir fraudes

O uso de Inteligência Artificial (IA) está impulsionando a inovação em todo o setor de serviços financeiros. Das maiores empresas que negociam em Wall Street, passando por grandes bancos às fintechs, há uma crescente demanda por usar essa tecnologia como chave para melhorar serviços e reduzir fraudes. De acordo com a pesquisa “State of AI in Financial Services”, 78% dos profissionais de serviços financeiros afirmam que sua empresa usa computação acelerada para fornecer aplicações habilitadas para IA por meio de Machine Learning (ML), Deep Learning ou computação de alto desempenho. O estudo foi realizado pela Nvidia e detalha o crescimento da adoção de IA nos mercados de capitais, bancos de varejo e empresas de investimento.

Cibersegurança, soberania de dados, gravidade de dados e a opção de implementação no local, na Nuvem ou usando Nuvem híbrida são áreas de foco para empresas de serviços financeiros que consideram onde hospedar sua infraestrutura de IA

“A tecnologia de IA carrega potenciais infinitos dentro do mercado financeiro. Esse é só o começo do que uma análise de dados feita com tecnologia de ponta pode proporcionar. Essa é uma tendência que está sendo abraçada por novas fintechs, que nascem com um DNA focado em tecnologia, e está sendo percebida por grandes e antigas instituições, como os bancos. É algo que, em breve, deverá ser comum em todo o mundo, sobretudo no quesito de garantir maior segurança”, comenta Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da Nvidia para América Latina.

Com mais de 70 bilhões de transações de pagamento em tempo real processadas globalmente em 2020, as instituições financeiras precisam de sistemas robustos para evitar fraudes e reduzir custos. Assim, a detecção de fraudes envolvendo pagamentos e transações foi o principal caso de uso da IA em todos os entrevistados (31%), seguido por IA conversacional (28%), e negociação algorítmica (27%).

Houve um aumento significativo na porcentagem de instituições financeiras que investem em casos de uso da IA a cada ano. A IA para subscrição aumentou quatro vezes, de 3% de penetração em 2021 para 12% este ano. A IA conversacional saltou de 8% para 28% de um ano para o outro, um aumento de 3,5 vezes.

Enquanto isso, aplicações habilitadas para IA para detecção de fraudes, como a Conheça Seu Cliente (KYC) e Anti-lavagem de Dinheiro (AML), tiveram um crescimento de pelo menos 300%, de acordo com a pesquisa. Nove dos 13 casos de uso agora são utilizados por mais de 15% das empresas de serviços financeiros, enquanto nenhum dos casos de uso ultrapassou essa marca de penetração no relatório do ano passado.

Superando os desafios da IA

Profissionais de serviços financeiros destacaram os principais benefícios da IA na geração de modelos mais precisos, criando uma vantagem competitiva e melhorando a experiência do cliente. No geral, 47% disseram que a IA permite modelos mais precisos para aplicações, como detecção de fraudes, cálculo de risco e recomendações de produtos.

No entanto existem desafios para alcançar os objetivos de IA de uma empresa. Apenas 16% dos entrevistados concordaram que sua empresa está gastando a quantia certa de dinheiro em IA e 37% acreditam que a “falta de orçamento” é o principal desafio para atingir suas metas de IA. Os obstáculos adicionais incluíram poucos cientistas de dados, falta de dados e explicabilidade, com um terço dos entrevistados listando cada opção.

Cibersegurança, soberania de dados, gravidade de dados e a opção de implementação no local, na Nuvem ou usando Nuvem híbrida são áreas de foco para empresas de serviços financeiros que consideram onde hospedar sua infraestrutura de IA. Essas preferências são extrapoladas das respostas para onde as empresas estão executando a maioria de seus projetos de IA, com mais de três quartos do mercado operando em instâncias locais ou híbridas.

Mais da metade dos executivos de nível C concordaram que a IA é importante para o sucesso futuro de sua empresa. As principais respostas à pergunta “como sua empresa planeja investir em tecnologias de IA no futuro?” foram:

1. Contratar mais especialistas em IA (43%);
2. Identificando casos de uso de IA adicionais (36%);
3. Envolver parceiros terceirizados para acelerar a adoção da IA (36%);
4. Gastar mais em infraestrutura (36%);
5. Fornecimento de treinamento de IA para a equipe (32%).

No entanto apenas 23% dos entrevistados acreditam que sua empresa tem a capacidade e o conhecimento para mover um projeto de IA da pesquisa para a produção. Isso indica a necessidade de uma plataforma de ponta a ponta para desenvolver, implantar e gerenciar IA em aplicações corporativas.

Serviço
www.nvidia.com

deep learning

Empresas Financeiras

Estudo

IA

ML

NVIDIA

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital
Edição do mês

Leia nesta edição:

Leia nessa edição sobre tecnologia

CAPA | TECNOLOGIA

5G impõe seu ritmo

Leia nessa edição sobre carreira

MERCADO

Brincadeira de gente grande

Leia nessa edição sobre setorial | saúde

GESTÃO

Backup: a última linha de defesa

Esta é para você leitor da Revista Digital:

Leia nessa edição sobre sustentabilidade

NEGÓCIOS

Terceirização de equipamentos

Maio 2022 | #57 - Acesse:

Infor Channel Digital

Baixe o nosso aplicativo

Google Play
Apple Store

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento