book_icon

BI: otimizar processos gera agilidade e ajuda na tomada de decisões

Tecnologias que automatizam gestão e BI ajudam empresas frente à escassez de profissionais no mercado, afirma o especialista Leonardo Matt, CEO da BXBsoft

BI: otimizar processos gera agilidade e ajuda na tomada de decisões

Encontrar bons profissionais em busca do time ideal não tem sido uma tarefa fácil, mesmo com muitas opções no mercado. E isso independe do segmento em que determinada empresa atua. Para se ter uma ideia, no Paraná, segundo a Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro-PR), há um déficit de 4 mil profissionais, somente no setor de TI (Tecnologia da Informação).

Para o especialista Leonardo Matt, CEO da BXBsoft, empresa curitibana que desenvolve software de Business Intelligence (BI), um dos caminhos para que as empresas possam solucionar este problema é investir na formação de novos profissionais de acordo com as suas necessidades específicas. Porém, muitas precisam de resultados “pra ontem” e esse processo é árduo e o resultado prático não é imediato.

A Transformação Digital tem avançado de forma acelerada nos últimos anos e vem permeando todas as camadas da gestão das empresas e das organizações de forma geral 

Outro caminho, mais rápido, seria apostar na otimização de processos. Recursos tecnológicos podem automatizar tarefas e ajudar a organizar o fluxo de trabalho, gerando praticidade e agilidade, além de levar mais assertividade às atividades diárias, auxiliando, ainda, na tomada de decisões estratégicas.

“Muitas tarefas operacionais podem ser delegadas a softwares, desde o mais básico até o que embute algoritmos de inteligência artificial (IA). A Transformação Digital tem avançado de forma acelerada nos últimos anos e vem permeando todas as camadas da gestão das empresas e das organizações de forma geral”, explica Matt.

O CEO reforça que não só no âmbito operacional, mas também os gerentes e diretores podem contar com a ajuda da tecnologia para serem mais produtivos em suas ações e acertar mais em suas resoluções diante do negócio.

O primeiro passo para empresas que ainda não se beneficiam desses recursos é fazer uma avaliação sobre quais ferramentas podem ser mais bem aproveitadas para otimizar a parte de gestão. Entre os recursos de grande impacto nos processos e que muitas vezes até delimitam o crescimento e a sobrevivência de uma empresa estão os softwares de BI.

“A principal vantagem do uso de recursos de BI está na tomada de decisões de forma mais segura, baseada em dados concisos, resultando na melhoria da lucratividade e na maior sustentabilidade dos negócios”, diz Matt.

Isso é possível porque o BI apresenta todos os indicadores e dados históricos atualizados diariamente e disponíveis para consulta em formato sintetizado e de fácil análise. Assim, o gestor não precisa esperar o fechamento do mês para saber se algo está fora do esperado e pode sugerir redirecionamentos on the fly. “Em outras palavras, pode-se antecipar em semanas a decisão e a ação que precisam ser tomadas em função de algo que está fugindo do planejado, com base nos dados que o software de gestão já coleta e armazena, com ganho de tempo e sem desperdício para o cliente”, explica o CEO da BXBsoft.

Serviço
www.superbi.com.br

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.