book_icon

Provedores de serviços de comunicação selecionam a plataforma NFV para 5G

VMware expande seu portfólio de Telco Cloud com inovações em suas ofertas Telco Core, Edge e RAN
Provedores de serviços de comunicação selecionam a plataforma NFV para 5G

velocidade da 5GOs provedores de serviços de comunicação (CSPs) em todo o mundo – incluindo Millicom, Singtel, Telecom Italia, Telia Company e TIM Brasil – estão adotando a plataforma Telco Cloud da VMware,  para acelerar a geração de receita, automatizar o serviço ciclo de vida e simplificar o gerenciamento de operações.
“O 5G é o futuro e, para participarem da nova economia da nuvem e se tornarem provedores de serviços digitais, os CSPs devem evoluir. As empresas de telecomunicações em todo o mundo estão escolhendo a VMware para impulsionar sua Transformação Digital, adotando uma infraestrutura virtualizada e automatizada, definida por software e construída em NFV”, explica Shekar Ayyar, vice-presidente executivo e gerente geral de telecomunicações de Telco e Edge Cloud da VMware. “Continuamos a impulsionar nosso ritmo de inovação para oferecer um portfólio abrangente de telecomunicações na nuvem e na edge que atenda aos desafios de nossos clientes de hoje e os prepare para as oportunidades de amanhã.”

A VMware e a MobiledgeX anunciam que a oferta MobiledgeX Edge-Cloud R2.0 está certificada para ser executada na plataforma Telco Cloud da VMware, permitindo que os CSPs e seus clientes levem serviços e aplicações de maneira mais integrada à edge 
Clientes do VMware NFV compartilham suas histórias
A plataforma de virtualização de funções de rede (NFV) da VMware conta com mais de 100 operadoras que fornecem seus serviços de telecomunicações a 800 milhões de assinantes em todo o mundo. Os clientes destacam porque escolheram a plataforma Telco Cloud da VMware como base para sua Transformação Digital:
A Millicom é uma provedora de serviços móveis e fixos, dedicada a mercados emergentes na América Latina. Xavier Rocoplan, CTIO da empresa, diz: “oferecer serviços digitais de ponta para os nossos clientes espalhados geograficamente de uma maneira ágil e econômica exige uma base de telco cloud. Selecionamos a VMware como um parceiro estratégico nesse movimento e estamos trabalhando com eles para projetar e implementar uma plataforma consistente para entrega de serviços e aplicações para todas as nossas subsidiárias. Uma vez operacional, nossa rede baseada em nuvem e pronta para 5G nos ajudará a continuar construindo e expandindo nossas rodovias digitais na América Latina.”
A Singtel é um dos principais grupos de tecnologia de comunicações da Ásia, fornece uma gama diversificada de serviços, incluindo soluções fixas, móveis, de dados, internet, TV, tecnologia da informação e comunicação (TIC) e soluções digitais. Mark Chong, CTO do grupo aponta: “como parte de nossa visão Networks 5.0 e da jornada para a virtualização de rede, estamos trabalhando com vários fornecedores de funções de nuvem e rede. A plataforma NFV da VMware nos oferece flexibilidade na implementação de funções de rede virtual de vários fornecedores em uma plataforma consistente e aberta, permitindo projetar uma arquitetura de rede que atende às nossas necessidades exclusivas e ofereça novos recursos fundamentais aos negócios de consumo e corporativos”.
A Telecom Italia é a maior empresa de telecomunicações da Itália, atendendo a mais de 31 milhões de clientes móveis em todo o país. Michele Gamberini, CTIO da companhia, afirma: “estamos desempenhando um papel crítico na transformação digital da Itália, estendendo nossas redes 5G, fibra ótica e LTE e o potencial que elas oferecem. A VMware é o principal parceiro nesse esforço – já operamos uma variedade de funções de rede virtual (VNF), alavancando a infraestrutura VMware Telco Cloud, e pretendemos estender a parceria à medida que evoluímos nossa rede no futuro.”
A Telia Company, principal operadora nórdica e báltica, atende a milhões de clientes todos os dias em uma das regiões mais digitais e conectadas do mundo. Mauro Costa, diretor de rede e infraestrutura de TI da empresa, diz: “estamos constantemente buscando tornar nossas redes mais inteligentes e suaves para oferecer aos nossos clientes a melhor experiência possível durante o uso dos nossos serviços. Isso requer um parceiro de tecnologia confiável que possa nos ajudar a transformar nossa rede para fornecer serviços de última geração – encontramos essa proposta na VMware. Utilizamos a plataforma VMware NFV para orquestrar e fornecer uma variedade de funções e serviços virtuais para milhões de clientes em seis países. O uso de uma única plataforma para gerenciar tudo isso, incluindo o IP Multimedia Subsystem (vIMS), voz sobre 4G (VoLTE), o novo Virtual Mobile Packet Core (vEPC) e outros serviços de valor agregado, nos ajudou a simplificar a entrega de serviços para os clientes, reduzindo a complexidade operacional “.
A TIM Brasil, uma subsidiária da Telecom Italia, é um dos provedores de serviços móveis que mais cresce no País, atendendo a mais de 54,5 milhões de clientes móveis . Leonardo Capdeville, CTIO da companhia, diz: “podemos implantar uma ampla variedade de funções de rede de vários fornecedores líderes de NFV sobre a plataforma da VMware. A interoperabilidade dela com uma infinidade de NFVs nos fornece a flexibilidade necessária para entregar novos serviços aos nossos clientes de uma maneira mais rápida do que nunca. Como atual líder em cobertura 4G em todo o Brasil, acreditamos que construímos uma base sólida de telco cloud, em parceria com a VMware, para poder oferecer suporte aos principais serviços 5G no futuro”.
VMware expande seu portfólio de Telco e Edge Cloud
A companhia está aprimorando continuamente suas ofertas de telco cloud em todas as áreas da rede de telecomunicações – incluindo core, edge e RAN – para ajudar os clientes a alcançar sua visão estratégica de 5G de longo prazo e as metas comerciais imediatas de 4G.
A VMware Telco Cloud Automation, anunciado durante o VMworld 2019 Europe como Projeto Maestro, é uma solução de software para orquestração e automação de nuvem de telecomunicações. Hoje, a VMware anuncia a disponibilidade geral dessa solução de orquestração em nuvem.
VMware Telco Cloud Automation ajuda os CSPs:
Acelere o tempo até a receita do serviço: com uma abordagem simplificada, neutra e compatível com as melhores práticas para projetar e integrar NFVs, funções de rede nativas da nuvem (CNFs) ou serviços de rede.
Automatizar operações com agilidade em múltiplas nuvens: defina e aplique políticas usando um mecanismo de decisão abrangente para automatizar o dia zero até as operações mais complexas.
Aprimorar a experiência do cliente: forneça um novo nível de experiência com serviços adaptáveis e resilientes. A solução combina recursos de tomada de decisão em tempo real com a percepção holística do Telco Cloud para ações ideais de malha fechada que ajudam a oferecer uma melhor qualidade de serviço.
Transformar em redes nativas da nuvem: evolua arquiteturas de rede OpenStack para aplicações nativas na nuvem, com integração e orquestração ininterruptas de máquina virtuais e infraestrutura baseada em contêiner, para uma fundação preparada para as evoluções futuras. Distribua cargas de trabalho no core e na edge de nuvens privadas ou públicas para uma orquestração de rede moderna e unificada.
Simplificar a orquestração: da jornada do CSP com integração nativa às tecnologias de nuvem VMware e VIMs (Virtualized Infrastructure Managers) para obter consistência operacional e facilidade de implementação, maximizando a utilização dos recursos da infraestrutura.
Simplificar a interoperabilidade: construídos como uma solução modular e orientada a modelos, os componentes Generic Virtual Network Function Manager (G-VNFM) e NFV Orchestrator (NFVO) integram qualquer arquitetura ETSI MANO compatível. A Telco Cloud Automation permite a integração baseada em padrões com sistemas OSS / BSS e orquestradores de serviço por meio de interfaces compatíveis com ETSI. Com a tecnologia, a VMware aprimora ainda mais a interoperabilidade e facilita a integração, expandindo as certificações NFV dos parceiros para cobrir a infraestrutura e a orquestração por meio do programa VMware Ready for NFV. Até o momento, a Telco Cloud Automation foi testada e integrada aos NFVs e Cloud Netwrok Fs da Affirmed Networks, Altiostar, Altran, Avi Networks, Mavenir, Metaswitch e VeloCloud.
A VMware e a MobiledgeX anunciam que a oferta MobiledgeX Edge-Cloud R2.0 está certificada para ser executada na plataforma Telco Cloud da VMware, permitindo que os CSPs e seus clientes levem serviços e aplicações de maneira mais integrada à edge. Trazendo a nuvem para a edge e integrando-se à infraestrutura celular, as operadoras e seus clientes podem criar ou aprimorar a experiência dos usuários. Além disso, as empresas trabalharão com os principais ISVs e parceiros de canal para integrar as principais aplicações verticais específicas a esta solução.
VMware e Deutsche Telekom divulgam colaboração em uma plataforma vRAN aberta
A VMware e a Deutsche Telekom estão colaborando em uma plataforma RAN virtual aberta e inteligente (vRAN), baseada nos padrões O-RAN, para proporcionar agilidade às redes de acesso por rádio (RANs) tanto das redes LTE existentes quanto das futuras redes 5G.
A solução, que está planejada para ser testada e validada na sede da Deutsche Telekom em Bonn, na Alemanha, utiliza processadores Intel e o FlexRAN, uma plataforma de referência de software vRAN, para executar cargas de trabalho vRAN na plataforma Telco Cloud da VMware.
Cloud e Edge Networking para hoje e amanhã
A VMware está na vanguarda para ajudar os provedores de serviços a desenvolver seus portfólios de serviços de nuvem e rede, criar novos fluxos de receita e acelerando a transformação da rede de longa distância (WAN) de seus clientes. De fato, o VMware SD-WAN by VeloCloud pode ajudar os clientes dos provedores de serviços a obter implementações de WAN mais rápidas, reduzir custos e melhorar o desempenho de aplicações e redes em comparação com a WAN existente.

Últimas Notícias
Você também pode gostar

Comentários

  1. Alexandre

    Poderiam informar quem é o autor desta reportagem?

    1. Irene Barella

      Oi Alexandre. Obrigada por ser nosso leitor! Profissionais interessados nos move a sempre melhorar nossos serviços ao leitor. Quaisquer dúvidas sobre este texto pode entrar em contato com Maíra Porto – [email protected]

  2. Alexandre

    Poderiam informar quem é o autor desta reportagem?

    1. Irene Barella

      Oi Alexandre. Obrigada por ser nosso leitor! Profissionais interessados nos move a sempre melhorar nossos serviços ao leitor. Quaisquer dúvidas sobre este texto pode entrar em contato com Maíra Porto – [email protected]

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.