A dataRain, empresa 100% orientada à computação em Nuvem, e um dos mais importantes parceiros da Amazon Web Services (AWS) no Brasil, foi responsável pela migração para Nuvem AWS do Bitz, a conta digital do grupo Bradesco gratuita, operada via aplicativo de smartphone. A solução implementada pela dataRain gerou uma nova e moderna plataforma tecnológica que viabilizou a continuidade das operações financeiras, com menor custo, sem renunciar à segurança e refletindo valores como confiabilidade e credibilidade, alcançadas pela tradicional instituição financeira com quase 80 anos de mercado.
Para que o Bitz pudesse transacionar em um novo ambiente na última edição da Black Friday, a dataRain conduziu a migração em apenas 60 dias. Com uma nova campanha de marketing lançada na última edição da Black Friday e a nova estrutura tecnológica, o Bitz pode conquistar novos clientes e impulsionar a atividade dentro do app. “Inicialmente o desenho da operação era colocar os serviços no ar apenas no final de dezembro, mas a antecipação foi vital para validar alguns conceitos técnicos, suportar a estratégia do negócio e se preparar para a expansão da base de clientes”, conta o CEO da dataRain, Wagner Andrade. “Nossos técnicos vibraram com o desafio proposto pelo Bitz. Fazer a migração de uma plataforma para missão crítica, numa janela de tempo tão curta, ratificou ainda mais nosso compromisso com o cliente”, relata Andrade.
Para o CEO do Bitz, Curt Zimmermann, a Nuvem AWS e a implementação da dataRain em tempo recorde foram fundamentais para o sucesso da empreitada, que inclui o desafio de ganhar tração e atrair novos clientes em meio a um turbilhão de inovações e decisões regulatórias, onde o open-banking e novas tecnologias móveis fizeram surgir centenas de fintechs e serviços financeiros inéditos. “Os fatores críticos eram agilidade para colocar o nosso novo ambiente no ar, elasticidade para acompanhar o rápido crescimento do número de clientes, e fazê-los com muita segurança e investimentos razoáveis, afinal também somos uma startup. Hoje nos concentramos na diversificação dos serviços e no sucesso dos nossos clientes. Nossas preocupações com a infraestrutura de TI são hoje bem menores. Agora virar Unicórnio é o nosso foco principal”, afirma.
Hoje, o Bitz já acumula mais de 6 milhões de clientes e executa campanhas intensas para a atração de novos usuários, que são perfeitamente absorvidas pela plataforma de Nuvem computacional da AWS. “Uma realidade impensável há uma década atrás, quando bancos tinham que implementar e expandir Data Centers com enorme complexidade, gastos e esforço gerencial”, conclui Andrade, da dataRain.
Na dataRain, a área de Financial Services Industry, responsável pelo projeto do Bitz, trabalha estratégias para aprimorar o setor financeiro, com soluções para bancos digitais e fintechs. A dataRain oferece serviços consultivos e profissionais para as fases antes, durante e após a migração para a Nuvem computacional. No período de pré-migração, conta com metodologia para avaliar o quanto as instituições estão prontas para a mudança e quais os principais focos de atenção. Durante a migração há o cuidado em manter todo o sistema original funcionando, enquanto ocorre o sincronismo. Após a migração, a empresa atua com suporte total e sustentação da plataforma.
Serviço
www.datarain.com.br
Leia nesta edição:
CAPA | TECNOLOGIA
Centros de Dados privados ainda geram bons negócios
TENDÊNCIA
Processadores ganham centralidade com IA
TIC APLICADA
Digitalização do canteiro de obras
Esta você só vai ler na versão digital
TECNOLOGIA
A tecnologia RFID está madura, mas há espaço para crescimento
Baixe o nosso aplicativo