A Associação Brasileira de Automação – GS1 Brasil demonstra os benefícios da adoção de padrões de identificação de produtos nas buscas dos marketplaces durante o Fórum E-Commerce Brasil 2022, entre 26 e 27 de julho, no Transamérica Expocenter, em São Paulo (SP). No universo digital, os marketplaces usam numerações únicas para estabelecer a singularidade de um produto e também para permitir a pesquisa de preços e comparações técnicas, por exemplo, para que um produto seja mais facilmente encontrado tanto pelos buscadores do Google quanto pelos consumidores. É o caso do Google Shopping, eBay e Amazon, só para citar alguns.
Adotar uma numeração única como medida é muito simples e garante maior visibilidade nos resultados de busca. Mas, como? O GTIN (sigla em inglês para Número Global do Item Comercial), também conhecido como EAN, código de barras dos produtos, nada mais é do que a numeração que consta abaixo das listas que formam o código de barras, amplamente utilizado pelo varejo físico. Ele é uma das padronizações que estão sob a responsabilidade EAN, Código de Barras, da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, organização sem fins lucrativos que desenvolve e mantém os padrões mundiais mais utilizados para uma comunicação empresarial padronizada e eficiente.
Além do código GTIN ser uma identificação única e intransferível, específica e exclusiva para cada item comercial, ele também permite buscar as informações que foram cadastradas no produto e identificá-lo em qualquer ponto da cadeia de suprimentos. Ou seja, com o GTIN, é possível, de forma ágil e simples, rastrear e comparar itens em sites e plataformas de e-commerce.
O GTIN também possibilita comprovar a origem da mercadoria, gerenciar melhor o estoque, fazer a emissão das notas fiscais e acompanhar os pedidos. Aqui está outro diferencial de mercado, já que a empresa pode acompanhar todas as etapas do pedido, garantindo que o consumidor receba o produto correto no prazo combinado, graças à rapidez e à precisão na entrega.
Com o crescimento expressivo de pedidos a lojas virtuais e a adaptação de negócios físicos para o meio digital como forma de enfrentar a crise decorrente da pandemia do novo coronavírus, diferenciar-se em um ambiente tão competitivo passou a ser mais importante do que nunca. O GTIN é a ferramenta que auxilia as empresas nesse processo, além de promover o engajamento do consumidor para que as lojas protejam seus clientes na compra inequívoca daquilo que procura.
Serviço
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