book_icon

Sem tecnologia não há como cumprir a legislação fiscal e tributária no Brasil

Segundo um levantamento do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), em 33 anos foram editadas 53 novas normas fiscais a cada dia útil, ou 2,21 por hora

Sem tecnologia não há como cumprir a legislação fiscal e tributária no Brasil

Um dos maiores desafios das empresas brasileiras, e inclusive das internacionais que se instalam no País, são as leis e tributações fiscais. Segundo um levantamento do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), de 2021, em um período de 33 anos foram editadas 53 novas normas fiscais a cada dia útil – 2,21 por hora. Nesse sentido, a tecnologia é um dos recursos que mais tem auxiliado as empresas e os contadores a realizarem suas operações rotineiras, por meio da atualização constante dos sistemas, que garantem atender as mudanças das regulamentações fiscais e tributárias.

Nós levamos inteligência para dentro do sistema e oferecemos como ferramenta de alavanca para o empreendedor

“As questões tecnológicas hoje em dia são imprescindíveis. Quando você cadastra o seu produto e vai fazer uma venda interestadual, a inteligência que está dentro do sistema vê a origem e destino, na fase de default ele vê a partilha que precisa ser feita, e tudo isso de forma automática. Ou seja, estamos falando de uma série de processos que no passado eram mais complicados, pois não havia essa tecnologia disponível”, destaca Elisangela Damasco, coordenadora de Consultoria Tributária da Totvs.

Há 40 anos trabalhando com sistema tributário, o professor e CEO da Titax Consultoria Contábil, Mauro Negruni, acompanhou a Transformação Digital do setor e a mudança do papel para os softwares. No entanto, ele chama a atenção para como as mudanças na legislação ainda são caóticas e, por vezes, fazem com que os empresários não se concentrem nos negócios. “Fazer tributação no papel era caótico e continua caótico, uma vez que temos 27 legislações de ICMS, com substituição tributária e tantas outras normas. O empresário precisa cumprir a mesma informação em plataformas diferentes, com softwares diferentes e o ‘coitado’ do tributarista tem que conhecer que no Piauí é de um jeito e que no Rio Grande do Sul é de outro. É muita informação, mas sem software é muito pior”, afirma Negruni.

Em meio a esse cenário, os empresários e tomadores de decisão precisam de sistemas e softwares que correspondam às necessidades do negócio e que, rapidamente, acompanhem as atualizações das normas fiscais. A Totvs, provedora de softwares empresariais, disponibiliza uma página com as principais atualizações da Legislação Fiscal e Tributária brasileira, além de implementar atualizações regulares em suas soluções. “A questão de dar liberdade é o que a gente constrói em dashboards nos nossos produtos, para que o gestor consiga focar – não na lei ou no tributo, especificamente – mas, na decisão que ele vai tomar no futuro, aonde ele quer chegar, seus investimentos e ambições. Nós levamos inteligência para dentro do sistema e oferecemos como ferramenta de alavanca para o empreendedor”, reforça Elisangela Damasco.

Serviço
www.totvs.com

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.