book_icon

Nvidia anuncia plataforma de computação quântica clássica

O Nvidia Quantum Optimized Device Architecture, ou QODA, visa tornar a computação quântica mais acessível

Nvidia anuncia plataforma de computação quântica clássica

A NVvidia anunciou uma plataforma de computação unificada para acelerar avanços em pesquisa e desenvolvimento quânticos em IA, HPC, saúde, finanças e outras disciplinas. O Nvidia Quantum Optimized Device Architecture, ou QODA, visa tornar a computação quântica mais acessível criando um modelo de programação quântica-clássica híbrida coerente. O QODA é um ambiente aberto e unificado para alguns dos computadores e processadores quânticos mais poderosos da atualidade, melhorando a produtividade científica e permitindo maior escala na pesquisa quântica.

Aplicações de curto prazo em química, descoberta de medicamentos, ciência de materiais e muito mais podem agora ser perfeitamente integradas à computação quântica

Especialistas em domínio de HPC e IA podem usá-lo para adicionar facilmente computação quântica a aplicativos existentes, aproveitando os processadores quânticos atuais, bem como máquinas quânticas futuras simuladas usando sistemas Nvidia DGX e uma grande base instalada de GPUs Nvidia disponíveis em centros científicos de supercomputação e nuvens públicas .

“Descobertas científicas podem ocorrer no curto prazo com soluções híbridas combinando computação clássica e computação quântica”, afirmou Tim Costa, diretor de HPC e Quantum Computing Products da Nvidia. “O QODA revolucionará a computação quântica, dando aos desenvolvedores um modelo de programação poderoso e produtivo”, garantiu.

As principais organizações quânticas já estão usando GPUs Nvidia e software Nvidia altamente especializado – Nvidia cuQuantum – para desenvolver circuitos quânticos individuais. Com o QODA, os desenvolvedores podem criar aplicativos quânticos completos simulados com Nvidia cuQuantum em supercomputadores acelerados por GPU.

Na conferência Q2B em Tóquio, a Nvidia anunciou colaborações QODA com fornecedores de hardware quântico IQM Quantum Computers, Pasqal, Quantinuum, Quantum Brilliance e Xanadu; fornecedores de software QC Ware e Zapata Computing ; e centros de supercomputação Forschungszentrum Jülich, Lawrence Berkeley National Laboratory e Oak Ridge National Laboratory.

“A Quantinuum está em parceria com a Nvidia para permitir que os usuários dos processadores quânticos da série H da Quantinuum, desenvolvidos pela Honeywell, programem e desenvolvam a próxima geração de aplicativos híbridos quânticos clássicos com QODA”, disse Alex Chernoguzov, engenheiro-chefe da Quantinuum. “Isso une os computadores clássicos de melhor desempenho com nossos processadores quânticos de classe mundial”, comentou.

“Os recursos híbridos quânticos clássicos desenvolvidos pela Nvidia permitirão que os desenvolvedores de HPC acelerem seus aplicativos existentes, fornecendo uma maneira eficiente de programar recursos quânticos e clássicos em um ambiente consolidado”, disse Yudong Cao, diretor de Tecnologia da Zapata. “Aplicações de curto prazo em química, descoberta de medicamentos, ciência de materiais e muito mais podem agora ser perfeitamente integradas à computação quântica, impulsionando novas descobertas nesses campos à medida que surgem vantagens quânticas práticas”.

Serviço
www.nvidia.com

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.