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Thomson Reuters utiliza gamificação online para formação jurídica

Law in Action (LIA) ajuda estudantes de Direito, candidatos do Exame da OAB e concursos públicos para melhor desempenho em provas

Thomson Reuters utiliza gamificação online para formação jurídica

São inúmeras as dificuldades enfrentadas pelo aluno de Direito na hora de estudar. Com grande volume de material teórico, muitos acabam se perdendo na interpretação das questões ou não conseguem aplicar as disciplinas nas provas.  Para ajudar estudantes de Direito a terem melhor desempenho nas provas, a Thomson Reuters e a Jogos Jurídicos Educação criaram o Law in Action powered by Thomson Reuters (LIA), o primeiro game de formação jurídica no Brasil.

Criado pela edtech em plataforma digital e com conteúdo do selo editorial Revista dos Tribunais da Thomson Reuters, o aplicativo ajuda a desenvolver três habilidades principais nos alunos: leitura e interpretação de texto, aplicação da teoria na prática e resolução de questões de Exame da OAB, Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e concursos públicos.​

Durante todo o percurso, o aluno é orientado por conteúdo de livros de grandes autores da Revista dos Tribunais e, ao final de cada questão, recebe um relatório relacionado ao seu desempenho

Lúdico e inovador, o LIA possui um design amigável, com trilhas de resolução de problemas formuladas por renomada equipe de professores do Direito, podendo substituir até 100% da carga horária de uma disciplina, seja ela presencial ou a distância (EaD). Ele também pode ser utilizado pelo professor na sala de aula ou pelo aluno que deseja se preparar para as provas.  Além das trilhas de aprendizado, o aplicativo propõe aos alunos embates entre si, testando o domínio dos conhecimentos e conquistando pontos.

“A gamificação é uma inovação que deve ter grande impacto no ensino do Direito. O LIA captura a atenção do aluno, estimula sua percepção dos conteúdos, trazendo a teoria para a prática no formato e na linguagem que é mais facilmente absorvida, não somente para os jovens, mas estudantes de todas as idades e níveis de conhecimento. Por meio de competições e metas, os alunos são estimulados a aprender, simulando resoluções de casos práticos, aplicando dinamicamente os aprendizados”, explica Juliana Ono, diretora de Operações Editoriais da Thomson Reuters.

O LIA é ao mesmo tempo aula, prova e vista de provas, visto que o aluno recebe um retorno sobre o seu desempenho e os motivos pelos quais errou ao escolher suas trilhas no embate. Ao acessar a plataforma, o estudante simula a profissão jurídica e escolhe livremente os caminhos técnicos para resolver as questões. Todo caso é precedido por cinco salas de preparação, além da Sala de Justiça (onde o problema jurídico é resolvido pelo aluno) e da Sala Lumen, que concede bonificações.

“Com conteúdo da Thomson Reuters e a abordagem gamificada, o LIA cria um ambiente de estímulo e direcionamento do estudante para que ele se engaje de forma mais contínua e natural em seu aprendizado”, explica Fernando Herren Aguillar, criador intelectual da plataforma.

Durante todo o percurso, o aluno é orientado por conteúdo de livros de grandes autores da Revista dos Tribunais e, ao final de cada questão, recebe um relatório relacionado ao seu desempenho. Além disso, o LIA também fornece um relatório final que pode ser usado pelas instituições de ensino superior na hora de avaliar o estudante. A plataforma já está disponível para aplicação no currículo de universidades públicas e privadas.

Serviço
www.thomsonreuters.com.br

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