A edtech brasileira Beedoo, presente em 14 países dos continentes Americano e Europeu e com mais de 250 mil usuários em sua plataforma, lançou uma solução para tornar mais eficiente os processos de treinamento, comunicação e engajamento de equipes de frontline. Chamado de BeeAI, o sistema de Inteligência Artificial (IA) criado utiliza mais de 15 informações diferentes dos usuários para recomendar conteúdos de forma fluída e personalizada.
O CEO da Beedoo, Daniel Lima, explica que a empresa desenvolveu um algoritmo capaz de recomendar conteúdos personalizados para cada indivíduo, levando em consideração diversos parâmetros e fazendo com que a trilha de conhecimento criada seja mais precisa e adequada ao momento de cada usuário. O algoritmo analisa, por exemplo, os indicadores de desempenho que estão ruins do usuário, os temas mais buscados na base de conhecimento, os assuntos mais importantes do momento, as dúvidas mais recorrentes, os resultados dos testes nos cursos e até mesmo o humor do usuário.
Para criar o BeeAI, a companhia investiu mais de R$ 5 milhões em pesquisa e desenvolvimento, incluindo um Data Lake que fornece ao algoritmo as condições necessárias para ele transformar os dados do comportamento e desempenho dos colaboradores em informações relevantes. Somente depois de verificar os dados armazenados no Data Lake é o sistema passa a sugerir novos conteúdos ou agregar informações que auxiliem no aprendizado dos usuários. “Utilizamos várias metodologias de cálculo integradas para associação e classificação como Apriori, Distância Euclidiana para similaridade e detecção de outliers, entre outros. O algoritmo processa dezenas de terabytes em frações de segundos, todos os dias, dos mais de 250 mil usuários ativos no Data Lake.” destaca Felipe Barreiros, engenheiro de software integrante do time de dados do Beedoo.
De acordo com Barreiros, nenhum gestor teria condições de fazer isso de forma personalizada porque é uma quantidade muito grande de informações. Com a ajuda da IA, as informações fornecidas pela plataforma são muito precisas e a recomendação de conteúdos bem mais assertiva e automática, sem a necessidade de intervenção humana. Os administradores e criadores de conteúdo agora só precisam se preocupar em gerar informações relevantes e atrativas enquanto a plataforma faz toda a distribuição sozinha.
Além do algoritmo, o Beedoo inovou também na forma como os conteúdos recomendados serão disponibilizados para os usuários. O Beedoo utilizou as tendências mais modernas de recomendação de conteúdo tal como fazem grandes empresas como Instagram (Meta), Netflix, Spotfy e Youtube. Conforme o usuário vai navegando na plataforma dentro de sua jornada diária, o Bee.AI vai recomendando os conteúdos no momento mais apropriado, gerando mais relevância e engajamento. Essa metodologia está sendo chamada de “RFC”, ou Recomendação Fluída de Conteúdos.
“Não utilizamos robôs ou supervisores virtuais que enviam mensagens e acabam mais perturbando do que resolvendo os problemas. Não queremos ser mais um Clipes do Word (quem é dos anos 90 vai lembrar disso). Com casos reais de aumento de 63% na taxa de cliques para conteúdos recomendados, temos certeza que estamos no caminho certo”, comenta Alvaro Manzione, co-fundador e idealizador das metodologias utilizadas pelo Beedoo.
“Com esses investimentos elevamos a educação corporativa para outro patamar, viabilizando a capacitação das equipes de frontline de uma forma eficaz que nenhuma empresa o fez até o momento”, comentou Marco Serralheiro, investidor e sócio do Beedoo.
Serviço
www.beedoo.com.br
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo