book_icon

MediaTek dá mais poder aos chromebooks básicos com novos chipsets

Os primeiros equipamentos com os chipsets Kompanio 520 e Kompanio 528 estarão disponíveis no mercado no primeiro semestre de 2023.

MediaTek dá mais poder aos chromebooks básicos com novos chipsets

A MediaTek apresentou os novos chipsets Kompanio 520 e o Kompanio 528 para chromebooks, que oferecem desempenho de computação atualizado e maior duração da bateria para dispositivos de nível básico. Segundo a fabricante, os novos chipsets Kompanio oferecem uma experiência perfeita para que os consumidores possam navegar, jogar na Nuvem, transmitir e usar aplicativos do Google Play, enquanto aproveitam a vida útil da bateria durante todo o dia. Os primeiros chromebooks com os chipsets Kompanio 520 e Kompanio 528 estarão disponíveis no mercado no primeiro semestre de 2023..

“Eficiência de energia aprimorada, desempenho rápido e conectividade confiável estão no centro de uma ótima experiência do usuário, e é exatamente isso que os novos chipsets Kompanio da MediaTek oferecem”, disse Adam King , vice-presidente e gerente-geral da unidade de negócios de Computação de Clientes da MediaTek. “Como fornecedor nº 1 de chromebooks baseados em Arm, a MediaTek torna os mais recentes recursos de IA, conectividade, exibição e imagem acessíveis a todos os preços”, comentou.

Tanto o Kompanio 520 quanto o Kompanio 528 integram dois núcleos de CPU Arm Cortex-A76 premium em uma CPU octacore, bem como um mecanismo gráfico de núcleo duplo atualizado, para oferecer desempenho suave e responsivo. Os núcleos do Arm Cortex-A76 operam em até 2 GHz no Kompanio 520 e até 2,2 GHz no Kompanio 528, além de otimizar a vida útil da bateria para que os usuários possam levar mais tempo entre as cargas. A CPU octacore combinada com as opções de armazenamento e memória eficientes fornecem melhor desempenho de taxa de transferência de dados para que a multitarefa seja fácil e os usuários possam inicializar em segundos. Cada chipset integra uma unidade de processamento de IA de núcleo duplo (APU) para fornecer aprimoramentos acelerados de IA para aplicativos, juntamente com recursos de câmera de IA.

Com várias atualizações de processadores de imagem de última geração, os novos chipsets Kompanio permitem que os fabricantes de dispositivos construam chromebooks com câmeras de 32 MP para captura de imagens altamente detalhadas. Apoiados pelo mecanismo de imagem de hardware da MediaTek, esses chipsets funcionam nos bastidores para aprimorar automaticamente fotografias e vídeos, mesmo em condições de pouca luz. O mecanismo multimídia atualizado inclui decodificação VP9 e codificação H.265 para um desempenho duas vezes mais rápido e um DSP HiFi-5 dedicado para processamento de microfone de áudio de potência ultrabaixa. Os chipsets também suportam gravação de vídeo Full HD de 60 fps para videoconferência perfeita.

O Kompanio 520 e o Kompanio 528 suportam um monitor Full HD+ e permitem que os usuários adicionem um monitor externo Full HD, fornecendo mais de duas vezes a resolução dos chipsets da geração anterior. Os usuários podem aproveitar os monitores duplos para fazer mais no trabalho, conectar-se a uma TV inteligente para reproduzir filmes ou até mesmo usar um projetor em ambientes educacionais.

Outros recursos importantes dos chipsets Kompanio 520 e 528 incluem:

– Arm Mali G52 MC2 2EE.

– Memória LPDDR4x com uma frequência máxima de 3733MHz.

– Armazenamento eMMC 5.1 com uma fila de comandos de hardware Hi-Fi 5 DSP.

– Suporte de tela de 2560 x 1200 a 60Hz e suporte a tela de monitor externo de 1920 x 1080 a 60Hz.

– Codificação de vídeo de 1920 x 1080 a 60 fps.

Serviço
www.mediatek.com

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.