book_icon

Huawei apresenta linha de produtos e soluções para operadoras de telecomunicações

Tech4ALL é um plano de ação e iniciativa de longo prazo que a Huawei lançou para promover a inclusão digital

Huawei apresenta linha de produtos e soluções para operadoras de telecomunicações

Os esforços para reduzir o consumo de energia e viabilizar o desenvolvimento sustentável tornaram-se o foco da indústria de TIC, que inclui as tecnologias de telecomunicações e informação, e é geralmente chamado de setor digital.

Durante o Congresso LATAM ICT, a Huawei apresentou sua linha de produtos e soluções para operadoras de telecomunicações e seus clientes corporativos. Dentre eles, a Inteligência Artificial, que está se tornando um acelerador para a adoção de soluções inteligentes para diversas indústrias.

A Inteligência Artificial, que está se tornando um acelerador para a adoção de soluções inteligentes para diversas indústrias  

O provedor global de infraestrutura e dispositivos inteligentes lançou uma nova unidade de negócios em energia digital, consolidando seus negócios em produtos mais eficientes em termos de energia para transportadoras, além de soluções mais inteligentes para o setor de energia e também componentes – chave, como conversores para usinas solares. A empresa destacou em seu relatório Green Development 2030 que o desenvolvimento sustentável será um conceito fundamental para seus negócios daqui para a frente.

“As tendências são claras. Tudo está ficando mais inteligente e verde. Podemos dizer que o desenvolvimento sustentável está chegando nas próximas décadas”, afirmou Joaquin Saldana, vice-presidente de marketing de estratégia da Huawei América Latina e Caribe.

TOP 10 INVENÇÕES NA HUAWEI
A Huawei segue ampliando seu investimento em inovações tecnológicas. Até o final de 2021, a empresa contava com 107 mil funcionários de P&D, cerca de 54,8% de sua força de trabalho total. A maioria deles trabalha em projetos de engenharia para o setor digital, mas muitos também atuam em pesquisas mais fundamentais, como as ciências de materiais. Em 2021, os investimentos em P&D foram de RMB 142,7 bilhões, o que corresponde a 22,4% de sua receita total naquele ano. Na última década, o investimento acumulado em P&D ultrapassou a marca de 124,5 bilhões de dólares. Até o final de 2021, a Huawei detinha mais de 45.000 famílias de patentes (e mais de 110.000 patentes ativas) licenciadas em todo o mundo. Mais de 90% delas se referem a invenções.

A empresa informou ainda que adota um princípio colaborativo com outras instituições, incluindo universidades em todo o mundo, e mantém centros de pesquisa em lugares fora da China, incluindo a Europa e a América do Norte. Também realiza programas de atração dos melhores talentos de todo o mundo, oferecendo pacotes competitivos e oportunidades de trabalhar em conjunto com outras pessoas talentosas para enfrentar os desafios científicos e tecnológicos.

A Huawei declarou também que sempre aderiu ao princípio de pesquisa e inovação abertas. A empresa se preocupa com a proteção de seus próprios direitos de propriedade intelectual e está disposta a fornecer patentes e licenças tecnológicas ao redor do mundo para promover o desenvolvimento das cadeias globais da indústria e o progresso tecnológico da sociedade. A Huawei defende ainda o respeito pelos direitos de propriedade intelectual dos outros, respeita as regras e práticas internacionais e resolve as disputas de IPR por meio do licenciamento cruzado e da cooperação comercial de forma positiva e amigável.

Em junho, a empresa lançou sua última edição do Huawei Top 10 Inventions com perspectivas favoráveis em inovação e aplicações. Muitas dessas tecnologias visam melhorar a eficiência e o desempenho por meio de inovações patenteadas. Alguns exemplos são a nova rede neural aditiva, novas arquiteturas multiplicadoras e redes neurais Adder, com alta computação e eficiência energética, que rompem a estrutura de computação de IA existente e reduz o consumo de energia computacional e a área do circuito em mais de 70%. Com essa otimização de patentes, os eletrônicos de consumo serão significativamente mais eficientes.

USANDO TECNOLOGIA PARA CONSERVAR A NATUREZA
A Huawei e seus parceiros como a Rainforest Connection também demonstraram como usam as tecnologias digitais para ajudar a conservar a natureza globalmente, incluindo alguns projetos na América Latina e no Caribe. Na Costa Rica, um projeto foi lançado há vários anos para proteger a floresta tropical e os macacos-aranha. No Chile, uma iniciativa semelhante foi lançada no ano passado para ajudar a proteger a floresta tropical e a raposa de Darwin, animal ameaçado de extinção no País. Eles também estão trabalhando em um projeto em Yucatan, no sul do México, para ajudar a conservar a biodiversidade dos pântanos.

“A Rainforest Connection orgulhosamente firmou essa parceria com a Huawei Tech4All para desenvolver e usar tecnologias avançadas para monitorar e proteger regiões ameaçadas que abrangem dez países. Usando monitoramento acústico e Inteligência Artificial, somos capazes de alertar as populações locais sobre quando e onde as ameaças estão ocorrendo e mapear a presença das espécies para apoiar as ações de conservação. “, disse a diretora de Expansão Internacional da entidade, Chrissy Durkin

“Nesses projetos de responsabilidade social corporativa, adotamos uma abordagem de usar nossas tecnologias e aplicá-las a problemas e desafios reais para que possamos eventualmente produzir soluções inovadoras adequadas ao contexto local”, disse Marcelo Pino, vice-presidente de Assuntos Públicos da Huawei América Latina e Caribe.

A crescente população mundial exige mais energia do que nunca, com o consumo médio saltando entre 1% a 2% a cada ano. Estima-se que três quartos dos ecossistemas terrestres e dois terços dos ambientes marinhos foram significativamente alterados por ações humanas. Um milhão de espécies de animais e plantas estão ameaçadas de extinção.

A Huawei lançou o Tech4All, seu principal projeto de responsabilidade social corporativa nos últimos anos, muitas vezes em colaboração com organizações internacionais como IUCN e RFCx. Esses projetos normalmente usam IA para analisar dados de monitoramento de ambientes selvagens com câmeras infravermelhas e de monitoramento de sons para rastrear e monitorar espécies nativas ameaçadas e ajudar a encontrar soluções para seus problemas.

Tech4ALL é um plano de ação e iniciativa de longo prazo que a Huawei lançou para promover a inclusão digital. Seu objetivo principal é garantir que ninguém fique para trás no mundo digital. Com três áreas fundamentais de foco — tecnologia, aplicações e habilidades, a Huawei trabalha com clientes e parceiros para promover a inclusão digital e o desenvolvimento sustentável em quatro domínios — educação, meio ambiente, saúde e desenvolvimento. Juntos, estamos ajudando cada pessoa, casa e organização a se beneficiar da tecnologia digital.

Serviço
Huawei online

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.