book_icon

Central de Logística Reversa de Eletroeletrônicos em São Paulo é inaugurada em parceria com a ABREE

Evento marcou o início da parceria que facilitará a destinação final e ambientalmente correta dos produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos

Central de Logística Reversa de Eletroeletrônicos em São Paulo é inaugurada em parceria com a ABREE

A ABREE – Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município de São Paulo – SP Regula, inauguram a Central de Logística Reversa de São Paulo. A parceria tem como objetivo viabilizar o descarte ambientalmente correta dos produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos da região. Atualmente, o Estado de São Paulo contabiliza 988 pontos de recebimento, sendo 203 localizados na capital paulista, que acaba de ganhar mais um local. São pontos, em sua maioria, com parceiros da ABREE do setor de varejo.

Além de todos os benefícios ambientais gerados pelo descarte correto dos produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos como a redução da poluição e diminuição da emissão de gases e metais pesados que são danosos para saúde da população

“Além de todos os benefícios ambientais gerados pelo descarte correto dos produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos como a redução da poluição e diminuição da emissão de gases e metais pesados que são danosos para saúde da população. Vale destacar ainda que o processo de reciclagem possui o potencial de gerar dez mil empregos e injetar mais de R$ 700 milhões na economia brasileira, segundo o Governo Federal”, comenta Sergio de Carvalho Maurício, presidente da ABREE.

O evento de inauguração aconteceu na COOPERMITI e contou com a presença de autoridades como, André França (Secretário de Qualidade do Ministério do Meio Ambiente), Fernando Chucre (Secretário do Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente), Ricardo Ezequiel Torres (Diretor Presidente da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município de São Paulo – SP Regula), Luiz Pereira (presidente da COOPERMITI) e Sergio de Carvalho Mauricio (presidente da ABREE).

Com base no Decreto Federal 10.240/2020 são realizados os serviços de descarte correto dos produtos para que ambos estejam de acordo com a legislação vigente. A lei estabelece que a responsabilidade é dividida do ciclo de vida do produto, contendo a obrigatoriedade determinada para fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de eletroeletrônicos de uso doméstico e seus componentes. Com isso, a ABREE está presente em todo o Brasil. Desde 2021, são mais de 1,2 mil municípios que a entidade atua, totalizando quase 3,7 mil pontos de recebimento de eletroeletrônicos e eletrodomésticos instalados pelo País.

A ABREE, como entidade gestora do setor, possibilita que a população encontre os pontos de recebimento mais próximos, por meio do CEP, além de possuir uma lista completa de quais produtos podem ser descartados. São alguns exemplos: batedeira, ferro elétrico, fone de ouvido, liquidificador, máquina de costura, micro-ondas, purificador de água e televisão, entre outros. Para saber mais, acesse: https://abree.org.br/pontos-de-recebimento

ABREE

Central de Logística Reversa de Eletroeletrônicos

Decreto Federal 10.240/2020

São Paulo

Sergio de Carvalho Maurício

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.