book_icon

Dicas para migrar para a área de TI e ingressar no mercado de trabalho

É comum ouvirmos durante a nossa fase de vestibulando a famosa pergunta de qual carreira queremos seguir na vida. A verdade é que nem sempre precisamos dar uma resposta com prazo de validade infinito. Afinal, antes de qualquer coisa, somos todos seres humanos nos descobrindo ao longo da vida.

Mudar de área é um assunto que pode deixar muita gente em dúvida e com medo. E que bom que isso acontece, porque mostra que somos pessoas com ideias e pensamentos como quaisquer outras. Ainda assim, é compreensível a sensação de pensar se de fato estamos tomando a decisão correta.

A verdade é que a vida é feita de riscos – e está tudo bem se não acertamos sempre. Por isso, se você pensa em migrar para a área de TI (Tecnologia da Informação) e ingressar no mercado de trabalho, este texto é para você. Mas antes de dividir aqui as dicas para esse processo, lembre-se de que não há problema algum em querer mudar ou até mesmo reconhecer que algo não era para você. Mudanças fazem parte do processo de evolução e sempre teremos o que aprender. Então vamos às três instruções principais.

O primeiro passo é conhecer a nova área, buscando saber quais tipos de profissionais atuam ali e quais formações costumam ser necessárias. Com isso, você consegue ter uma ideia das atividades que mais te interessam e os conhecimentos que serão necessários para o seu desenvolvimento no novo desafio.

Logo após, é hora de colocar em prática o discurso de mudança. Ou seja, é hora de procurar por uma profissionalização. Nesta etapa, é preciso conferir se a melhor escolha para você, de acordo com seus objetivos de carreira, é iniciar uma graduação, um curso técnico ou até mesmo fazer cursos de extensão. Cada caso é um caso, mas o essencial é encontrar profissionais que possam ajudar neste processo.

A terceira, e última etapa, é entrar no mercado de trabalho. Na verdade, essa é a etapa final do processo de iniciação. Posso dizer que, uma vez que conquiste uma vaga na nova área, você dará início a sustentação da carreira, sempre se aprimorando, aprendendo e se desenvolvendo.

Ingressar em um novo desafio não é tarefa simples e exige paciência, principalmente para quem está começando. Durante o procedimento, atualize o currículo, se prepare para entrevistas, veja quais são os diferenciais buscados para a contratação de profissionais no setor, estude e faça contatos com pessoas que já estão na área. Muitas vezes uma oportunidade pode surgir por indicação. Aqui, vale reforçar que isso não é um critério classificatório. O que deve prevalecer é a competência e potencial do candidato à vaga.

Portanto, se você está procurando uma nova oportunidade em um segmento totalmente diferente da sua formação atual, não tenha receio e também não tenha pressa. Se você se preparar, conquistará seu espaço onde desejar.

Por Carolina Martins, especialista em Recursos Humanos e Top Voice & Creator do LinkedIn.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.