book_icon

Pesquisa da Protiviti mostra que Sarbanes-Oxley ainda é um desafio

Lei contra fraudes financeiras completa 20 anos em julho e as empresas estão enfrentando aumento nos custos e falta de mão de obra para ficarem em conformidade

Pesquisa da Protiviti mostra que Sarbanes-Oxley ainda é um desafio

A empresa de consultoria global Protiviti divulgou os resultados da 13ª pesquisa anual de conformidade Sarbanes-Oxley (SOx), uma lei dos EUA contra fraude financeira que em julho completará 20 anos. Com o título “Conformidade SOx em meio a custos crescentes, escassez de mão de obra e outros desafios pós-pandemia”, a pesquisa descobriu que as horas dedicadas à conformidade SOx aumentaram para 53% das empresas pesquisadas. Os resultados ilustram a necessidade de as empresas explorarem modelos alternativos de entrega e automação para conformidade SOx para impulsionar uma estratégia de execução mais eficaz e eficiente diante das contínuas pressões de custos, intensificando o escrutínio de auditores externos (devido à orientação do US PCAOB), escassez de mão de obra, modelos de trabalho remotos e híbridos e outros desafios.

Além de aumentar o investimento em automação de suporte, os entrevistados da pesquisa sinalizaram interesse crescente em alavancar modelos internos de serviços compartilhados e parcerias com terceiros

A pesquisa ainda revelou que, para empresas que estão além do segundo ano de conformidade SOx, os custos médios anuais aumentaram 18% de 2021 a 2022; e 30% das empresas pesquisadas além do segundo ano de conformidade gastaram mais de US$ 2 milhões em seu ano fiscal mais recente, contra 24% no ano anterior. Embora as empresas estejam aumentando o uso de automação e recursos externos, ainda há uma oportunidade significativa de moderar os aumentos de custos para conformidade com SOx.

“Hoje, os líderes de auditoria interna e finanças têm um menu de opções disponíveis para inovar e otimizar seus programas de conformidade SOx e diminuir os encargos internos, desde ferramentas de tecnologia que suportam automação, fornecem recursos de fluxo de trabalho e suportam gerenciamento de documentos, até modelos alternativos de entrega, como centros de excelência gerenciada internamente ou por um parceiro externo”, disse Andrew Struthers-Kennedy, diretor administrativo da Protiviti e líder global da Prática de Auditoria Interna e Consultoria Financeira da empresa. “A guerra em curso por talentos ressalta a urgência de os líderes de auditoria interna explorarem as vantagens de contratação e retenção que os modelos alternativos de prestação de serviços podem produzir em certas atividades repetitivas e rotineiras do programa SOx”, comentou.

Para demonstrar o potencial de economia da automação, para uma organização com 200 controles, uma redução de uma hora, por exemplo, nos testes de eficácia do controle operacional pode resultar em 200 horas-pessoa economizadas e gerar benefícios significativos em eficácia e cobertura.

Além de aumentar o investimento em automação de suporte, os entrevistados da pesquisa sinalizaram interesse crescente em alavancar modelos internos de serviços compartilhados e parcerias com terceiros que operam centros de excelência externos para testes de controles. Em média, 41% dos custos de conformidade SOx das organizações pesquisadas são para recursos terceirizados, onshore ou offshore, acima dos 37% em 2021. Outro dado é que 54% das empresas pesquisadas estão aproveitando as plataformas de gerenciamento de auditoria e GRC; 2 em cada 5 organizações estão usando plataformas de análise e visualização de dados; e 1 em cada 3 está usando ferramentas de análise de segregação de funções e monitoramento contínuo. No entanto, as empresas utilizam ferramentas de tecnologia em uma média de 25% de suas atividades gerais do programa de conformidade SOx, deixando espaço significativo para melhorias.

Serviço
www.protiviti.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.