book_icon

Soluti se torna membro do Cloud Signature Consortium

Parceria tem como objetivo o desenvolvimento de um novo padrão para assinaturas digitais baseadas na Nuvem, com alta segurança e confiabilidade

Soluti se torna membro do Cloud Signature Consortium

A Soluti, IDtech especializada em Identidade Digital e Assinaturas Eletrônicas, acaba de se tornar membro do Cloud Signature Consortium (CSC), um grupo global de organizações industriais, governamentais e acadêmicas comprometidas em impulsionar a padronização de assinaturas digitais altamente seguras e compatíveis na Nuvem.

A missão do Consórcio foi inicialmente definida pela necessidade de soluções de Assinatura Digital em Nuvem, que atendam ao Regulamento da União Europeia sobre Serviços de Identificação e Confiança (eIDAS), que estabelece requisitos rigorosos para assinaturas seguras, de forma a influenciar toda a indústria global.

Oferecer nossa plataforma também no padrão internacional CSC permitirá que sistemas de outros países utilizem a identidade digital brasileira para a assinatura de documentos, como contratos e acordos internacionais 

Com a filiação como associada, a Soluti visa contribuir para o desenvolvimento de um novo padrão para Assinaturas Digitais baseadas em Nuvem, que cumprirá os regulamentos de assinatura eletrônica mais exigentes do mundo. O objetivo do CSC é tornar simples para as empresas e governos o cumprimento com sucesso deste novo regulamento eIDAS, criando um mercado digital único, em toda a Europa e no mundo.

“Oferecer nossa plataforma também no padrão internacional CSC permitirá que sistemas de outros países utilizem a identidade digital brasileira para a assinatura de documentos, como contratos e acordos internacionais. Plataformas globais que já utilizam o padrão CSC, agora, podem ser utilizadas por quem tem uma identidade digital Soluti, o Bird ID, um Certificado Digital em Nuvem gerado e armazenado em Módulo de Segurança Criptográfico, também usado para fazer autenticação segura em aplicações diversas. Tudo isso sem que o titular tenha que instalar drivers ou carregar dispositivos adicionais, como tokens e smartcards. Essa também é uma oportunidade de participar da evolução desse padrão mundial, propondo melhorias para atender as necessidades dos brasileiros em transações internacionais”, afirma Reinaldo Borges, Chief Technology Innovation Officer (CTIO) da Soluti.

Bird ID – Certificado Digital em Nuvem
O Bird ID é uma solução em Nuvem para armazenamento do Certificado Digital do modelo A3. O Certificado Digital em Nuvem traz inúmeras facilidades aos usuários, como mobilidade, segurança e rastreabilidade, possibilitando o acesso ao Certificado e a assinatura de documentos digitalmente, por meio de múltiplos dispositivos móveis e computadores.

Armazenado em HSM (Módulo de Segurança Criptográfico) de altíssima segurança, o Bird ID elimina a preocupação com danos físicos, roubos e perdas. Os usuários ganham em agilidade e economia com a solução, já que a tecnologia facilita o cadastro e a autenticação em sites, reduz os investimentos e diminui os custos operacionais, pois todo o processo de validação é feito no ambiente eletrônico com validade jurídica.

Plataforma de assinaturas digital e eletrônica
A Soluti ainda disponibiliza ao mercado o Assine Online, uma plataforma de gestão de assinaturas no ambiente virtual que possibilita assinar documentos digitalmente (por meio do Certificado Digital) e eletronicamente (sem o uso da Certificação). A solução oferece também uma forma simples e intuitiva de se enviar um documento para qualquer pessoa, por meio de múltiplos dispositivos móveis para ser assinado digitalmente.

Com o Assine.Online, as empresas ganham em agilidade e economia, uma vez que reduz a burocracia dos processos operacionais, principalmente para os setores que lidam com um grande número de documentos.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.