A startup israelense Onebeat, uma retail tech que usa Inteligência Artificial e Big Data na gestão de estoques para o mercado varejista de médio e grande portes, pretende dobrar o seu tamanho no Brasil nos próximos 12 meses. Por isso mesmo deve ampliar o seu canal baseado em Sales Development Representatives (SDR). Segundo o líder da operação no Brasil, Igor Melo, a empresa começou a trabalhar nesse modelo e já conta com quatro SDRs no País. A intenção, agora, é dobrar esse número ainda esse ano. “Estamos buscando pessoas com excelente trânsito em redes varejistas, com prioridade nos setores farmacêutico e supermercadistas”, explicou. Outros segmentos são atendidos diretamente.
Melo conta que o papel principal do SDR é o de identificar e trazer os leads, enquanto a Onebeat Brasil faz todo o processo técnico e comercial, podendo o SDR fazer acompanhamento ou não. “Eles nos abrem as portas e nós os comissionamos”, detalha.
De acordo com Melo, uma gestão adequada do estoque tem impacto direto na gestão financeira do varejo e introduzir Inteligência Artificial e o uso de Big Data se traduz em resultados importantes.
A tecnologia Onebeat, explica o executivo, promete, de um lado, um melhor nível de estoques, até 60% menor do que estamos habituados, com até 98% de disponibilidade de produtos. Garante, ainda aumentar em até três vezes o retorno sobre o capital empregado em estoque de loja, além de um aumento de até 20% das vendas. “Na prática, mais de 60 mil lojas ao redor do mundo já são abastecidas, diariamente, com a orientação da solução, que gere o equivalente a cerca de R$ 60 bilhões em produtos ao redor do planeta”, explica ele.
O Brasil é um dos mercados da Onebeat que mais cresce no mundo. Possui 20 grandes redes locais como clientes. Entre elas, Aramis (moda masculina), Grand Cru (vinhos), Vivara (joias) e Lojas Lebes (varejista de eletrodomésticos, móveis e roupas). No mundo são mais de 200 clientes, entre os quais o Defense Logistics Agency (DLA) do governo dos Estados Unidos e o Tata Group, responsável por 4% do PIB da Índia.
Diferenciais
A tecnologia online da Onebeat, baseado em Inteligência Artificial e Big Data, analisa em tempo real as tendências de cada produto em cada loja, indicando a melhor distribuição dos itens. O modelo comercial mais aplicado é o de SAAS, (software as a service), ou seja, por assinatura.
A empresa oferece gratuitamente aos clientes a possibilidade de realizar uma POC (Proof of Concept/Prova de conceito). Nesse caso, o cliente pode realizar uma simulação com os seus dados reais para checar os resultados que a solução pode efetivamente trazer ao negócio. No processo, é possível conferir, com muita precisão, quais são os ganhos potenciais com o uso da tecnologia.
O sistema também é modular e expansível e pode ser implementado em um número reduzido de lojas. Esse formato facilita o controle e os ajustes para a adequação da tecnologia aos desafios do projeto. Permite, ainda, que o cliente ganhe confiança antes de um roll-out pleno.
“Ao fazermos a prova de conceito com dados reais, o cliente passa a saber o resultado efetivo que a tecnologia Onebeat trará ao seu negócio. Ele ainda pode optar por escalonar a implantação da ferramenta, conferir os ganhos reais e, aos poucos, ajustar as mudanças na operação”, pontua Melo.
Serviço
1beat.com/br
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