
O Projeto Fedora, uma colaboração de código aberto dirigida pela comunidade patrocinada pela Red Hat, anunciou a disponibilidade geral do Fedora Linux 36, a versão mais recente do sistema operacional Fedora totalmente de código aberto. O Fedora Linux 36 continua o impulso do Projeto Fedora de fornecer tecnologias de código aberto de ponta que permitem que membros e desenvolvedores da comunidade criem soluções personalizadas para seus usuários.
Os novos recursos e aprimoramentos no Fedora Linux 36 incluem:
– GNOME 42, a mais nova versão do ambiente de desktop GNOME, para Fedora 36 Workstation. Os aprimoramentos do GNOME 42 incluem uma ferramenta de captura de tela redesenhada e uma configuração global de interface de usuário de estilo escuro. Os aplicativos principais do GNOME foram transferidos para a versão mais recente do kit de ferramentas GTK, resultando em desempenho aprimorado, estética modernizada e novos recursos de interface do usuário.
– /var em subvolume separado para novas instalações agora está incorporado no Fedora Silverblue e Kinoite. Isso melhora o manuseio de instantâneos de dados dinâmicos, tornando-os mais fáceis de gerenciar independentemente dos instantâneos do sistema.
– LXQt 1.0.0, o ambiente de desktop LXQt upstream, que fornece um desktop leve para melhor desempenho em hardware mais antigo. O LXQt pode ser instalado junto com um ambiente de desktop existente ou diretamente com o LXQt Spin.
– Padrão para Wayland em sessões GDM ao usar o driver Nvidia. Isso permite que os usuários aproveitem a aceleração de hardware enquanto usam um compositor de desktop moderno
– Nomes de unidade na saída do systemd, permitindo clareza sobre quais serviços estão iniciando e parando.
– Um módulo Cockpit para provisionamento e administração contínua de compartilhamentos NFS e Samba. Isso permite que os administradores gerenciem compartilhamentos de arquivos de rede por meio da interface Web do Cockpit que eles usam para configurar outros atributos do servidor.
– Atualizações para linguagens de programação e bibliotecas , incluindo Golang 1.18, Ruby 3.1 e muito mais.
Os usuários interessados em atualizar para o Fedora Linux 36 devem garantir que seu sistema esteja totalmente atualizado antes de atualizar de uma versão anterior. “Às vezes, pequenas melhorias podem causar um grande impacto. Esta versão mais recente do Fedora Linux traz muitas melhorias ocultas para uma variedade de casos de uso. Isso nos ajuda a cumprir nossa missão: criamos uma plataforma inovadora para hardware, Nuvens e contêineres que permite que desenvolvedores de software e membros da comunidade criem soluções personalizadas para seus usuários”, disse Matthew Miller, líder do Projeto Fedora na Red Hat.
Serviço
getfedora.org/pt_BR

Leia nesta edição:

CAPA | TECNOLOGIA
Open Source turbina a Transformação Digital

TENDÊNCIAS
IoT está madura e traz boas oportunidades de negócios

FÁBRICA DE SOFTWARE
Desenvolvimento de Soluções ganha apoio da IA
Esta você só vai ler na versão digital

NEGÓCIO
Oportunidades e riscos da internacionalização
Baixe o nosso aplicativo