book_icon

Um novo mundo: como analisar o ROI de seus negócios em uma era de ações intangíveis

Foi-se o tempo em que a base para medir uma campanha de publicidade era o “achismo”. Mas por um longo período era dessa forma como as empresas faziam a análise dos resultados. Hoje, mesmo em um mundo com ações ilimitadas e caminhos diversos que a digitalização oferece, o ROI (Return on Investment ou Retorno Sobre Investimento) é um indicador bastante eficiente quando o assunto é calcular o retorno de uma aplicação feita pela marca. Que tal saber o quanto a empresa ganhou ou perdeu?

Ter conhecimento dessa informação é importantíssimo para o seu negócio ter uma avaliação das decisões que foram tomadas, porque isso permite planejar as novas metas levando em consideração os resultados anteriores. Outro ponto que vale a pena mencionar é que ter essas métricas facilita a avaliação de eventuais investidores que tenham interesse na sua empresa.

Só que nada adianta trabalhar com metas irreais. O objetivo tem que ser plausível. Empresas de marketing digital apontam alguns motivos que mostram por que é necessário às marcas fazerem esse cálculo. Pense que tendo a informação sobre o retorno é possível entender sobre os lucros do negócio. Como mencionado, isso chama a atenção de quem quer investir. As metas podem ser planejadas com base em dados. A empresa consegue saber de forma clara o tempo que esse retorno deve acontecer. E, além disso, dá para fazer esse cálculo em vários canais de marketing.

Claro que quando uma campanha é realizada o objetivo é gerar uma conversão. Mas é necessário entender que, para converter, o público tem que conhecer a empresa e também o produto. Nem sempre o retorno do investimento vem em dinheiro; pode ser por meio da construção da marca na memória dos consumidores, chamada de brand awareness.

Diferentes de outras estratégias dentro do marketing, quando se fala em brand awareness é difícil medir um resultado, pois o consumo por parte do cliente pode não ser imediato, mas isso não quer dizer que ele não vá consumir. Apesar de atualmente ter indicadores como o ROI, para acompanhar todo um planejamento, muitas ações ainda são intangíveis.

Claro que relatórios financeiros sobre as métricas das campanhas são importantes para dar diretrizes e apontar caminhos que devem ou não ser seguidos. Contudo é importante ter ciência que no mundo do marketing o tempo é um dos principais aliados para dizer se aquele plano de negócio foi ou não efetivo.

Por Ricardo Fiovaranti, CEO da FX Data Intelligence.

como analisar o ROI

FX Data Intelligence

Ricardo Fiovaranti

ROI

Últimas Notícias
Você também pode gostar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital
Edição do mês

Leia nesta edição:

Leia nessa edição sobre tecnologia

CAPA | TECNOLOGIA

5G impõe seu ritmo

Leia nessa edição sobre carreira

MERCADO

Brincadeira de gente grande

Leia nessa edição sobre setorial | saúde

GESTÃO

Backup: a última linha de defesa

Esta é para você leitor da Revista Digital:

Leia nessa edição sobre sustentabilidade

NEGÓCIOS

Terceirização de equipamentos

Maio 2022 | #57 - Acesse:

Infor Channel Digital

Baixe o nosso aplicativo

Google Play
Apple Store

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento