book_icon

Um novo mundo: como analisar o ROI de seus negócios em uma era de ações intangíveis

Foi-se o tempo em que a base para medir uma campanha de publicidade era o “achismo”. Mas por um longo período era dessa forma como as empresas faziam a análise dos resultados. Hoje, mesmo em um mundo com ações ilimitadas e caminhos diversos que a digitalização oferece, o ROI (Return on Investment ou Retorno Sobre Investimento) é um indicador bastante eficiente quando o assunto é calcular o retorno de uma aplicação feita pela marca. Que tal saber o quanto a empresa ganhou ou perdeu?

Ter conhecimento dessa informação é importantíssimo para o seu negócio ter uma avaliação das decisões que foram tomadas, porque isso permite planejar as novas metas levando em consideração os resultados anteriores. Outro ponto que vale a pena mencionar é que ter essas métricas facilita a avaliação de eventuais investidores que tenham interesse na sua empresa.

Só que nada adianta trabalhar com metas irreais. O objetivo tem que ser plausível. Empresas de marketing digital apontam alguns motivos que mostram por que é necessário às marcas fazerem esse cálculo. Pense que tendo a informação sobre o retorno é possível entender sobre os lucros do negócio. Como mencionado, isso chama a atenção de quem quer investir. As metas podem ser planejadas com base em dados. A empresa consegue saber de forma clara o tempo que esse retorno deve acontecer. E, além disso, dá para fazer esse cálculo em vários canais de marketing.

Claro que quando uma campanha é realizada o objetivo é gerar uma conversão. Mas é necessário entender que, para converter, o público tem que conhecer a empresa e também o produto. Nem sempre o retorno do investimento vem em dinheiro; pode ser por meio da construção da marca na memória dos consumidores, chamada de brand awareness.

Diferentes de outras estratégias dentro do marketing, quando se fala em brand awareness é difícil medir um resultado, pois o consumo por parte do cliente pode não ser imediato, mas isso não quer dizer que ele não vá consumir. Apesar de atualmente ter indicadores como o ROI, para acompanhar todo um planejamento, muitas ações ainda são intangíveis.

Claro que relatórios financeiros sobre as métricas das campanhas são importantes para dar diretrizes e apontar caminhos que devem ou não ser seguidos. Contudo é importante ter ciência que no mundo do marketing o tempo é um dos principais aliados para dizer se aquele plano de negócio foi ou não efetivo.

Por Ricardo Fiovaranti, CEO da FX Data Intelligence.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.