book_icon

A3Data chega ao Porto Digital e consolida expansão nacional

A presença em dois importantes ecossistemas de inovação – San Pedro Valley, em Belo Horizonte, e no Porto Digital ajudará a empresa a aumentar sua densidade de talentos 

A3Data chega ao Porto Digital e consolida expansão nacional

A A3Data, empresa mineira de Data Analytics e Inteligência Artificial, está expandindo suas fronteiras e acaba de “embarcar” no Porto Digital, no Recife, o maior parque de tecnologia e inovação do Brasil. O objetivo é criar um hub de negócios e desenvolvimento de novos produtos para a região Norte e Nordeste e consolidar sua atuação em escala nacional. Com essa chegada, serão abertas mais de 70 vagas de empregos qualificados.

Com presença dentro das principais marcas de quase todas as verticais de mercado, a A3 realiza projetos de alto impacto e transformação cultural e analítica através da estruturação de data lakes, implementação de self-service analytics e criação de modelos preditivos. Nesse impulso de expansão, a empresa investirá R$ 15 milhões no desenvolvimento de duas novas soluções baseadas em dados a partir de um novo modelo de negócios. A iniciativa faz parte do novo hub de produtos digitais criado no final de 2021.

Essa conexão entre negócios e pesquisa fomenta a inovação

“Essa jornada de mais de sete anos desenvolvendo projetos sob medida para organizações tão diferentes nos deu um repertório tão vasto que não poderia deixar de ser aproveitado. Desde o nosso planejamento do ano passado, optamos por desenvolver na A3Data um hub de produtos digitais, sonho que saiu do papel a partir do segundo semestre e que está a todo vapor em 2022”, afirma Rodrigo Pereira, CEO da A3Data.

A A3Data acredita que sua presença em dois importantes ecossistemas de inovação – San Pedro Valley, em Belo Horizonte, e no Porto Digital ajudará a aumentar sua densidade de talentos e acelerar suas conexões com as empresas mais relevantes do mercado nacional.

Outro fator que contribuiu para a chegada ao Recife foi a questão da presença dos centros de pesquisa no Estado. “A aproximação com a academia é algo que nasceu como um dos pilares da empresa já que mais da metade do corpo societário é formada por professores e ex-professores. Essa conexão entre negócios e pesquisa fomenta a inovação. Esta é mais uma similaridade com o Porto Digital e mais uma característica de sinergia para um embarque em Recife, visto que há centros de excelência – UFPE, em inteligência artificial na cidade”, explica Cláudio Lúcio, diretor e fundador da A3Data.

“O Porto Digital comemora muito a chegada da A3Data ao nosso parque tecnológico. É um orgulho para nós receber uma empresa de destaque e que vem crescendo de forma impressionante. Desejamos boas-vindas e estamos certos de que essa decisão, de a empresa vir para cá, será decisiva para acelerar ainda mais o seu crescimento”, explica Pierre Lucena, presidente do Porto Digital.

Clientes
Com o propósito de empoderar as pessoas e corporações por meio dos dados, a A3Data construiu relações muito próximas e duradouras com seus clientes, transferindo conhecimento e fortalecendo as bases para a criação de uma cultura data driven. Uma das empresas parceiras é o Grupo Pardini, de medicina diagnóstica. “Nossa longa parceria com a A3Data tem nos ajudado muito a criar projetos de Analytics que geram valor para o nosso negócio, ao mesmo tempo em que nos ajudam a melhorar a experiência dos nossos clientes”, diz João Alvarenga, diretor executivo de TI e digital do Grupo Pardini.

Com esses investimentos, nos últimos anos, a empresa quadruplicou seu faturamento em 2021 e tem previsão de terminar 2022 com aproximadamente 300 colaboradores.

A A3Data recebeu, em setembro passado, um aporte da Rede Mater Dei de Saúde, grupo hospitalar sediado em Belo Horizonte, de quase R$ 40 milhões. Atualmente, a empresa tem 28 clientes incluindo companhias como Stellantis, Hering, Localiza, Inter, Take Blip, Pif Paf, Hermes Pardini, Mater Dei, BMG, 123 Milhas, Pottencial Seguradora, ArcelorMittal, Cyrela, Afya, Grupo Zelo, Patrus Transportes e Bancorbrás.

A3Data

Grupo Pardini

hub de produtos digitais

João Alvarenga

Pierre Lucena

Porto Digital

Rodrigo Pereira

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital
Edição do mês

Leia nesta edição:

Leia nessa edição sobre tecnologia

CAPA | TECNOLOGIA

5G impõe seu ritmo

Leia nessa edição sobre carreira

MERCADO

Brincadeira de gente grande

Leia nessa edição sobre setorial | saúde

GESTÃO

Backup: a última linha de defesa

Esta é para você leitor da Revista Digital:

Leia nessa edição sobre sustentabilidade

NEGÓCIOS

Terceirização de equipamentos

Maio 2022 | #57 - Acesse:

Infor Channel Digital

Baixe o nosso aplicativo

Google Play
Apple Store

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento