book_icon

Proteção de dados: quais são as prioridades?

Os tempos mudam… e as prioridades mudam. Nos últimos 25 anos, a maioria dos profissionais de TI se concentrou em como acelerar os backups para caber em um período em que o processo de cópia dos dados não impacte a produtividade dos usuários. Aceleradores, tecnologias para VMs e até deduplicação e compactação foram empregados para ajudar a encaixar o maior número possível de tarefas de backup em um determinado tempo. A recuperação era pensada para a sobrevivência dos negócios, enquanto o volume de dados e velocidade não eram priorizados.

No passado, quando acontecia um desastre (natural, acidental, falha de hardware provavelmente significava recuperar arquivos, pastas, caixas de e-mail ou alguns sistemas, e o processo poderia levar algumas horas, dias ou até semanas com armazenamento baseado em discos.

Avançando rapidamente na história, hoje vemos um conjunto diferente de prioridades e expectativas. O backup é integrado aos sistemas operacionais, aplicações e storage. E por causa disso, hoje é mais fácil criar um backup. No entanto, muitas outras coisas também mudaram. Nossos conjuntos de dados cresceram, somos mais dependentes dos dados para operar, exigimos que nossas recuperações sejam mais rápidas, precisamos recuperar um número maior de sistemas e informações e a pandemia de ransomware trouxe a necessidade de recuperar um data center inteiro em vez de apenas alguns arquivos ou VMs.

A recuperação é mais importante agora do que nunca. No ambiente de TI hoje, quando ocorre um desastre, recuperar-se o mais rápido possível é o que importa. Todo segundo conta. O tempo de inatividade dos negócios afeta o faturamento, a reputação da marca e com isso gerar outras instabilidades.

É preciso reexaminar as prioridades, práticas e infraestruturas para entender se as prioridades, políticas e tecnologias de backup e recuperação podem atender às demandas da cultura empresarial moderna.

Como era nos bastidores?
Uma solução ou sistema de proteção de dados consiste em duas partes distintas: algo que cria uma cópia e um armazenamento que mantém a cópia de backup até que ela seja necessária para recuperação. As cópias de backup podem ser criadas por software de terceiros, um recurso em uma aplicação, um snapshot do sistema operacional ou storage ou uma variedade de outros meios.

Durante anos, essas cópias foram armazenadas em fitas magnéticas ou discos giratórios. A popularidade da fita como mídia de backup acabou diminuindo e as soluções baseadas em disco se tornaram populares. Neste ambiente, a maioria das cópias de backup de sistemas e dados foi armazenada em mídia de disco giratório. Embora o storage baseado em disco possa ser econômico, ele carrega seus próprios riscos e compensações, como falhas mecânicas, lentidão de leitura/gravação e mais consumo de energia.

Embora o disco ainda seja a mídia de armazenamento mais popular para backup e recuperação, novas soluções de storage baseadas na tecnologia flash surgiram no mercado. Elas fornecem novas considerações de confiabilidade, escalabilidade e desempenho, reduzindo o consumo de energia e os requisitos de resfriamento e reduzindo o lixo eletrônico.

Como o flash transformou a recuperação de dados
O armazenamento em flash oferece vários benefícios em relação ao disco para proteção de dados, e outros recursos relacionados podem salvar os negócios e a reputação de uma empresa, como:

Velocidade de até 270 TB por hora
Com o armazenamento em disco é possível cumprir os SLAs de recuperação? A economia potencial vale o custo de uma recuperação mais lenta?

Escolha da aplicação
Evita a sensação de estar preso a um determinado fornecedor. É fundamental a liberdade de escolha de outras aplicações para compor o conjunto completo de proteção de dados.

Multiuso
Invista em infraestrutura de proteção de dados capaz de lidar com facilidade com esse tipo de cargas de trabalho e ainda ir além. Dessa forma, é possível aproveitar o alto desempenho e o máximo do próprio investimento, minimizando o TCO e maximizando o ROI.

Consumo de energia mais sustentável do que as matrizes de disco giratórias, o armazenamento em flash oferece um espaço menor, economiza energia, requer menos resfriamento e gera menos desperdício.

Snapshots imutáveis. Ajuda a mitigar os danos causados por ataques de ransomware por meio do cópias criadas independentemente do controle ou privilégio do administrador. Esses snapshots não podem ser alterados ou destruídos, mesmo que as credenciais do administrador estejam comprometidas.

A reflexão para a transformação
Os ciberataques estão em ascensão. Certifique-se de estar preparado com a implementação de estratégia e sistema modernos de proteção de dados. E, por fim, é essencial revisar a infraestrutura, as políticas e práticas.

Aproveite o tema para questionar se você se concentra mais no backup ou na recuperação; se tem certeza de que seus backups dados e sistemas podem ser recuperados cumprindo SLAs estritos; e se os sistemas com os quais trabalha atualmente poderiam se recuperar rapidamente para atender às necessidades de continuidade dos seus negócios. A partir dessa reflexão está um bom caminho inicial rumo a uma abordagem moderna de proteção de dados.

Por Paulo de Godoy, country manager da Pure Storage

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.