A Pinpoint, empresa brasileira especialista em monitoração e gestão de redes, lançou uma solução exclusiva de monitoração inteligente de ambientes com grandes fluxos de dados. Batizada de TheEye, a plataforma utiliza um algoritmo proprietário da Pinpoint, único no mercado, que possui uma camada preditiva que, com base no cruzamento de dados e histórico de acontecimentos, fornece dados e informações precisas para tomada de decisão dos gestores.
A monitoração real time de negócios visa levantar informações sobre o andamento da operação como, por exemplo, o número de pedidos gerados em datas e horários específicos, se estão ocorrendo normalmente e nos intervalos esperados. Isso serve como um indicador da saúde da organização, permitindo aos gestores e equipes reagir a imprevistos antes que prejuízos maiores sejam causados.
“Todo negócio tem, em seus diversos fluxos, comportamentos que podem ser descritos através de gráficos de curvas ou histogramas de volumes e sua taxa de ocorrência. Utilizando inteligência baseada em estatística avançada e Machine Learning, o TheEye cria uma linha-base de comportamento. Isso permite detectar em tempo real não somente que há um problema, mas também de onde se origina”, explica Saulo Meneghini, CEO da Pinpoint.
Versatilidade
A plataforma é dinâmica, autossuficiente e dispensa a necessidade de ser alimentada com informações, além de poder ser utilizada por qualquer área de negócio que tenha um fluxo de dados contínuo como financeiro, logística, comercial, além é claro de TI.
“Um dos principais desafios para os gestores é o de conseguir uma visão 360º, o que na hora de reagir a qualquer inconsistência, frequentemente, acontece com bastante atraso e gerando uma série de perdas que vão muito além das financeiras. O TheEye vem para suprir um gap de mercado como uma plataforma inovadora, versátil e ágil na detecção e comunicação de incidentes e problemas. Diferente de tudo que o mercado entrega hoje, pode ser uma ferramenta indispensável para empresas de diferentes segmentos de negócio monitorarem suas operações”, comenta Meneghini.
Atuando no modelo de Plataform as a Service (PaaS), o TheEye é de fácil implementação e pode ser aplicado para monitorar diversos tipos de operações como podemos citar nos exemplos abaixo:
Varejo (loja física ou e-commerce): o TheEye pode monitorar, por exemplo, a quantidade de usuários ou volume de vendas, e enviar um alerta em casos de lentidão nos meios de pagamento, sistema ou preços errados.
Mercado financeiro: é possível monitorar a quantidade de transações financeiras, emitindo alertas sobre lentidão nos fluxos de processos, instabilidade e problemas de rede de parceiros, entre outras anomalias.
Central de relacionamento com o cliente: a plataforma acompanha os fluxos de atendimentos – quantidade de chamadas, tempo de espera e atendimento – identificando problemas como clientes não conseguindo falar com a central, queda do WhatsApp ou demandas acima do normal.
Área da saúde: monitora, por exemplo, a quantidade de pessoas versus o tempo médio de cada atendimento. Dessa forma, pode identificar falhas ou instabilidades em uma operadora de saúde, demora na liberação de exames, superlotação em uma área específica, entre outros problemas que impactem a operação.
Dashboard inspirado nos games
O TheEye permite criar dashboards otimizáveis de forma intuitiva e clara, unindo a visão de dados de diferentes áreas em uma única tela facilitando a visualização de quem quer que precise. “O dashboard foi idealizado para ser simples e objetivo. Ele possui um layout em grade, com linhas e colunas, que retrata todos os elementos que estão sendo monitorados. Um sistema com cores básicas – verde, amarelo e vermelho – sinaliza o que está normal, precisando de alguma atenção ou onde ocorreu algum problema que precisa de solução imediatamente. O TheEye utiliza uma tecnologia de ponta inspirada nos games, que atualiza via push todos os navegadores ao mesmo tempo”, explica Artur Araujo, CPO da Pinpoint.
Os eventos do ambiente aparecem em uma central de notificações chamada de News Ticker. Os KPIs aparecem destacados em widgets laterais, permitindo ao gestor acompanhar precisamente o desempenho de cada área. Outros dashboards disponíveis podem ser acessados no menu superior, permitindo que a plataforma converse com outras aplicações e colete informações de diferentes fontes de dados.
“Pensamos o TheEye para ser uma plataforma que une todas as áreas da organização em uma única visão do negócio, dispensando a contratação de múltiplas plataformas e softwares de monitoração”, comenta Araujo.
Serviço
www.pinpoint.com.br
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo