A Zeev, que desenvolve e fornece softwares com tecnologia low code, permite que outras empresas possam desenvolver seus próprios software e aplicativos. Como referência no mercado de tecnologia, a marca organiza a série de webinars “Low-code: o Futuro Chegou!”.
Em sua última edição, foi a vez da Fundação Petrobras de Seguridade Social (Petros) contar mais sobre como a implementação do Zeev e sua tecnologia low-code auxiliou na desburocratização e na digitalização dos processos da instituição, que se iniciaram na parte de contratos e hoje já se expandem para outras áreas, como o Jurídico.
Os porta-vozes da Fundação, Leandro Negreiros, gerente de contratação e Philipe Caiafa, analista de contratos Sênior, mesmo sem formação técnica em TI e sem experiência em programação e desenvolvimento de sistemas, obtiveram sucesso e reduziram de 90 para menos de 30 dias o processo de contratação de serviços, além de criarem um banco de dados de fornecedores e analisarem mais de 300 contratos a partir da ferramenta da Zeev.
“Tínhamos um grande desafio. Fomos jogados para o digital de um dia para outro com a pandemia, e todos os nossos processos eram em papel, burocráticos e centralizados naquele funcionário que exercia a função. Quando eu cheguei na área, o nível de reclamação era enorme pois os prazos eram péssimos e nossa produtividade era muito baixa. Partindo deste ponto, levantamos a necessidade de revisão de todos os processos e de como a tecnologia poderia nos auxiliar”, contou Leandro Negreiros, gerente de contratação da Fundação Petros
O sistema anterior que era utilizado pela Petros demandava que para qualquer alteração deveria ser aberta uma requisição formal para a equipe de TI, que muitas vezes já estava sobrecarregada com outras demandas. “Nossa equipe de TI foi fundamental para a implantação da Zeev. Fizemos todo o processo de escolha de mercado junto com eles, para ter a melhor ferramenta que fosse de fácil edição e que fosse acessada de qualquer dispositivo. Hoje, os processos podem ser modificados de forma independente e deixamos de consumir tempo da TI interna”, explica Philipe Caiafa, analista de contratos Sênior.
Com a implementação do low-code, todos os fluxos foram revistos e os dados anteriores foram imputados no sistema e organizados para dar segurança e fluidez a estes procedimentos. Ainda segundo Philipe Caiafa: “Tínhamos um procedimento manual de contratação de fornecedores. Hoje, o próprio prestador de serviços se cadastra no Zeev, envia as documentações necessárias e por meio de filtros conseguimos puxar o histórico, as avaliações e saber para qual setor foi desenvolvido o processo. E, sem sair do sistema, podemos convidar os fornecedores. Ao final de cada serviço, a própria ferramenta gera um relatório automático com as informações e uma pesquisa de satisfação NPS”.
A Zeev ainda permite que outros aplicativos sejam conectados, como assinatura eletrônica, Power BI, Drive entre outros, dando mais automações e permitindo que os profissionais dediquem-se a atividades analíticas que agregam valor ao invés de ficarem presos em demandas burocráticas.
“Vislumbramos continuar a trajetória de sair de uma abordagem reativa para uma abordagem proativa, a partir do conjunto de dados, para antecipar demandas e auxiliar cada vez mais os clientes. Se temos tudo dentro do sistema, queremos caminhar para uma plataforma de auto serviço liberando tempo da equipe e aumentando a satisfação dos clientes. Hoje 30% do orçamento da empresa passam pelas nossas mãos, em termos de prestação de serviços ou compras”, comenta Leandro Negreiros, gerente de contratação da Fundação Petros.
Para David Freitas Neto, sócio e Enterprise Sales Executive da Zeev, a pandemia acelerou em 7 anos a transformação digital e, por isso, as empresas precisaram revisitar seus processos. “Nosso compromisso é conseguir empoderar os clientes, pessoas e empresas a caminhar e criar sua própria trilha de processos. Munindo-os com ferramentas simples e práticas que sejam 100% customizadas e amigáveis!”, finaliza o porta-voz da Zeev.
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo