A Fico, fornecedora de software de análise preditiva e gerenciamento de decisão, e a FIS, empresa de tecnologia para o mercado financeiro e de pagamentos, anunciaram uma parceria estratégica para oferecer ao mercado brasileiro as soluções Fico Falcon Fraud Manager e Fico Customer Communication Services para prevenção de fraudes nos serviços bancários, transações com cartões e pagamentos. A aliança é fruto da expansão do relacionamento global entre as duas companhias, que já atuam juntas há décadas em outros mercados.
A tecnologia de prevenção a fraudes da Fico é uma solução em tempo real, que combina análise preditiva e Inteligência Artificial (IA) para oferecer gerenciamento de prevenção abrangente de fraudes, segurança e conformidade, com foco no ciclo de vida do cliente. Considerada best-in-class, a solução já é utilizada por mais de 9,6 mil organizações ao redor do mundo, protegendo mais de 2,6 bilhões de contas e ajudando-as a reduzir os riscos de fraudes em mais de US$ 7 bilhões por ano.
A FIS, presente em 146 países e com mais de 50 anos de mercado, processa hoje mais de 80 milhões de cartões e autoriza 1,5 bilhão de transações no Brasil, sendo US$ 10 trilhões em transações em todo o mundo. A empresa unirá o Fico Falcon à sua solução de cartão emissor para proporcionar aos clientes uma camada de segurança ainda mais robusta. Essa evolução, impulsionada pela Transformação Digital acelerada pela pandemia, é necessária em virtude do significativo crescimento do e-commerce e das constantes mudanças no comportamento dos fraudadores. Uma novidade no mercado brasileiro oferecida conjuntamente é o Falcon Fraud Predictor, um conjunto de algoritmos de Machine Learning (ML) para analisar o risco de estabelecimentos comerciais em tempo real, utilizando dados comportamentais do estabelecimento e ramo comercial atualizados constantemente.
Para Fabricio Ikeda, diretor global de Fraude e Compliance da área de parcerias da Fico, a união entre as duas gigantes marca um novo momento para o mercado de segurança. “Estamos focados no mercado emissor do cartão, mas com tecnologias que atendem as demandas do Pix e dos novos meios de pagamentos de carteiras digitais ou Blockchain. Essa parceria entre Fico e FIS acontece justamente para nos anteciparmos ao futuro e, claro, estarmos ainda mais preparados para este novo momento, com o Open Banking nos próximos meses, expandindo ainda mais as ofertas de novos meios de pagamento. Vamos oferecer serviços inovadores para o mercado financeiro brasileiro, composto por bancos tradicionais e por empresas varejistas, que também emitem cartões e oferecem contas digitais”, comenta.
“Esta parceria trará ainda mais eficiência operacional e assertividade na análise de fraudes dos nossos clientes, com diminuição de falsos positivos e melhora no serviço de atendimento, potencializando a expertise da FIS em ML. Com a união das tecnologias da FIS e da Fico, a automação no tratamento de dados proporcionará uma experiência melhor aos clientes, mais rápida, mais eficiente e com maior qualidade”, destaca Marcelo Góes, gerente de Soluções para a FIS América Latina.
A partir de agora, os clientes se beneficiarão de uma nova comunicação digital com jornadas de contato em tempo real personalizadas e interativas. Dessa forma é possível, por exemplo, receber no aplicativo ou no SMS os alertas transacionais para confirmação, automatizando todo o ciclo de operação dos casos. O benefício será percebido tanto pelo cliente direto – que é o banco ou uma instituição financeira -, como pelos usuários, ou seja, os portadores de cartões, que passarão a fazer parte ativa do processo de investigação de alertas. Esse trabalho permitirá detectar e conter eventos fraudulentos, reduzir as perdas com fraudes, reduzir os falso-positivos, elevando as taxas de aprovação de transações legítimas, além de trazer uma melhora significativa da experiência dos clientes e taxas de NPS (Net Promoter Score).
Serviço
www.fisglobal.com
www.fico.com
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo