Imagine conseguir contar o estoque de um centro de distribuição com uma simples passagem da empilhadeira pelo corredor. Pois esta solução já está disponível no Brasil, desenvolvida com exclusividade pela empresa de tecnologia i3C. O desafio partiu do problema registrado em muitas indústrias: a mão de obra que dá, literalmente, para manter o inventário atualizado, ainda mais em locais de armazenagem de difícil acesso, como volumes empilhados a mais de 12 metros do chão.
“Nossa engenheira de produção voltava das fábricas com essa inquietação, então, em uma das conversas decidimos criar a solução, pois este é nosso lema, quando a solução não está disponível no mercado, nós desenvolvemos”, explica o CTO da i3C, Maikon Ulrich, responsável pelo projeto.
O Smart Pallet, como foi batizado, é composto por uma base semelhante à de um pallet, com encaixe para empilhadeiras. As laterais formam uma espécie de caixa, com quatro antenas instaladas em duas faces, abertas para as laterais. Essa estrutura atua como coletor de Dados, fazendo a leitura das etiquetas inteligentes RFID, instaladas nas mercadorias.
Além do dispositivo, um software próprio, em versão beta, também foi desenvolvido. O foco da inovação é facilitar a contagem de estoque, ou seja, melhorar inventários compulsórios, sem detalhar a localização de cada item.
Os testes demonstraram que um único trajeto, de ida e volta, é suficiente para coletar os Dados, transmitidos em tempo real para o dashboard do computador.
“A grande vantagem do Smart Pallet é a agilidade. Sem ele, um operador precisa ficar subindo e descendo a diferentes alturas com o coletor de dados à mão para ler as etiquetas RFID das mercadorias. Comparado a estoques que nem tem RFID, a agilidade é ainda maior, pois com código de barras, uma pessoa tem que passar o leitor de caixa por caixa”, enfatiza Evandro Eckile, CEO da i3C.
“Com esta inovação, estamos conferindo um novo papel às empilhadeiras. Se até agora facilitaram o transporte, com aporte tecnológico podem evoluir para coletores de dados também. Agora calcule a velocidade de uma empilhadeira em relação à velocidade de uma pessoa caminhando e note o ganho”, conclui o CEO.
Inicialmente a entrega é de um protótipo que já foi aprovado em diversos testes, mas aberto a próximas etapas com o lançamento ao mercado.
Foto: Smart pallet: software em versão beta acompanha o protótipo / Divulgação
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo